Bitcoin Forum
April 16, 2024, 11:39:45 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 26.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Ajuda no TCC  (Read 1935 times)
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 11, 2017, 06:18:24 PM
 #1

Fala pessoal, beleza? E os lucros?

Bom, estou fazendo um TCC sobre nossa querida moeda. O tema é "A UTILIZAÇÃO DE BITCOINS COMO PRESERVAÇÃO DO PODER DE COMPRA"  e fatalmente alguns assuntos técnicos necessitam de ser abordados. Como eu não sou da área de TI especificamente, fica um pouco difícil para mim explicar como funciona essa questão do envio de bitcoins de uma carteira para a outra, enviando para a chave pública e assinando com a chave privada (isso se eu entendi).
Algum camarada com boa vontade, poderia dar uma lida no trecho a seguir, verificar se possui algum erro e me ajudar a elaborar uma forma simples para explicar a transferência dos bitcoins? Lembrando que sou da área de Administração, então não daria pra usar muitos termos técnicos.

Segue o trecho:

"Podemos exemplificar o gasto duplo da seguinte maneira: arquivos digitais  como, por exemplo, músicas em mp3, arquivos de texto, imagens, vídeos, dentre outros, podem ser transmitidos de uma pessoa para a outra através da internet. Quando enviamos um arquivo digital para alguém, enviamos uma cópia fidedigna do mesmo, porém o arquivo original permanece conosco, permitindo que seja enviado novamente para outra pessoa sem qualquer prejuízo. Agora, supondo que o dinheiro digital seja apenas um arquivo de computador, até o momento anterior à criação da tecnologia Bitcoin, só existia uma forma de impedir que o mesmo arquivo fosse “gasto” duas vezes se houvesse uma terceira entidade de confiança com registros históricos de todas as transações feitas, bem como fazem as Instituições Financeiras que conhecemos.
O Bitcoin conseguiu solucionar o problema do gasto duplo de uma maneira jamais pensada; todas as transações feitas são registradas numa espécie de livro razão público, chamado de Blockchain, que armazena permanentemente, com informações datadas e precisas, o registro de todas as transações da rede e a Blockchain é à prova de violação, garantindo que aquela moeda foi transmitida de uma pessoa para a outra. Os usuários que validam as transações e fazem com que novos bitcoins sejam criados na rede são chamados de “mineradores”, que utilizam poder computacional para resolver os cálculos matemáticos necessários, que são transmitidos na rede através de blocos, e validam as novas transações. Quando esses mineradores mineram os blocos, eles ganham recompensas em bitcoins para estimular o trabalho realizado, e o novo bloco minerado começa então a fazer parte da rede, ligando-se aos demais blocos, formando a Blockchain, ou “cadeia de blocos”. Todos os mineradores possuem uma cópia fiel da Blockchain, de modo que, caso um minerador decida não mais fazer parte da rede, nenhuma informação irá se perder."

Desde já lhes agradeço.
1713310785
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713310785

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713310785
Reply with quote  #2

1713310785
Report to moderator
1713310785
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713310785

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713310785
Reply with quote  #2

1713310785
Report to moderator
1713310785
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713310785

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713310785
Reply with quote  #2

1713310785
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1713310785
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713310785

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713310785
Reply with quote  #2

1713310785
Report to moderator
1713310785
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713310785

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713310785
Reply with quote  #2

1713310785
Report to moderator
1713310785
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1713310785

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1713310785
Reply with quote  #2

1713310785
Report to moderator
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 2157


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 11, 2017, 07:01:44 PM
 #2

Falando em gasto duplo: 191240 Gastos Duplos | Gastos duplos detectados nas últimas 500,000 transações (Cache de 10 Minutos)
https://blockchain.info/pt/double-spends


Pelo meu conhecimento: Basicamente, só entra na ledger caso os mineradores confirmem que exista saldo na carteira, para isso é preciso rastrear nos blocos passados e no atual se o montante a ser enviado realmente (ainda) existe. Como vender 1 carro para duas pessoas, o minerador vai caguetar se o carro já foi vendido  Cheesy

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 11, 2017, 07:26:15 PM
 #3

A questão do gasto duplo eu acho que deu pra explicar. Minha dificuldade está em explicar como funcionam os endereços bitcoin, questão de chave pública e chave privada. Nem eu sei direito, imagina explicar para os outros!? kkkkkkkk
Eu até entendo mais ou menos como funciona, mas está difícil explicar de uma forma não muito técnica. Eu encontrei uma explicação bacana, mas carece de fontes.

"Imagine uma turma de crianças nos primeiros anos de escola que sabem multiplicação, mas ainda não aprenderam divisão. No início do ano, o professor proclama 'Meu número especial é 3'. Numa manhã, a mensagem 'Sempre foi assim e sempre irá ser' - assinado 'Professor - 11' aparece no quadro negro. Como os alunos sabem que esta mensagem veio do professor e não de um fraudador que gosta de recitar frases de filmes? Eles multiplicam o "número especial" do professor - 3 - pelo "número da assinatura" - 11 - e se eles obtiverem o número de caracteres contidos na mensagem (33 caracteres), eles julgam a assinatura válida, e estão confiantes de que a mensagem realmente foi escrita pelo professor. Sem a mágica da divisão, os alunos não conseguem produzir uma assinatura válida para qualquer mensagem arbitrária, e porque a assinatura é baseada no tamanho da mensagem, os estudantes não podem mudar a mensagem sem invalidar a assinatura."


O problema é que TCC é pela regra da ABNT, e como a citação original é em ingles e foi alterada ao traduzir, não sei bem como fazer.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 2157


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 11, 2017, 08:36:43 PM
 #4

A chave pública é como um número de conta bancária e a chave privada são seus dados/documentos/senhas pessoais, ou seja, qualquer pessoa pode enviar $$ para a sua conta. Já a sua chave privada só você tem os dados/documentos/senhas para gastar seu dinheiro.

Se roubarem sua private, você se fode, o mesmo se lhe roubarem dados/documentos/senhas.

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 11, 2017, 08:52:31 PM
 #5

Eu adicionei esse pequeno parágrafo relativo à criptografia do Bitcoin. Falei beeeem resumidamente pois o enfoque do trabalho não é esse. Escrevi de uma forma que qualquer um entenderia. Vê se ficou bom.

"O sistema Bitcoin é baseado em prova criptográfica assimétrica, por isso, a moeda bitcoin também é chamada de “criptomoeda”. Ao enviar bitcoins para uma chave pública (espécie de “número da conta”), apenas o detentor da chave privada (espécie de “senha”) relacionada a esta chave pública poderá receber o saldo."


Precisa acrescentar algo?
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 2157


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 11, 2017, 09:06:40 PM
 #6

Eu adicionei esse pequeno parágrafo relativo à criptografia do Bitcoin. Falei beeeem resumidamente pois o enfoque do trabalho não é esse. Escrevi de uma forma que qualquer um entenderia. Vê se ficou bom.

"O sistema Bitcoin é baseado em prova criptográfica assimétrica, por isso, a moeda bitcoin também é chamada de “criptomoeda”. Ao enviar bitcoins para uma chave pública (espécie de “número da conta”), apenas o detentor da chave privada (espécie de “senha”) relacionada a esta chave pública poderá receber o saldo."


Precisa acrescentar algo?

Pra um leigo ler ta ótimo. É um assunto que da pra escrever mil paragrafos, ai ficaria uma wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Criptografia_de_chave_p%C3%BAblica Cheesy

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
dive
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 194
Merit: 179


View Profile
May 11, 2017, 10:53:33 PM
 #7

Alguns comentários tentando esclarecer conceitos importantes.

"O sistema Bitcoin

Faça uma revisão depois no seu TCC para ver se quando menciona "Bitcoin" a qual conceito você se refere.
Existem:
- Sistema Bitcoin: é o conceito do "sistema peer-to-peer de dinheiro eletrônico" e abrange muitas partes e tecnologias envolvidas.
- Protocolo Bitcoin:  é o conjunto de regras que determinam o que é considerado válido no Sistema Bitcoin (o consenso) e os processos de mineração e validação de assinaturas aceitos.
- Unidade (ou moeda) Bitcoin: é uma descrição de unidade de medida correspondente a 100.000.000 satoshis (satoshi é a unidade "contábil" do Sistema Bitcoin aceita pelo Protocolo Bitcoin).
- Rede Bitcoin: conjunto de participantes do Sistema Bitcoin que segue o Protocolo Bitcoin e, de forma independente e consensuada, realiza o controle do registro de propriedade ou melhor, de controle, das unidades de Satoshi (Bitcoin).
- Ledger (Blockchain) do Bitcoin: registro de permissões de alteração do registro de unidades de Satoshi atribuídos a um "endereço"

Ao enviar bitcoins para uma chave pública (espécie de “número da conta”), apenas o detentor da chave privada (espécie de “senha”) relacionada a esta chave pública poderá receber o saldo."

Veja que acima eu coloquei "endereço". O endereço não é a chave pública. Pode ser uma derivada dela.
O endereço é a descrição de quem tem permissão de alterar aquele registro no Ledger. Para um novo registro ser aceito no Ledger, é preciso provar a permissão de alterar um registro anterior.

Como você prova ter permissão de alterar um registro?
Gerando uma transação assinada onde o resultado dela atende aos requisitos de permissão de uma transação anterior.

Como esse endereço é criado?
No caso mais simples (Pay-to-PubKeyHash) a partir de uma chave privada, gera-se uma chave pública, e a partir da chave pública gera-se um endereço.
Outro caso (Pay-to-ScriptHash), várias chaves privadas ou regras específicas são utilizadas para se criar um script de autorização usado para gerar um endereço.

Então o mais correto seria afirmar:
Ao atribuir um conjunto de satoshis (bitcoins) a um endereço (espécie de número de conta + regras de acesso) apenas quem conseguir provar ter a permissão de acesso a esse endereço poderá criar uma transação referenciando as unidades atreladas a este endereço.

Por que não falei coisas como 'enviar bitcoins' ou 'receber o saldo'?
Tecnicamente, não se envia nem se recebe nada Smiley Apenas se transfere permissão a um endereço de criar transações referenciado unidades.
Sendo mais chato ainda... toda transação "destrói" satoshis/bitcoins de um endereço e "cria" em outro.

É um trabalho difícil simplificar sem perder a definição correta. E sem a definição correta, perde-se a noção do potencial do bitcoin além de troca de valores entre duas pessoas.
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
May 11, 2017, 11:11:22 PM
 #8

Acho que para leigos a explicação está boa sim, talvez se aprofundar mais no assunto o foco se perderá já que não é um trabalho sobre o funcionamento de modo técnico do Bitcoin.
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 12, 2017, 12:17:40 AM
 #9

Alguns comentários tentando esclarecer conceitos importantes.

"O sistema Bitcoin

Faça uma revisão depois no seu TCC para ver se quando menciona "Bitcoin" a qual conceito você se refere.
Existem:
- Sistema Bitcoin: é o conceito do "sistema peer-to-peer de dinheiro eletrônico" e abrange muitas partes e tecnologias envolvidas.
- Protocolo Bitcoin:  é o conjunto de regras que determinam o que é considerado válido no Sistema Bitcoin (o consenso) e os processos de mineração e validação de assinaturas aceitos.
- Unidade (ou moeda) Bitcoin: é uma descrição de unidade de medida correspondente a 100.000.000 satoshis (satoshi é a unidade "contábil" do Sistema Bitcoin aceita pelo Protocolo Bitcoin).
- Rede Bitcoin: conjunto de participantes do Sistema Bitcoin que segue o Protocolo Bitcoin e, de forma independente e consensuada, realiza o controle do registro de propriedade ou melhor, de controle, das unidades de Satoshi (Bitcoin).
- Ledger (Blockchain) do Bitcoin: registro de permissões de alteração do registro de unidades de Satoshi atribuídos a um "endereço"

Ao enviar bitcoins para uma chave pública (espécie de “número da conta”), apenas o detentor da chave privada (espécie de “senha”) relacionada a esta chave pública poderá receber o saldo."

Veja que acima eu coloquei "endereço". O endereço não é a chave pública. Pode ser uma derivada dela.
O endereço é a descrição de quem tem permissão de alterar aquele registro no Ledger. Para um novo registro ser aceito no Ledger, é preciso provar a permissão de alterar um registro anterior.

Como você prova ter permissão de alterar um registro?
Gerando uma transação assinada onde o resultado dela atende aos requisitos de permissão de uma transação anterior.

Como esse endereço é criado?
No caso mais simples (Pay-to-PubKeyHash) a partir de uma chave privada, gera-se uma chave pública, e a partir da chave pública gera-se um endereço.
Outro caso (Pay-to-ScriptHash), várias chaves privadas ou regras específicas são utilizadas para se criar um script de autorização usado para gerar um endereço.

Então o mais correto seria afirmar:
Ao atribuir um conjunto de satoshis (bitcoins) a um endereço (espécie de número de conta + regras de acesso) apenas quem conseguir provar ter a permissão de acesso a esse endereço poderá criar uma transação referenciando as unidades atreladas a este endereço.

Por que não falei coisas como 'enviar bitcoins' ou 'receber o saldo'?
Tecnicamente, não se envia nem se recebe nada Smiley Apenas se transfere permissão a um endereço de criar transações referenciado unidades.
Sendo mais chato ainda... toda transação "destrói" satoshis/bitcoins de um endereço e "cria" em outro.

É um trabalho difícil simplificar sem perder a definição correta. E sem a definição correta, perde-se a noção do potencial do bitcoin além de troca de valores entre duas pessoas.

Muito obrigado pela colaboração amigo, mas tem um porém.
Imagina eu apresentando essa explicação para uma senhora de 60 anos que dá aula de administração há mais de 20? Acho que ela não entenderia bem.
Claro que eu empobreci muuuito o potencial da tecnologia, o problema é que eu queria uma explicação ao estilo "explain like i'm five".
No meu trabalho, eu diferenciei a unidade de contas bitcoin (satoshis) com b minúsculo e o sistema Bitcoin com B maiúsculo. Vou dar uma lida novamente e ver se dá pra melhorar nos aspectos que você comentou.
A parte técnica é complicado, pois acho que ninguém no meu curso deve ter ideia do que seria uma SHA256. Pra falar a verdade, antes de fazer o TCC nem eu sabia o que era.
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 12, 2017, 12:28:11 AM
 #10

De qualquer forma, a sua definição do Sistema Bitcoin ficou muito boa. Melhor que a que eu havia escrito. Vou copiar kkkkkkkk
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 12, 2017, 02:21:29 AM
 #11

Fala pessoal. Empaquei em mais uma parte.
Procurei no paper original do Nakamoto, mas não achei nada muito didático a respeito.

Achei esse exemplo no g1, mas não sei se a informação é 100%. A galera mais old school, dá uma lida e ve se a informação procede.

Quando se fala que o bitcoin é uma "moeda criptográfica", supõe-se que ele funcione como o papel-moeda, e que as "carteiras" de bitcoins guardam seu dinheiro até você transferir para outra pessoa. Esse, porém, não é o caso. Carteiras de bitcoin não guardam dinheiro algum, e você não tem necessariamente um "saldo".
Em vez disso, todas as bitcoins ficam nas transações. As moedas que você recebe não ficam em sua carteira e não são gastas dizendo o equivalente "vou usar agora 5 BTC da minha carteira". Para usar as bitcoins, o software gerenciador precisa apontar uma transação específica de onde as moedas foram recebidas.
Por exemplo, se você recebeu três moedas de bitcoin (BTC) de uma pessoa A, e mais duas moedas de bitcoin de uma pessoa B, e quer usar quatro moedas, o software do bitcoin iniciará uma transação que identifica como "origem" essas duas transações anteriores, que somam 5 BTC. A moeda bitcoin que sobra é o troco e ele também é enviado – de volta para você mesmo. Quando você quiser usar essa moeda, o software terá de referenciar essa mesma transação, dizendo, de certa forma, "quero usar esse 1 BTC que ficou de troco para mim".
Detalhe: o envio desse "troco" não é automático. O software é que gerencia isso. Essa "transação", portanto, tinha dois destinatários: 4 BTC para uma pessoa, 1 BTC de volta para você. Caso essa segunda transação do "troco" não fosse informada, a moeda que sobra ficaria com o minerador que incluiu a transação no bloco que foi incluído na corrente de blocos do bitcoin (entenda o que são mineradores e a corrente de blocos, acima).
O bitcoin funciona assim por dois motivos. Um deles é que calcular o "saldo" de uma carteira levaria muito tempo. O banco de dados completo do bitcoin, somando todos os blocos da corrente, tem aproximadamente 13 GB hoje, mas aumentará muito mais. Para calcular o saldo de uma carteira, seria preciso processar esse banco de dados inteiro e chegar ao balanço. Especificar a origem das moedas permite que a verificação seja mais simples: basta procurar as transações em que aquela mesma moeda foi gasta. Se houver uma transação mais nova do que a especificada, e que não dá o direito de uso da moeda para quem a está usando, então ela já foi gasta e não pode ser usada.

dive
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 194
Merit: 179


View Profile
May 12, 2017, 04:23:56 AM
 #12

Quando se fala que o bitcoin é uma "moeda criptográfica", supõe-se que ele funcione como o papel-moeda, e que as "carteiras" de bitcoins guardam seu dinheiro até você transferir para outra pessoa. Esse, porém, não é o caso. Carteiras de bitcoin não guardam dinheiro algum, e você não tem necessariamente um "saldo".

Foi o que falei no final do meu post anterior Smiley

Para a senhora de 60 anos, eu acho que a melhor forma de explicar bitcoin não é falando de moeda e carteiras. É falar de Livro Diário de Contabilidade.

Cada Transação é uma linha desse livro diário fala a data da transação, a conta de débito do valor, a conta de crédito do valor e um histórico (aqui seria a assinatura por exemplo).
Para alguém poder registrar uma nova linha, precisa ter a permissão de assinar a conta de débito de onde o valor será reduzido.
Ex.: http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/diario3.php
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2506
Merit: 2157


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 13, 2017, 03:40:11 PM
 #13

@DeltaX, da uma olhada no whitepaper do bitcoin traduzido pra português, com certeza é a melhor fonte: https://epxx.co/artigos/bitcoin.html

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 13, 2017, 03:47:31 PM
 #14

@DeltaX, da uma olhada no whitepaper do bitcoin traduzido pra português, com certeza é a melhor fonte: https://epxx.co/artigos/bitcoin.html

Eu já li, e hoje li novamente para tentar compreender melhor. Até tentei fazer as equações propostas, que mostram como a cada bloco que passa, a dificuldade de um trapaceiro conseguir alterar um bloco já minerado diminui.
De qualquer forma, vou ler também essa que postou, pois tem algumas marcações que podem me ajudar a compreender melhor. Eu li o paper traduzido, mas algumas partes estava meio que traduzido "ao pé da letra".
Vou dar uma sacada nesse também.

Valeu, meu camarada!!
DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 15, 2017, 08:58:18 PM
 #15

Pessoal, meu trabalho está praticamente terminado.
Gostaria da avaliação do pessoal do grupo, se o desfecho do mesmo está bem redigido. Opiniões são bem vindas.
Lembrando que o tema é "A UTILIZAÇÃO DE BITCOINS COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO DO PODER DE COMPRA".
Muito obrigado pela ajuda de todos. Espero que meu trabalho esteja colaborando para com a nossa comunidade.

"O Sistema criado por Satoshi Nakamoto permitiu que as pessoas encontrassem um porto seguro para seu capital. No início, muito volátil e com baixa liquidez, porém ao passar dos anos, o cenário tem mudado. De acordo com o site  bitvol.info, podemos notar que a volatilidade do bitcoin tem diminuído. Cada vez mais pessoas estão aderindo à nova modalidade de pagamento e dinheiro eletrõnico.
   Outros países, como China e Índia, também tiveram políticas monetárias e cambiais prejudiciais aos cidadãos, fazendo estes a trocarem as suas moedas fiduciárias por bitcoins, a fim de preservar seu capital, conforme informações do site bbc.com.
   De acordo com relatórios emitidos pelo site bitvalor.com, com base nas transações realizadas nas casas de câmbio brasileiras, o mercado nacional, no mês de abril de 2017, movimentou aproximadamente 114 milhões de reais em comércio de bitcoins, mostrando um crescente interesse das pessoas pela nova tecnologia.
   Tudo indica que este crescimento está relacionado diretamente com o protocolo criado por Nakamoto. Um bem escasso, descentralizado e universal, acompanhado por um sistema de pagamentos rápido, prático, confiável e barato. O Sistema Bitcoin, apesar de relativamente novo, se mostrou competente para solucionar problemas, barateando transações e criando um porto seguro para políticas monetárias governamentais que, por mais que não seja a intenção, podem inflacionar a economia de um país e destruir o poder de compra das pessoas. É uma tecnologia promissora que ainda facilitará diversas áreas do conhecimento, à medida que novas ideias sejam criadas e de acordo com o desenvolvimento tecnológico."
netox
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 230
Merit: 111


Editor no Cointimes


View Profile WWW
May 17, 2017, 06:11:44 AM
 #16

Pessoal, meu trabalho está praticamente terminado.
Gostaria da avaliação do pessoal do grupo, se o desfecho do mesmo está bem redigido. Opiniões são bem vindas.
Lembrando que o tema é "A UTILIZAÇÃO DE BITCOINS COMO MEIO DE PRESERVAÇÃO DO PODER DE COMPRA".
Muito obrigado pela ajuda de todos. Espero que meu trabalho esteja colaborando para com a nossa comunidade.

"O Sistema criado por Satoshi Nakamoto permitiu que as pessoas encontrassem um porto seguro para seu capital. No início, muito volátil e com baixa liquidez, porém ao passar dos anos, o cenário tem mudado. De acordo com o site  bitvol.info, podemos notar que a volatilidade do bitcoin tem diminuído. Cada vez mais pessoas estão aderindo à nova modalidade de pagamento e dinheiro eletrõnico.
   Outros países, como China e Índia, também tiveram políticas monetárias e cambiais prejudiciais aos cidadãos, fazendo estes a trocarem as suas moedas fiduciárias por bitcoins, a fim de preservar seu capital, conforme informações do site bbc.com.
   De acordo com relatórios emitidos pelo site bitvalor.com, com base nas transações realizadas nas casas de câmbio brasileiras, o mercado nacional, no mês de abril de 2017, movimentou aproximadamente 114 milhões de reais em comércio de bitcoins, mostrando um crescente interesse das pessoas pela nova tecnologia.
   Tudo indica que este crescimento está relacionado diretamente com o protocolo criado por Nakamoto. Um bem escasso, descentralizado e universal, acompanhado por um sistema de pagamentos rápido, prático, confiável e barato. O Sistema Bitcoin, apesar de relativamente novo, se mostrou competente para solucionar problemas, barateando transações e criando um porto seguro para políticas monetárias governamentais que, por mais que não seja a intenção, podem inflacionar a economia de um país e destruir o poder de compra das pessoas. É uma tecnologia promissora que ainda facilitará diversas áreas do conhecimento, à medida que novas ideias sejam criadas e de acordo com o desenvolvimento tecnológico."


O desfecho parece ótimo. Boa sorte na apresentação do TCC, se possível gostaria de ver esse trabalho, um dos primeiros de muitos relacionados ao nosso amado Bitcoin.

DeltaX (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 644
Merit: 250


View Profile
May 17, 2017, 11:03:43 AM
 #17

Muito obrigado pela opinião, amigo.
Assim que terminar o semestre (mês que vem) eu posto para todo mundo ler e tirar as informações que quiser.
O pessoal do fórum me ajudou bastante.
Googlulinks
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1274
Merit: 1000


View Profile
May 17, 2017, 04:19:50 PM
 #18

Quando se fala que o bitcoin é uma "moeda criptográfica", supõe-se que ele funcione como o papel-moeda, e que as "carteiras" de bitcoins guardam seu dinheiro até você transferir para outra pessoa. Esse, porém, não é o caso. Carteiras de bitcoin não guardam dinheiro algum, e você não tem necessariamente um "saldo".

Foi o que falei no final do meu post anterior Smiley

Para a senhora de 60 anos, eu acho que a melhor forma de explicar bitcoin não é falando de moeda e carteiras. É falar de Livro Diário de Contabilidade.

Cada Transação é uma linha desse livro diário fala a data da transação, a conta de débito do valor, a conta de crédito do valor e um histórico (aqui seria a assinatura por exemplo).
Para alguém poder registrar uma nova linha, precisa ter a permissão de assinar a conta de débito de onde o valor será reduzido.
Ex.: http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/diario3.php

Gostei da analogia que você fez entre Bitcoins e Contabilidade. Ficou muito boa a comparação. Lembrei dos tempos de estudante.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!