Vou tentar responder da melhor forma possível, se ainda restar dúvida, pode perguntar.
1 - Investir em máquinas mineradoras (aliexpress) para focar em moedas que estejam valendo menos de 1 centavo (focando no futuro) vale a pena?
Mesmo que focado no futuro, eu diria que não valeria a pena, usando essas máquinas para minerar essas moedas você não conseguiria nem pagar a conta de energia. Seria um baita prejuízo até o investimento se pagar, além de demorar muito tempo, mesmo as rigs que mineram moedas que dão lucro, elas demoram +6 meses para pagar o investimento inicial.
2 - Comprar Litecoins e deixar o valor aumentar (tipo 5 anos) é algo comum ou o pessoal trabalha de outra forma?
Há quem faça day trade, mas creio que Holdar, isso que você está propondo, é o que a maioria das pessoas fazem. É uma boa estrategia, desde que saiba a moeda que está comprando, pessoas já ganharam muito assim.
3 - Qual a melhor forma de comprar Litecoins? através de sites brasileiros? Qual seria a recomendação?
A melhor forma é em exchanges estrangeiras, lá o volume é bem maior, gerando uma liquidez e preços melhores, recomendo a Bittrex. No Brasil acho que não tem exchanges que venda Litecoin, teria que ser comprado no P2P, que é muito arriscado e não recomendo pra quem ta começando.
4 - Para onde vão os Litecoins que eu compro? O que é a carteira e como faço para ter uma (se necessário)?
Quando você compra Litecoins elas vão para um endereço. Esse endereço pode estar em posse na exchange onde você comprou ou em uma carteira que você possui. Carteira é o local onde você armazena suas chaves privadas dos seus endereços, te permite ver seu saldo e fazer transações. Não tenho conhecimento sobre Litecoin, então não sei sobre a carteira dela, deixo pros amigos responderem.
5 - Existe o site brasileiro mercado bitcoin, ele é bom/confiável? Existe outros melhores? Minhas moedas compradas nesses sites ficam onde?
Se você pesquisar aqui no fórum vai ver que o MercadoBitcoin tem um passado não muito confiável, eu não utilizo e não recomendo, mas há quem use, isso vai de cada um. As melhores do Brasil pra mim são Foxbit e Walltime, Foxbit tem um ótimo volume e suporte, e a Walltime bons métodos de segurança e um suporte fenomenal. Quando você compra nesses sites as moedas ficam em endereços que estão na posse da exchange.
6 - Como funciona um exchange/trading (de forma resumida para um leigo)?
Funciona semelhante a uma bolsa de valores. Lá você compra e vende moedas, como se fossem ações de uma bola, de forma simplificada.
7 - Como posso realizar uma compra segura, já que falam de golpes (chargeback) e falta de confiança?
Sempre compre em exchanges de confiança e utilize apenas os dados que elas iram de passar. Chargeback acontece em compras com cartão de crédito, MercadoPago, esses tipos de intermediários. Exchanges vendem através de depósito, desde que você não utilize outros meios, mas apenas exchanges, não há perigo.
8 - Vejo citações mandando transferir o dinheiro para uma carteira, pq fazer essa ação?
Porque na carteira você possui as chaves privadas dos seus endereços, assim, você possui efetivamente a posse sobre as suas moedas. Deixar em exchanges não é recomendado, pois já tiveram casos de exchanges sumindo com o saldo de seus clientes.
9 - Porque recomendam não deixar dinheiro na Exchange?
Já respondi anteriormente, mas reforçando, a exchange pode sumir e levar todo seu dinheiro, pois apenas ela possui as chaves privadas dos endereços que elas disponibilizam para os usuários.
10 - O que é wallet?
É a carteira, onde você armazena suas chaves privadas dos seus endereços e seu saldo.
11 - Como funciona a compra, por exemplo bitcoin, vejo em sites brasileiros anunciando por 11K se eu comprar 1BTC vou pagar realmente 11K? se ocorrer uma valorização para 11.5K, consigo vender pelos 11.5K ou de alguma forma vou perder dinheiro?
Na exchange existe uma coisa que chama livro de ordens, onde as pessoas colocam suas ofertas de compra e venda. Se você quer comprar, você deixa uma ordem de compra no valor desejado, quando uma ordem de venda surgir no mesmo valor que você quer pagar, a ordem é executado automaticamente. Você recebe os BTC e a outra pessoa recebe o $. Sim, se você comprar por 11 mil e depois valorizar até 11,5 mil, é só você criar a ordem de venda nesse valor, e quando uma ordem de compra aparecer nesse valor, ela irá ser executada e você recebera o dinheiro. Lembrando que você não precisa comprar um bitcoin inteiro, pode comprar frações dele, que se chamam satoshi. E você não vende e compra BTC da exchange, ela apenas intermedia essa negociação entre diferentes pessoas e tira seu lucro das taxas das transações (compra, venda, depósito, retirada).
12 - Como vocês avaliam uma moeda de baixo custo (exemplo 1 centavo) vale a pena investir?
Cada um tem sua maneira. Eu avalio pelo projeto, ela pode estar com um valor baixo ou alto, mas se o projeto é realmente interessante, trará boas aplicações no futuro e os desenvolvedores estão realmente trabalhando, eu invisto. Pode trazer retorno a curto ou longo prazo, isso vai do projeto e do momento que as criptos estão passando, lembre-se que as valorizações passam muito pelo o que está acontecendo com o BTC.
13 - Já ouvi falar em problemas da negociação ficar travada/bloqueada, o que seria isso?
Isso pode acontecer por n motivos e em diferentes lugares. Uma transação pode demorar pela fee estar baixa e os mineradores não darem preferencia pra ela, pode ficar travada pela carteira da exchange estar em manutenção, pode ser por problemas na exchange. Mas isso é fácil de ser evitado e não é algo comum de se acontecer se os cuidados necessários forem cuidados.