Bitcoin Forum
June 17, 2024, 05:39:14 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 [17] 18 19 20 21 »  All
  Print  
Author Topic: Novatos Postem Aqui  (Read 52590 times)
Jonathan_SK
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
March 09, 2014, 08:31:57 PM
 #321


Na boa agora vou começa a forma minha picaretahttp://imageshack.com/a/img89/3742/jo7p.png, então quero a ajuda de vocês...sobre $$ isso deixa de lado mais não quero gasta muito, só quero uma picareta não uma britadeira neste momento Grin Grin
1º) sobre a MB qual a mais recomendada ??
Pelo que estava estudando tem a MB da http://www.asrock.com/mb/intel/h81%20pro%20btc/
Preço da Amazon: $134.95
Já que foi feito para BTC, acho que seria um bom investimento ou não ?
Parana
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 378
Merit: 250

Step into a world!! A P2P world!


View Profile
March 10, 2014, 02:37:34 AM
 #322

Então Parana,

Sobre os LTCs:
Eu quero fazer uma pequena poupança deles. Comprando um pouquinho por vez e minerando também.
Motivo: é uma moeda que já está consolidada, com um preço ainda acessível e com possibilidade de valorização.

O Bitcoin acho que está muito caro e já passou da metade da sua "vida". A mineração está muito difícil e em breve vai virar moeda de trade só.

Não sei se estou com um pensamento errado...


CPU mining:
Vou fazer um novo teste com 1 núcleo só e ver a taxa.
Com 8 núcleos eu consegui, se não me engano, 0.047. É aceitável essa taxa ou não vale à pena?


USB ASIC miners para BTC:
É válido?
Caso positivo, algum com boa relação custo/benéfico?


Obrigado...  Wink

Então: Se vc minera com todos os núcles e tem 0,047, isso é 4,7% do ltc na diff que vc estava avaliando. Se a diff se mantesse estável, seriam necessários aproximadamente 22dias para ter uma unidade completa do ltc. Pode ser que não fose viavel, dependendo da potencia dissipada do seu processador. MAs para ter certeza, seria necessário medir a corrente elétrica em 110 oou 220v e fazer o cálculo: Tensão x corrente elétrica = potencia elétrica instalada.

Eu até osso estar enganado, mas os mineradores usb meio que estão saindo de cena, pois uma unidade é muito cara se comparado com uma unidade que faz 180 ou 500 gh/s. Para compraração, faça o cálculo do custo $ / GH/s ( só dividir a capacidade de processamento em GH/s pelo valor em U$$.

Desculpe a demora na responsta!!

Abçs

Parana
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 378
Merit: 250

Step into a world!! A P2P world!


View Profile
March 10, 2014, 02:47:04 AM
 #323


Na boa agora vou começa a forma minha picareta, então quero a ajuda de vocês...sobre $$ isso deixa de lado mais não quero gasta muito, só quero uma picareta não uma britadeira neste momento Grin Grin
1º) sobre a MB qual a mais recomendada ??
Pelo que estava estudando tem a MB da http://www.asrock.com/mb/intel/h81%20pro%20btc/
Preço da Amazon: $134.95
Já que foi feito para BTC, acho que seria um bom investimento ou não ?
O preço da MB é relativo a quantidade de placas de vídeo que vc quer ter ( para altcoins tipo scrypt).

Supondo que vc queira ter somente 4 placas de vídeo, por que não comprar essa aqui por R$187 + frete:

http://www.kabum.com.br/produto/34087/mb-gigabyte-p-intel-ga-h61m-ds2h-lga1155

O processador pra ela por 107,87:

http://www.kabum.com.br/produto/38525/processador-intel-celeron-g1610-2-6ghz-2m-cache-lga1155-bx80637g1610

Só vai precisar de risers (que é uma extensão para os Slots pci express X1 --> X16

Dá uma olhadinha aqui pra vc ver o que é:

https://bitcointalk.org/index.php?topic=480042.0

Abçs e boa sorte!!

RavenX
Member
**
Offline Offline

Activity: 112
Merit: 10


View Profile
March 10, 2014, 03:12:38 AM
 #324

Bom parana,

Com mais pesquisa, cheguei a conclusão que aqueles ASICs com 5 chips gridseed são mais vantajosos que os USB.
O problema é que vi um review mostrando a baixa qualidade da construção da estrutura ao redor deles e fiquei meio desanimado.
Além disso, o envio para o Brasil dá uma bela encarecida.

Até fiquei meio chateado por não conseguir dar meu primeiro passo para um hardware novo só para minerar.
Aí pesquisando mais achei essa belezinha aqui: NVIDIA GTX750 Ti:
- 60W de consumo declarado, mas o pessoal que usou mediu perto de 30W sem overclock.
- mais de 250KHs(para scrypt) com o Cudaminer atual (que nem otimizado para a tecnologia Maxwell está) sem "tweakar". Com tweak chega na casa dos 300KHs.
- cerca de 670 reais uma versão da Gigabyte com cooler melhor que as "stock" da NVIDIA e com possibilidade de overclock.

Nessas condições, compensa mais que o ASIC de 5 chips.

Aí pensei em 3 opções:

1) Usar meu desktop de casa e substituir minha GTS450 por ela.

2) Usar meu desktop de casa. Como minha MOBO tem um PCI-e x1 sobrando, montar ela com riser.
Será que minha fonte de 500W da OCZ aguentaria as duas? Eu simulei num site e dava.

3) Montar um rig(para scrypt) para 3 placas, mas começando com uma só por causa da grana curta no momento.
Setup que bolei:
- GPU: 3 x Gigabyte GeForce GTX750 Ti OC GV-N75TOC-2GI
- PSU: Corsair ATX 12V/2.3 430W CMPSU-430CXV2
- MOBO: GigaByte p/ Intel GA-H61M-DS2H LGA1155
- CPU: Intel Celeron G1610 2.6Ghz 2M Cache LGA1155 – BX80637G1610
- RAM: Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz DDR3 CL9 – KVR13N9S8/4
- HDD: achar um usado com alguém
- Risers a escolher

Perguntas:
- A PSU aguenta as 3 placas? (eu acho que sim)
- Tem problema usar 1 GPU direto na MOBO no PCI-e x16 e 2 nos PCI-e x1 com riser?
- Melhor usar WINDOWS 7 32 ou 64 bits?

Obrigado mais uma vez...  Wink

Parana
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 378
Merit: 250

Step into a world!! A P2P world!


View Profile
March 10, 2014, 11:11:52 PM
 #325

Pessoal, devido a uma galera ter me perguntado sobre o cálculo da geração de bitcoins, eu escrevi isso aqui:

Eu realizei um calculo na seguinte calculadora: http://www.bitcoinx.com/profit/

Supondo que eu fosse comprar um antminer S1:

http://www.aliexpress.com/item/AntMiner-S1-Dual-Blades-400-GH-ASIC-Bitcoin-Miner-Not-ASICMiner-BFL-400gh-s-ship-from/1594501863.html



O que significam os campos??

1 - Dificuldade atual da mineração da moeda;

2 - A quantidade de btc por blocos que pode variar com o tempo;

3 - A taxa de conversão do valor de um btc para Dollar;

4 - A velocidade do equipamento que vc quer comprar;

5 - O custo do quilowatt / hora. Pra vc calcular isso  basta saber o custo do kw/h na sua região. Aqio no paraná está R$ 0,39 se não me engano. Então: custo do kwhora / custo do dollar comercial 0,39 / 2,41 ( conversão centavos de reais para dollares);

6 - consumo elétrico do equipamento que vc vai usar pra minerar;

7 - Tempo que vc quer considerar para o calculo em meses;

8 - Custo do equipamento de mineração;

9 - Quanto que a lucrabilidade cai por ano, devido ao aumento da dificuldade;

10 - Tempo médio para a descioberta de um bloco em mineração solo;

11 - O tempo que levará para retornar o custo do investimento + energia elétrica gasta no período, considerando 24 horas por dia de funcionamento. Parâmetro extremamente importante;

12 - Lucro líquido para o tempo estabelecido para calculo no item 7 ( ganho total - energia elétrica - custo do equipamento);

13 - Moedas generadas em 24 horas de mineração na dificuldade atual;

14 - Custo da energia elétrica para o funcionamento durante 24 horas;

15 - Ganho bruto por dia;

16 - Ganho bruto por dia menos energia elétrica;

17 - Eficiencia do sistema medida em Megahashes / segundo / watt;

18 - Custo total da energia elétrica total pelo tempo definido no item 7;

19 - Ganho bruto total no tempo da janela do item 7;

20 - Ganho bruto total no tempo da janela do item 7 menos energia elétrica gasta;

Não se esqueçam que geralmente tem a taxa da piscina de mineração ( pool fee) entre 1 - 3% do ganho;

A calculadora é igual a previsão do tempo: é uma previsão do tempo(climático) e não uma certeza do tempo.... senão ia se chamar "certeza do tempo"  Tongue

Isso é uma simulação e não uma garantia. Muita coisa pode mudar com o passar do tempo, incluindo o preço do BTC subindo e descendo;

Espero ter ajudado o pessoal que tem muitas dúvidas e não tem muito domínio da lígua do tiu Sam!!

Abçs e sucesso!!!

RavenX
Member
**
Offline Offline

Activity: 112
Merit: 10


View Profile
March 11, 2014, 07:12:47 PM
 #326

Sensacional...  Wink

skinnyt
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
March 12, 2014, 12:21:38 AM
 #327

Então galera meu primeiro post aqui, estou aprendendo agora sobre o Bitcoin e como funciona... e estou com uma dúvida sobre esses 8 numeros decimais do bitcoin e seu valor, estava querendo fazer uma compra em um site por bitcoin e o preço em bitcoin era 0,10436 bitcoins, mais eu não entendo porque esse valor não chega a 8 numeros decimais se minha compra é em 48 euros e eu vi que 20 reais de bitcoins é  0,01314060 tem todos os 8 numeros completos, porque o valor da minha compra so tem 5 numeros decimais? alguem pode me explicar como funciona?
Parana
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 378
Merit: 250

Step into a world!! A P2P world!


View Profile
March 12, 2014, 12:44:34 AM
 #328

Então galera meu primeiro post aqui, estou aprendendo agora sobre o Bitcoin e como funciona... e estou com uma dúvida sobre esses 8 numeros decimais do bitcoin e seu valor, estava querendo fazer uma compra em um site por bitcoin e o preço em bitcoin era 0,10436 bitcoins, mais eu não entendo porque esse valor não chega a 8 numeros decimais se minha compra é em 48 euros e eu vi que 20 reais de bitcoins é  0,01314060 tem todos os 8 numeros completos, porque o valor da minha compra so tem 5 numeros decimais? alguem pode me explicar como funciona?

O valor é arredondado para o valor da compra.

Vc pega o valor de referencia do BTC ( provavelmente um bitstamp da vida): Supondo que esteja $640 e a sua compra seja $50,00, então temos que:

50 / 640 = 0,078125 unidades de BTC.

Pro lado contrário vc faz o valor em BTC * o valor da moeda que vc quer calcular (reais, euros, dolares).

Exemplo: Vc quer saber quanto vale isso aqui em reais: 0,00025479 então: BTC 0,00025479 * R$ 1500 = ~ R$ 38,22 hoje.

Mesmo que nao seja mostrado, o valor é assim: 0.10000000 que é a mesma coisa de 0,1 BTC .

Vc pode avaliar os valores tbm da seguinte forma: 0,10436 --> esse valor é 10,436 % de uma unidade de BTC, sendo que 1.00000000 é 100 % de uma unidade, lembrando qeu o valor de referencia é o do dia de negociação.

 Wink

skinnyt
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 2
Merit: 0


View Profile
March 12, 2014, 10:53:15 PM
 #329

Então galera meu primeiro post aqui, estou aprendendo agora sobre o Bitcoin e como funciona... e estou com uma dúvida sobre esses 8 numeros decimais do bitcoin e seu valor, estava querendo fazer uma compra em um site por bitcoin e o preço em bitcoin era 0,10436 bitcoins, mais eu não entendo porque esse valor não chega a 8 numeros decimais se minha compra é em 48 euros e eu vi que 20 reais de bitcoins é  0,01314060 tem todos os 8 numeros completos, porque o valor da minha compra so tem 5 numeros decimais? alguem pode me explicar como funciona?

O valor é arredondado para o valor da compra.

Vc pega o valor de referencia do BTC ( provavelmente um bitstamp da vida): Supondo que esteja $640 e a sua compra seja $50,00, então temos que:

50 / 640 = 0,078125 unidades de BTC.

Pro lado contrário vc faz o valor em BTC * o valor da moeda que vc quer calcular (reais, euros, dolares).

Exemplo: Vc quer saber quanto vale isso aqui em reais: 0,00025479 então: BTC 0,00025479 * R$ 1500 = ~ R$ 38,22 hoje.

Mesmo que nao seja mostrado, o valor é assim: 0.10000000 que é a mesma coisa de 0,1 BTC .

Vc pode avaliar os valores tbm da seguinte forma: 0,10436 --> esse valor é 10,436 % de uma unidade de BTC, sendo que 1.00000000 é 100 % de uma unidade, lembrando qeu o valor de referencia é o do dia de negociação.

 Wink
Então o valor da minha compra em bitcoin's é 0,10436000 é isso?
Parana
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 378
Merit: 250

Step into a world!! A P2P world!


View Profile
March 13, 2014, 12:54:37 AM
 #330

Então o valor da minha compra em bitcoin's é 0,10436000 é isso?

Isso mesmo!!

kirey
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 1
Merit: 0


View Profile
March 16, 2014, 02:48:49 PM
 #331

Quais os melhores componentes para minerar BTC eu poderia comprar com 2000R$?
Parana
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 378
Merit: 250

Step into a world!! A P2P world!


View Profile
March 16, 2014, 02:57:08 PM
 #332

Quais os melhores componentes para minerar BTC eu poderia comprar com 2000R$?

Eu acho que um antminer S1 ( 0,992 BTC)

https://www.bitmaintech.com/productDetail.htm?pid=00020140107162747992Ce5uBuxW06D6

 Wink

RavenX
Member
**
Offline Offline

Activity: 112
Merit: 10


View Profile
March 16, 2014, 11:19:39 PM
 #333

Quais os melhores componentes para minerar BTC eu poderia comprar com 2000R$?

Não sugiro perder tempo minerando BTC "casualmente".
Sugiro minerar LTC e outras "scrypt".

Um rig com 4 Nvidia GTX 750 Ti (a nova queridinha pelo seu baixíssimo consumo) sai em torno de R$4.000,00.
Se optar por ela, escolha um modelo com OC, pois dá um ganho de uns 15% na taxa se comparado às sem OC.

Eu comprei uma recentemente e me dá 300KHs em scrypt normal. Não é muito, mas para quem só tem o desktop de casa como opção, está ótimo.
Estou me planejando para um rig de 4, mas ainda estou pesquisando porque é tudo novidade pra mim.

Desde ontem estou minerando UTC(Ultracoin) e está me dando um pouco mais que LTC.

Wink

superbitcointrader
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 3
Merit: 0


View Profile
March 28, 2014, 08:22:33 AM
 #334

Eu sou novato, e gostaria qual wallet voces recomendam para brasileiros que nao moram no brasil.

Pesquisei um pouco sobre itBit, porem nao tenho muitas informacoes. Alguem conhece?

Atenciosamente,
DarkHyudrA
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1386
Merit: 1000


English <-> Portuguese translations


View Profile
March 28, 2014, 12:39:36 PM
 #335

Eu uso Electrum, é a mais simples e mais leve que conheço.

English <-> Brazilian Portuguese translations
Peao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1320
Merit: 1001


View Profile
March 29, 2014, 02:22:44 PM
 #336

Eu sou novato, e gostaria qual wallet voces recomendam para brasileiros que nao moram no brasil.
Pesquisei um pouco sobre itBit, porem nao tenho muitas informacoes. Alguem conhece?
Atenciosamente,

Se vc pretende guardar poucos BTC e tem um smartphone android (não mto antigo), recomendo o Bitcoin Wallet:
https://play.google.com/store/apps/details?id=de.schildbach.wallet

lcharles123
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1697
Merit: 1074


View Profile
April 04, 2014, 02:04:23 AM
 #337

Bom parana,

Com mais pesquisa, cheguei a conclusão que aqueles ASICs com 5 chips gridseed são mais vantajosos que os USB.
O problema é que vi um review mostrando a baixa qualidade da construção da estrutura ao redor deles e fiquei meio desanimado.
Além disso, o envio para o Brasil dá uma bela encarecida.

Até fiquei meio chateado por não conseguir dar meu primeiro passo para um hardware novo só para minerar.
Aí pesquisando mais achei essa belezinha aqui: NVIDIA GTX750 Ti:
- 60W de consumo declarado, mas o pessoal que usou mediu perto de 30W sem overclock.
- mais de 250KHs(para scrypt) com o Cudaminer atual (que nem otimizado para a tecnologia Maxwell está) sem "tweakar". Com tweak chega na casa dos 300KHs.
- cerca de 670 reais uma versão da Gigabyte com cooler melhor que as "stock" da NVIDIA e com possibilidade de overclock.

Nessas condições, compensa mais que o ASIC de 5 chips.

Aí pensei em 3 opções:

1) Usar meu desktop de casa e substituir minha GTS450 por ela.

2) Usar meu desktop de casa. Como minha MOBO tem um PCI-e x1 sobrando, montar ela com riser.
Será que minha fonte de 500W da OCZ aguentaria as duas? Eu simulei num site e dava.

3) Montar um rig(para scrypt) para 3 placas, mas começando com uma só por causa da grana curta no momento.
Setup que bolei:
- GPU: 3 x Gigabyte GeForce GTX750 Ti OC GV-N75TOC-2GI
- PSU: Corsair ATX 12V/2.3 430W CMPSU-430CXV2
- MOBO: GigaByte p/ Intel GA-H61M-DS2H LGA1155
- CPU: Intel Celeron G1610 2.6Ghz 2M Cache LGA1155 – BX80637G1610
- RAM: Kingston 4096 MB (4GB) 1333Mhz DDR3 CL9 – KVR13N9S8/4
- HDD: achar um usado com alguém
- Risers a escolher

Perguntas:
- A PSU aguenta as 3 placas? (eu acho que sim)
- Tem problema usar 1 GPU direto na MOBO no PCI-e x16 e 2 nos PCI-e x1 com riser?
- Melhor usar WINDOWS 7 32 ou 64 bits?


Obrigado mais uma vez...  Wink
- Uma fonte desssa dá e sobra, já que cada VGA consome 60W no máximo.
- Sim, o minerador reconhece as placas onde estiverem.
- Tive más experiências com o Windows 7, recomendo o Windows 8 ou Linux, todos X64.

You have limited power here. -"Bitcoin on Governments"
ivnagst
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 1
Merit: 0


View Profile
April 04, 2014, 04:09:03 AM
 #338

Pessoal,

estou a mais de 20 horas tentando iniciar minha mineração mas não avanço muito. Vou ser direto mesmo sabendo que alguém possa ter tido esta duvida e sido respondido

SISTEMA

PENTIUM DUAL CORE @ 2,6GHz
8gb RAM
Windows 8.1 64bits
NVIDIA GT210 1GB (últimos drivers instalados, ultimo CUDA instalado, e entendi que o que mais importa no MINING é a GPU, certo?)

criei login em algumas das melhores pool's(ghash, WeMineLTC, Coinotron), li, reli, li outra vez mas tudo que faço não começa nada.

1º- ONDE EU INSIRO O SCRYPT--- no caso do GHash  = Please use -scrypt -o stratum+tcp://ltc.ghash.io:3333 in your command line. , onde vou inserir isto ?

2º- PODE SER O WINDOWS 8.1 64 BITS ?--- não duvido muito muitas coisas não funcionam nesta porcaria.

3º- VGA?--- Sei que não é potente mas pelos numeros de Khash/s dessa placa em alguns docs daqui do forum eu constatei 4 Mhash/s, pelos calculos de hoje isto da 0,7 LTC/dia, pra mim é satisfatório. Tenho a politica de so investir em algo se eu, EU, realmente ver retorno, e se em 2 dias eu conseguir os tais 1,5 LTC eu compro algum hardware legal  Grin Grin.

4º- Quando uso o cgminer.exe normalmente após abrir eu insiro a url ( no caso do GHash:   ltc.ghash.io:3333   ) user, pass, é so isto mesmo e esperar as contagens ? E no site vai aperecer em tempo real as LTC ou fragmentos dela que eu recuperei na rede ?


PESSOAL EU ADMINTO QUE SOU MUITO NOOB, NÃO SEI QUASE NADA, MAS SE ALGUM DE VOCÊS PASSOU POR DIFICULDADES ASSIM ME AJUDEM, ESTOU PRECISANDO DISSO, TALVEZ SEJA A LUZ NO FIM DO TUNEL, E QUEM ME AJUDAR EU PROMETO DOAR UMA QUANTIA LEGAL QUANDO DESCOBRIR COMO MINERAR. Boa noite, grande abraço.
Parana
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 378
Merit: 250

Step into a world!! A P2P world!


View Profile
April 04, 2014, 12:40:29 PM
 #339

Pessoal,
...
1º- ONDE EU INSIRO O SCRYPT--- no caso do GHash  = Please use -scrypt -o stratum+tcp://ltc.ghash.io:3333 in your command line. , onde vou inserir isto ?

2º- PODE SER O WINDOWS 8.1 64 BITS ?--- não duvido muito muitas coisas não funcionam nesta porcaria.

3º- VGA?--- Sei que não é potente mas pelos numeros de Khash/s dessa placa em alguns docs daqui do forum eu constatei 4 Mhash/s, pelos calculos de hoje isto da 0,7 LTC/dia, pra mim é satisfatório. Tenho a politica de so investir em algo se eu, EU, realmente ver retorno, e se em 2 dias eu conseguir os tais 1,5 LTC eu compro algum hardware legal  Grin Grin.

4º- Quando uso o cgminer.exe normalmente após abrir eu insiro a url ( no caso do GHash:   ltc.ghash.io:3333   ) user, pass, é so isto mesmo e esperar as contagens ? E no site vai aperecer em tempo real as LTC ou fragmentos dela que eu recuperei na rede ?
...

Bom dia ivnagst.

bom eu não tenho experiencia com placas da Nvidea nem com o CudaMiner... mas até onde eu lembro ele é um minerador que vc deveria utilizar no lugar do cgminer ( eu posso estar extremamente enganado....).

com isso, eu te recomendaria criar um login na piscina Dogehouse, somente para baixar um arquivo que é mostrado na parte de criação de Workers, no  qual o site geraum arquivo para o seu minerador.O arquivo já vem otimizado pra placas Nvidea. Já com o seu login, usuário e um recurso de failover, que funciona do seguinte jeito: Caso o servidor 1 caia, puloe pro servidor 2.....

Tente lá. Uma outra possibilidade seria vc utilizar o programa de mineração Multiminer:  http://nwoolls.github.io/MultiMiner/ esse programa utiliza o BFGminer se não estou enganado. ele é muito mais amigável que  o cgminer. Mas pode ser que não esteja otimizado para Nvidea tbm.

Pro multiner, as configurações das pool são colocadas dentro do menu coins: >> aparece uma config pra colocar as pools, a porta, o usuário e os parametros de otimizaçao da placa de vídeo logo abaixo em um campo de parametros.... eu não me lembro bem.

Pagina aqui do forum do multiminer: https://bitcointalk.org/index.php?topic=248173.0

Qualquer coisa posta aí.

Abçs e boa sorte



rafaelrrc0193
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 7
Merit: 0


View Profile
April 06, 2014, 06:23:24 PM
 #340

Pessoal qual placa eu compro para minerar ? por favor estou perdido aqui no fórum....me ajudem!
Pages: « 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 [17] 18 19 20 21 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!