Bitcoin Forum
May 01, 2024, 09:55:16 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: "Estatização" de moeda Virtual  (Read 158 times)
nullkalahar (OP)
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 1

PerfectPool


View Profile
February 24, 2018, 04:22:06 PM
Last edit: February 24, 2018, 04:33:51 PM by nullkalahar
 #1

Conversando com alguns parentes, vimos a seguinte noticia:

Code:
BNDES terá moeda virtual própria com blockchain, diz jornal.

Criptomoeda será usada no pagamento de fornecedores

Quote
A plataforma tecnológica para viabilizar a moeda digital foi desenvolvida em parceria com o banco alemão KfW.

Já vimos alguns casos como Itaú usando blockchain e a Venezuela criando a PETRO (acho que é este o nome).
Agora vem o bndes anunciando isso.

Fico curioso em saber como será o funcionamento, transparência e afins.

Fontes:

https://noticias.r7.com/economia/bndes-confirma-que-vai-lancar-moeda-virtual-propria-22022018
http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7282975/bndes-tera-moeda-virtual-propria-com-blockchain-diz-jornal
1714600516
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714600516

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714600516
Reply with quote  #2

1714600516
Report to moderator
1714600516
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714600516

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714600516
Reply with quote  #2

1714600516
Report to moderator
1714600516
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714600516

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714600516
Reply with quote  #2

1714600516
Report to moderator
BitcoinCleanup.com: Learn why Bitcoin isn't bad for the environment
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2534
Merit: 2169


Crypto Swap Exchange


View Profile
February 24, 2018, 09:03:51 PM
 #2

O que eu imagino: uma moeda com o valor atrelado a uma ação.. Como o USDT, que é um token atrelado ao USD..
E cada endereço de carteira* seria atrelado a uma pessoa/número de conta, imagino que é uma blockchain privada, então deve ser fácil ter esse controle e por exemplo, dar as chaves aos respectivos donos/limitar os participantes e ter um número "finito" de endereços..

Então você tem um sistema que funciona 24/7, ao invés de um "home banking" você tem uma "carteira"..
A transparência ficaria por conta de um explorador de blocos como toda moeda tem..

O que eu não consigo imaginar é caso um cliente cometa um erro, mande um montante para um endereço errado, ou caso de roubo.. O que eles vão fazer já que as blockchains são imutáveis? Eles teriam as chaves de todos os clientes/endereços para enviar o montante de volta ao dono?

*sobre o endereço da carteira, não sei como funciona a parte técnica, porém imagino que não é impossível fazer um sistema que use "nomes de usuário" ao invés dos endereços(que mantenha o endereço porém atrele-o a um nome de usuário).. Ex: se eu quiser te mandar 100 moedas X, eu boto "nullkalahar" no lugar do "endereço/destinatário"..


porém o @girino comentou esses dias em outro tópico que caso não precise de descentralização(como parece ser o caso aqui), não é necessário o uso de blockchain.. que há métodos mais baratos..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
nullkalahar (OP)
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 1

PerfectPool


View Profile
February 24, 2018, 10:09:17 PM
 #3

*sobre o endereço da carteira, não sei como funciona a parte técnica, porém imagino que não é impossível fazer um sistema que use "nomes de usuário" ao invés dos endereços(que mantenha o endereço porém atrele-o a um nome de usuário).. Ex: se eu quiser te mandar 100 moedas X, eu boto "nullkalahar" no lugar do "endereço/destinatário"..

O minergate seria mais ou menos assim, apesar de lá ser apenas uma pool e não uma moeda.
Mas no minerador se bota o email e não wallet.

O que eu não consigo imaginar é caso um cliente cometa um erro, mande um montante para um endereço errado, ou caso de roubo.. O que eles vão fazer já que as blockchains são imutáveis? Eles teriam as chaves de todos os clientes/endereços para enviar o montante de volta ao dono?

Seria algo como um banco normal, será ?
A "central" teria pleno controle de todas as carteiras, mas isso fugiria da ideia que é uma moeda virtual.

porém o @girino comentou esses dias em outro tópico que caso não precise de descentralização(como parece ser o caso aqui), não é necessário o uso de blockchain.. que há métodos mais baratos..

Ele havia comentado isso justamente no caso do Itaú, que mais parece está querendo pegar "carona no nome blockchain" do que realmente usar ele.
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
February 24, 2018, 10:11:44 PM
 #4

(...)
porém o @girino comentou esses dias em outro tópico que caso não precise de descentralização(como parece ser o caso aqui), não é necessário o uso de blockchain.. que há métodos mais baratos..

Postaram hj no "twinter" uma imagem mais completa que minha frase:

https://twitter.com/YuriGitahy/status/965904439528820736?s=04


Advertise Here - PM for more info!
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2534
Merit: 2169


Crypto Swap Exchange


View Profile
February 24, 2018, 10:16:15 PM
 #5

O minergate seria mais ou menos assim, apesar de lá ser apenas uma pool e não uma moeda.
Mas no minerador se bota o email e não wallet.


Ai é hospedado numa tabela SQL mesmo.. não tem nada de blockchain.. O NH é assim também..


O que eu não consigo imaginar é caso um cliente cometa um erro, mande um montante para um endereço errado, ou caso de roubo.. O que eles vão fazer já que as blockchains são imutáveis? Eles teriam as chaves de todos os clientes/endereços para enviar o montante de volta ao dono?

Seria algo como um banco normal, será ?
A "central" teria pleno controle de todas as carteiras, mas isso fugiria da ideia que é uma moeda virtual.

Virtual ela continuaria sendo, só não seria descentralizada..

O que eles querem é dizer que são tão seguros quanto o Bitcoin Tongue


boa @girino.. na minha visão o maior problema deles(uma blockchain de vários bancos) é o número 5, não sei o que fariam num caso de roubo a clientes, etc..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Scotshield
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 44
Merit: 0


View Profile
February 25, 2018, 01:08:47 AM
 #6

A questão é que o principal legado do bitcoin é sem dúvidas o blockchain.

Essa tecnologia pode e deve ser usada não só para 'currency', mas para uma infinidade de coisas. O blockchain é o ouro.

Agora com o amadurecimento dessa tecnologia, nada mais "normal" do que o setor público começar a empregar.

Convenhamos, o Bitcoin hoje não é usado como moeda ainda.

DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
March 01, 2018, 10:37:38 AM
 #7

(...)
porém o @girino comentou esses dias em outro tópico que caso não precise de descentralização(como parece ser o caso aqui), não é necessário o uso de blockchain.. que há métodos mais baratos..

Postaram hj no "twinter" uma imagem mais completa que minha frase:

https://twitter.com/YuriGitahy/status/965904439528820736?s=04




Uma coisa é certa, AS PARTES ENVOLVIDAS NO BNDES NÃO SÃO DE CONFIANÇA, ESSE PONTO NAO DA PRA NEGAR KKKK
nullkalahar (OP)
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 1

PerfectPool


View Profile
March 02, 2018, 12:51:11 AM
 #8

(...)
porém o @girino comentou esses dias em outro tópico que caso não precise de descentralização(como parece ser o caso aqui), não é necessário o uso de blockchain.. que há métodos mais baratos..

Postaram hj no "twinter" uma imagem mais completa que minha frase:

https://twitter.com/YuriGitahy/status/965904439528820736?s=04
imagem removida


Uma coisa é certa, AS PARTES ENVOLVIDAS NO BNDES NÃO SÃO DE CONFIANÇA, ESSE PONTO NAO DA PRA NEGAR KKKK
Fico com um pé atrás por ser do governo, mas se são ou não de confiança eu não posso opinar.
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2674
Merit: 1109


View Profile
March 14, 2018, 06:21:55 AM
 #9

BNDES? A mesma entidade que emprestou dinheiro público para Joesley e compania da JBS Friboi?

No dia que vazar algo deles, a Lava jato vai parecer um bebezinho, de tão pequena.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!