*sobre o endereço da carteira, não sei como funciona a parte técnica, porém imagino que não é impossível fazer um sistema que use "nomes de usuário" ao invés dos endereços(que mantenha o endereço porém atrele-o a um nome de usuário).. Ex: se eu quiser te mandar 100 moedas X, eu boto "nullkalahar" no lugar do "endereço/destinatário"..
O minergate seria mais ou menos assim, apesar de lá ser apenas uma pool e não uma moeda.
Mas no minerador se bota o email e não wallet.
O que eu não consigo imaginar é caso um cliente cometa um erro, mande um montante para um endereço errado, ou caso de roubo.. O que eles vão fazer já que as blockchains são imutáveis? Eles teriam as chaves de todos os clientes/endereços para enviar o montante de volta ao dono?
Seria algo como um banco normal, será ?
A "central" teria pleno controle de todas as carteiras, mas isso fugiria da ideia que é uma moeda virtual.
porém o @girino comentou esses dias em outro tópico que caso não precise de descentralização(como parece ser o caso aqui), não é necessário o uso de blockchain.. que há métodos mais baratos..
Ele havia comentado isso justamente no caso do Itaú, que mais parece está querendo pegar "carona no nome blockchain" do que realmente usar ele.