Bitcoin Forum
May 13, 2024, 05:02:33 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
Author Topic: Custo para um ataque 51% ao Bitcoin. 8 bilhões  (Read 336 times)
vit05 (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 672
Merit: 526



View Profile
May 28, 2018, 04:40:25 AM
Merited by Silvio_Carlos_Junior (1)
 #1



Source: http://rindex.io/attack-cost

Achei curioso esse número. É bastante improvável já que além desse custo ainda teria o risco de terminar sem nada. Mas isso mostra que pra maioria dessas shitcoin é algo bastante possivel. Como ocorreu com o Bitcoin Gold. Ainda mais para os projetos brasileiros...
1715619753
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715619753

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715619753
Reply with quote  #2

1715619753
Report to moderator
In order to achieve higher forum ranks, you need both activity points and merit points.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2534
Merit: 2172


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 28, 2018, 04:51:56 AM
 #2

É só uma fazenda grande mudar de moeda que dá pra fazer em várias, ou até mesmo alugar poder computacional, como aconteceu com a Verge.. Parece que vamos ter cada vez mais ataques desse tipo agora que fizeram esses 'testes' bem sucedidos..

Um outro exemplo: 55 milhões para roubar 1 bilhão(USD) do ETC: https://br.cointelegraph.com/news/ethereum-classic-51-attack-would-cost-just-55-mln-result-in-1-bln-profit-research

O interessante é que foi um brasileiro que conduziu essa pesquisa, alguém conhece?
Aqui o post dele: https://medium.com/@HusamABBOUD/the-realistic-lucrative-case-of-ethereum-classic-attack-with-1mm-today-8fa0430a7c25


edit: lol, é mais caro fazer um 51% attack no ETH do que no BTC..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Silvio_Carlos_Junior
Member
**
Offline Offline

Activity: 148
Merit: 31


View Profile WWW
May 28, 2018, 10:23:39 AM
 #3

Que interessante.

Alguém sabe se existe uma tabela que traga o Hashrate por tipo de algoritmo de mineração?
Eu suponho que quanto maior for o Hashrate de uma Crypto em um algoritmo, mais difícil é um 51% Attack.
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
May 28, 2018, 11:01:28 AM
 #4

Eu acho que vale a pena colocar que também é preciso considerar as empresas que possivelmente possam conseguir 30-40% do hashrate, pois os 51% é só um valor onde o ataque será quase certamente passível, mas uma mineradora com uns 40% já poderia realizar vários estragos como recusar transações.
fabiorem
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
May 28, 2018, 11:34:31 AM
 #5

Eu acho que vale a pena colocar que também é preciso considerar as empresas que possivelmente possam conseguir 30-40% do hashrate, pois os 51% é só um valor onde o ataque será quase certamente passível, mas uma mineradora com uns 40% já poderia realizar vários estragos como recusar transações.


https://coin.dance/blocks

O BTC.com consegue 26% de hashrate.

Eu tenho mais medo de esquecer minha senha do que disso aí.

tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2380
Merit: 1407


View Profile
May 28, 2018, 12:00:40 PM
 #6

Que interessante.

Alguém sabe se existe uma tabela que traga o Hashrate por tipo de algoritmo de mineração?
Eu suponho que quanto maior for o Hashrate de uma Crypto em um algoritmo, mais difícil é um 51% Attack.

A quantidade de hash é relevante, mas na minha opinião antes de surgirem esses asics para altcoin era muito mais difícil de organizar este tipo de ataque. Com GPU tudo ficava bem mais descentralizado, mas essa é a nova realidade .

Exemplo:
Seriam necessárias 641000 GPUs no Caso do Monero contra 43000 asics no caso do zcash.

 
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2534
Merit: 2172


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 28, 2018, 04:14:59 PM
 #7

Que interessante.

Alguém sabe se existe uma tabela que traga o Hashrate por tipo de algoritmo de mineração?
Eu suponho que quanto maior for o Hashrate de uma Crypto em um algoritmo, mais difícil é um 51% Attack.

Também.. porém olhe a diferença do hashrate do BTC e do ETH, mesmo assim é mais custoso realizar um ataque na rede Ethereum..

Eu imagino que, como é mais caro/menos eficiente minerar com GPU do que com ASICs, isso torna o 51% attack mais caro.. Imagine se BTC fosse minerado apenas com GPU/CPU(com o mesmo hashrate), seria mais seguro e mais descentralizado..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
Silenox
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 546
Merit: 122


View Profile
May 28, 2018, 05:30:07 PM
 #8

Essas Asics são um dos problemas do Bitcoin, se fosse por CPU certamente o cenário seria bem diferente, mas enfim, como já foi discutido em outro tópico é muito difícil de acontecer devido ao tamanho do Bitcoin hoje, enquanto ele for mais rentável assim ninguém vai tentar um ataque de 51%, o ataque maior (Bitcoin Cash) acabou "fracassando" (o marketcap é absurdo apesar de tudo), então é difícil de ver algo assim no cenário atual.
Gustavo Livecoins
Member
**
Offline Offline

Activity: 229
Merit: 27

Criptorevolution


View Profile
May 28, 2018, 06:15:56 PM
 #9

Massa demais, eu tinha lido esse assunto e até publiquei no sábado um texto, acho que tá todo mundo se alertando sobre isso, uma vez que compensa mais o ataque em uma rede dependendo do que minerar nela, mesmo com dump nos preços nas exchanges. até o bitcoin cash é fraco em ataques 51% atualmente, ele está vulnerável de acordo com o estudo do brasileiro que o sabota colocou o link acima. mas o bitcoin não passa por isso hoje em dia não, minha opinião é que isso é impossível (95% de chance de nunca acontecer). deixo mais uma fonte ao debate: https://livecoins.com.br/ataque-51-em-altcoins-implicacoes-e-custo/
diegot02
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 39
Merit: 0


View Profile WWW
May 28, 2018, 09:09:20 PM
 #10

https://pbs.twimg.com/media/DeQVA15U0AE-mTE.jpg

Source: http://rindex.io/attack-cost

Achei curioso esse número. É bastante improvável já que além desse custo ainda teria o risco de terminar sem nada. Mas isso mostra que pra maioria dessas shitcoin é algo bastante possivel. Como ocorreu com o Bitcoin Gold. Ainda mais para os projetos brasileiros...


acredito que o estudo tá errado sobre Dash já que tem os masternodes que ajudam a validar as transações e custam uma fortuna para implementar cada um, me corrijam se eu estiver errado.
Mas o estudo é muito interessante.
jpouza
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2688
Merit: 1111


View Profile
May 28, 2018, 10:52:32 PM
 #11

Essa é fácil, interdite as rodovias do Brasil, já que a sua classe trabalhadora praticamente paga para trabalhar pq tem que sustentar uma cambada de abomináveis que se acham acima de tudo e de todos pq são agentes políticos, mande o foda-se geral pra nação que depende 100% de transporte rodoviário pra simplesmente TUDO, (investir em ferrovia pra quê, não é mesmo?), faça acordos de última hora com o governo corrupto inescrupuloso do seu país, pq aqui quem grita mais, leva mais, no segundo passo reverta o prejuízo de mais de 10 bilhões de reais para comprar os 51% do hash power, que serão devidamente extorquidos da educação e saúde com toda certeza, pq professor e médico e toda classe de saúde quando sai na rua toma borrachada na boca e não tem direito a absolutamente nada.

Problem solved.
 
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
May 28, 2018, 11:20:59 PM
 #12

Também.. porém olhe a diferença do hashrate do BTC e do ETH, mesmo assim é mais custoso realizar um ataque na rede Ethereum..

Eu imagino que, como é mais caro/menos eficiente minerar com GPU do que com ASICs, isso torna o 51% attack mais caro.. Imagine se BTC fosse minerado apenas com GPU/CPU(com o mesmo hashrate), seria mais seguro e mais descentralizado..

Sobre outras altcoins com PoW serem mais difíceis de serem atacadas eu acho que isso é mais uma questão de elas simplesmente terem sido menos pesquisadas para o desenvolvimento de asics, já que no fundo qualquer altcoin com PoW pode ser criada uma asic.

Massa demais, eu tinha lido esse assunto e até publiquei no sábado um texto, acho que tá todo mundo se alertando sobre isso, uma vez que compensa mais o ataque em uma rede dependendo do que minerar nela, mesmo com dump nos preços nas exchanges. até o bitcoin cash é fraco em ataques 51% atualmente, ele está vulnerável de acordo com o estudo do brasileiro que o sabota colocou o link acima. mas o bitcoin não passa por isso hoje em dia não, minha opinião é que isso é impossível (95% de chance de nunca acontecer). deixo mais uma fonte ao debate: https://livecoins.com.br/ataque-51-em-altcoins-implicacoes-e-custo/

Na verdade eu acho que as situações onde este ataque é possível não seria nem um atacante comprando um monte de asics para tentar, como todos pensam, as situações são como: ua empresa grande de mineração compra outra e tenta o ataque, ou um hacker conseguir redirecionar o hash de algumas grandes pools para ele, e coisas complexas do tipo.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2534
Merit: 2172


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 29, 2018, 12:21:05 AM
 #13

Também.. porém olhe a diferença do hashrate do BTC e do ETH, mesmo assim é mais custoso realizar um ataque na rede Ethereum..

Eu imagino que, como é mais caro/menos eficiente minerar com GPU do que com ASICs, isso torna o 51% attack mais caro.. Imagine se BTC fosse minerado apenas com GPU/CPU(com o mesmo hashrate), seria mais seguro e mais descentralizado..

Sobre outras altcoins com PoW serem mais difíceis de serem atacadas eu acho que isso é mais uma questão de elas simplesmente terem sido menos pesquisadas para o desenvolvimento de asics, já que no fundo qualquer altcoin com PoW pode ser criada uma asic.


Há algorítimos mais difíceis que outros, dizem que minerar ETH(ethash) é bem mais difícil do que ZEC(equihash) com ASICs, embora os dois sejam anti-ASIC..

Quote
We also had loose designs for ethash (Ethereum’s algorithm). Admittedly, ethash was not as easily amenable to ASICs as equihash, but as we’ve seen from products on the market today, you can still do well enough to obsolete GPUs. Ethash is by far the most ASIC resistant algorithm we’ve looked at, most of the others have shortcuts that are even more significant than the shortcuts you can take with equihash.
Fonte: https://blog.sia.tech/the-state-of-cryptocurrency-mining-538004a37f9b (Sia - Obelisk)



Aproveitando o tópico, tem algum estudo que mostre o custo de um ataque desse tipo em blockchains PoW+PoS?

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
lhvleao
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 128


View Profile
May 29, 2018, 02:26:53 PM
 #14

Surreal de imaginar uns ataques com esse custo bem elevado e que simplesmente podem levar a resultado nenhum. Até o mal-intencionados devem ter uma boa gestão de riscos
Silenox
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 546
Merit: 122


View Profile
May 30, 2018, 07:32:46 PM
 #15

Eu não consigo ver um projeto sólido recebendo um ataque que não seja de um governo, porque um ataque dessa magnitude destrói a credibilidade da moeda, a não ser que o plano seja muito bem executado não tem como ter lucro em uma operação dessas.
caradomiojosaborgalinha
Member
**
Offline Offline

Activity: 161
Merit: 14


View Profile
May 31, 2018, 08:01:10 PM
 #16

Não consigo encontrar motivos para alguém realizar um ataque desses, talvez os governos ou algum bilionário entediado tente fazer isso algum dia, mas de qualquer jeito é improvável que tenha sucesso, seriam necessárias 2535408 antminers S9, aonde alguém conseguiria tanto poder de processamento de imediato? Isso sem contar que a escassez de ASICs já é grande no mercado, eu mesmo estava pensando em começar a minerar porém não encontrei nada a venda na Bitmain, encontrei apenas outras pessoas revendendo. Outro ponto é que com o tempo a dificuldade de realizar um ataque de 51% aumenta, de junho do ano passado até hoje o hash rate do bitcoin aumentou 10 vezes, quando os governos começarem a pensar em acabar com o bitcoin já será tarde.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2534
Merit: 2172


Crypto Swap Exchange


View Profile
May 31, 2018, 08:52:20 PM
 #17

Não consigo encontrar motivos para alguém realizar um ataque desses, talvez os governos ou algum bilionário entediado tente fazer isso algum dia, mas de qualquer jeito é improvável que tenha sucesso, seriam necessárias 2535408 antminers S9, aonde alguém conseguiria tanto poder de processamento de imediato? Isso sem contar que a escassez de ASICs já é grande no mercado, eu mesmo estava pensando em começar a minerar porém não encontrei nada a venda na Bitmain, encontrei apenas outras pessoas revendendo. Outro ponto é que com o tempo a dificuldade de realizar um ataque de 51% aumenta, de junho do ano passado até hoje o hash rate do bitcoin aumentou 10 vezes, quando os governos começarem a pensar em acabar com o bitcoin já será tarde.

Você pode alugar(comprar) poder de processamento em sites como o https://www.nicehash.com e outros, acredito que foi assim que fizeram o 51% na Verge, ou seja, não precisa gastar com equipamentos.. Todavia é bem mais complicado numa rede grande..

O hashrate aumentou por conta do preço, em junho do ano passado talvez a "recompensa" de fazer tal ataque fosse 10x menor também.. Fora os 51%, também vale lembrar aquele hipótese que rolou do BTC x BCH, onde falaram que apontariam os miners pro BTC para aumentar a dificuldade e então sairiam, fazendo com que fosse mais demorado para achar os blocos no próximo período(não sei de quanto em quanto tempo a diff é recalculada)..

Enfim, acredito que o ponto crítico já passou, que foi lá no começo do BTC, embora não valesse nada, poderia arruinar o projeto..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
caradomiojosaborgalinha
Member
**
Offline Offline

Activity: 161
Merit: 14


View Profile
May 31, 2018, 09:37:11 PM
 #18

Não consigo encontrar motivos para alguém realizar um ataque desses, talvez os governos ou algum bilionário entediado tente fazer isso algum dia, mas de qualquer jeito é improvável que tenha sucesso, seriam necessárias 2535408 antminers S9, aonde alguém conseguiria tanto poder de processamento de imediato? Isso sem contar que a escassez de ASICs já é grande no mercado, eu mesmo estava pensando em começar a minerar porém não encontrei nada a venda na Bitmain, encontrei apenas outras pessoas revendendo. Outro ponto é que com o tempo a dificuldade de realizar um ataque de 51% aumenta, de junho do ano passado até hoje o hash rate do bitcoin aumentou 10 vezes, quando os governos começarem a pensar em acabar com o bitcoin já será tarde.

Você pode alugar(comprar) poder de processamento em sites como o https://www.nicehash.com e outros, acredito que foi assim que fizeram o 51% na Verge, ou seja, não precisa gastar com equipamentos.. Todavia é bem mais complicado numa rede grande..

O hashrate aumentou por conta do preço, em junho do ano passado talvez a "recompensa" de fazer tal ataque fosse 10x menor também.. Fora os 51%, também vale lembrar aquele hipótese que rolou do BTC x BCH, onde falaram que apontariam os miners pro BTC para aumentar a dificuldade e então sairiam, fazendo com que fosse mais demorado para achar os blocos no próximo período(não sei de quanto em quanto tempo a diff é recalculada)..

Enfim, acredito que o ponto crítico já passou, que foi lá no começo do BTC, embora não valesse nada, poderia arruinar o projeto..
Também penso que o ponto crítico já passou, se alguém quisesse "destruir" o bitcoin deveria ter feito isso 9 anos atrás, hoje é algo impossível de se fazer.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2534
Merit: 2172


Crypto Swap Exchange


View Profile
June 02, 2018, 10:14:56 PM
 #19

Aproveitando o tópico, tem algum estudo que mostre o custo de um ataque desse tipo em blockchains PoW+PoS?

Respondendo minha pergunta: é necessário gastar 20x mais para fazer um 51% attack na deCRED do que no BTC

Fonte: https://medium.com/@zubairzia/apples-to-apples-decred-is-20x-more-expensive-to-attack-than-bitcoin-68bafeb4546f

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
June 02, 2018, 10:43:17 PM
 #20

Aproveitando o tópico, tem algum estudo que mostre o custo de um ataque desse tipo em blockchains PoW+PoS?

Respondendo minha pergunta: é necessário gastar 20x mais para fazer um 51% attack na deCRED do que no BTC

Fonte: https://medium.com/@zubairzia/apples-to-apples-decred-is-20x-more-expensive-to-attack-than-bitcoin-68bafeb4546f

É que se você for considerar qualquer cripto PoS, tem o negócio de que precisa comprar uma boa quantidade dos tokens, e ao fazer isso o cara acaba inflacionando o preço nas exchanges e bla bla bla. Eu acho que quando analisamos a PoS, a principal vulnerabilidade dela é a centralização ao longo prazo em vez de um ataque 51, mas isso já volta naquela discussão de o PoS ser melhor que o PoW ou não.
Pages: [1] 2 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!