Uma aventura na mineração
OBJETIVOO objetivo deste tópico é explicar como tem sido a minha experiencia em mineração, desde Abril 2021. Vou procurar ser o mais franco possível, sem esconder os números. Porque é com os números reais que poderemos perceber o que compensa ou não, e ao longo desde processo tive de basear-me muito em números de supor. Espero que este tópico seja de ajuda para mim, pois poderá recolher outras opiniões e ideias, e que talvez venha ajudar outros a também querem entrar nesta aventura.
COMO TUDO COMEÇOUA primeira experiencia que tive em mineração, remota a 2013. Tinha uma placa gráfica AMD Radeon HD 7770, que comecei a usar para minar alguma coisa de Bitcoin. Tinha uma capacidade de hash super baixa, que gerava uns meros 0.05
BTC a cada 15 dias +/-. (Na altura isto significava, que não rendia nada... Se soube-se o que sei hoje...
). Com a malta a dizer que com as ASIC não valia a pena minar com GPU, deixei de minar ao fim de alguns meses. Mas a ideia de minar não foi posta realmente de lado. De vez em quando, iam observado os equipamentos ASIC ou outros, na espectativa de encontrar alguma coisa que pudesse usar, sem um grande investimento. Até que chegamos a 2021.
2021 - COMEÇA AVENTURADevido a valorização do Bitcoin, os fundos que foi guardando ao longo dos anos, permitiu-me tentar pegar nesse investimento, e adquirir uma GPU. E voltei a ouvir a mesma conversa: "Com as mudanças no ETH vai deixar de compensar minar apenas com uma GPU...". Pensei, onde já ouvi isto?
Mesmo assim, apos fazer contas que o investimento podia render em 6/8 meses, e por outro lado, numa situação normal nunca iria comprar uma placa gráfica tão cara para trabalhar e jogar. Então, quis entrar nesta aventura. Mas como?
PROCESSO DE ESCOLHAPor causa da valorização e do Bitcoin estar na boca do mundo, encontrar GPU a venda é uma verdadeira aventura. Ou tudo esgotado ou a preço absurdos. Uma placa que tinha o PVP na casa dos 400€, vale 2 ou 3 vezes mais. Então como fazer?
A primeira coisa que fiz foi estabelecer um valor máximo a gastar. Como ia usar o que tinha em Bitcoin para fazer a compra, e não sou rico, nem com € nem
BTC, e como disse deixei de minar em 2013 (não rendia... 0.05
BTC/quinzena... miséria...
), tinha que olhar para o que tinha em BTC e para o preço das GPU do mercado. Com essa analise, estipulei 800~900€ de investimento. Agora, tenho de encontrar uma GPU nesses valores, em stock.
Comecei a verificar junto das lojas de informática o que havia em stock. E depois verificava o rendimento que podia obter. Como por norma tenho o PC sempre ligado, analise de custo vs rendimento, tornou-se mais fácil, porque só tinha de adicionar o custo do GPU.
Apos usar vários sites, para fazer essa analise de rentabilidade, uns muito básicos outros muito confusos, conclui que o site
Minerstat era o mais pratico e no fundo reunia toda a informação que eu precisava. Calculo de custo e possível rentabilidade, alem de facilitar na pesquisa, porque tem listada o maior numero das GPU que dão para minar.
Entre o que havia em stock e a rentabilidade, fiquei focado no GPU
Nvidia RTX 3060. Pelas minhas contas, com base no valor do Bitcoin na altura, recuperava o dinheiro da compra, em cerca de 6/7 meses.
PRIMEIRO SUSTOAgora que tinha o modelo escolhido, comecei a pesquisar mais sobre o processo de mineração através da RTX 3060. Comecei a ficar apreensivo, visto que era comum ler que esta placa não era boa para mineração de ETH, de onde viria a maior rentabilidade, e que apos iniciar a mineração em poucos minutos o hash reduzia para metade. Isto significava que o investimento iria durar o dobro do tempo, o que não me agradava.
Felizmente, comecei a ler artigos que falavam de um driver, escapado "acidentalmente" (estas coisas, todos sabemos, que são sempre acidentais
) da NVIDIA que retirava o bloqueio. E depois vários relatos aqui no fórum, e não só, a confirmar isto mesmo, bem como com outras dicas, tais como ligação direta a PCIe x16 e ao ecrã, fiquei mais descansado.
A COMPRAApos toda esta analise, vamos comprar a GPU. Visto que esta analise envolveu 2 ou 3 dias, para ir revendo a rentabilidade e perceber melhor como conseguiria minar com esta GPU, tive de verificar novamente a disponibilidade de stock nas diversas lojas. De manhã tinha stock... a noite já não.
Isso obrigou a três tentativas.
A primeira tentativa, foi comprar a ZOTAC GeForce® RTX 3060 Twin Edge OC 12GB GD6, com o preço de 870€. Vi que estava com stock ao fim do dia, mas no outro dia de manha, já estava esgotada. Fiquei um pouco frustrado inicialmente, mas depois encontrei alguns artigos com uns feedbacks menos positivos. Vamos a uma nova pesquisa.
Encontrei noutra loja, a placa Asus GeForce RTX 3060 Dual OC 12GB GDDR6, que tinha um preço melhor 849€ e avancei para a compra. Mas, ao mesmo tempo, fiquei com a sensação que não ia dar certo. Então continuei a pesquisar e encontrei noutra loja o modelo Gigabyte GeForce RTX 3060 EAGLE OC 12GB, pelo mesmo preço. Fiz também a compra, mas optei por um método de pagamento que permitia pagar num prazo de 2 dias, permitindo assim ficar com a placa reservada durante este período.
Isto tudo foi num sábado, e por isso tive de esperar até segunda-feira para perceber como tinha corrido o meu "ataque" ao mercado. Claro esta, que as minhas suspeitas confirmaram-se, a compra do modelo da Asus foi cancelado e devolveram-me o dinheiro. Então tive de avançar para a 2ª opção, o modelo Gigabyte, fazendo o pagamento. Mesmo assim fiquei na espectativa, como teve 2 dias de reserva, podia ter acabado o stock. Mas felizmente, poucas horas depois de fazer o pagamento, recebi a confirmação que a compra estava confirmada. Já tenho placa nova!
PLACA ENTREGUEPassado 2 dias, recebo a placa em casa!
E agora? Não posso fazer nada!
Como disse, o meu objetivo era substituir a minha velhinha Radeon HD 7770, para uma nova placa gráfica, com o objetivo de trabalhar, jogar e minar.
Apesar de ter um bom monitor, ele já tem uns bons 8 anos e por isso ainda usa entrada VGA. Na 7770 eu tenho adaptador DVI-VGA, mas RTX 3060 só tem entradas DisplayPort e HDMI. Ou seja, esqueci-me de comprar o adaptador HDMI-VGA.
No dia seguinte, fui comprar um adaptador, que custo 15€, para conseguir ligar a nova placa ao ecrã.
Resumindo, comprei a placa
Gigabyte GeForce RTX 3060 EAGLE OC 12GB por 849€, e o adaptador por 15€, sendo o total de 864€. Dentro do plafon, objetivo cumprido.
MONTAGEM & PRIMEIRAS IMPRESSÕESReunido todo o material necessário, toca de montar. Abrir a caixa do PC, aproveitar para limpar, retirar a gráfica antigo e passar a montar a nova.
Mas, não podia ser assim tão fácil…
Visto que esta placa é maior que anterior, os discos rígidos estavam localizados de uma forma que não permita a instalação da placa. Lá tive de desmontar os discos rígidos, para os colocar noutro local, para conseguir instalar a placa. Uma coisa que tinha demorado 5 minutos, demorou 30...
Ligando o PC, a primeira coisa que faço é instalar o tal driver, que previamente já tinha feito o download:
https://onedrive.live.com/?authkey=%21AImZg23q45RZKlI&cid=DCF42BCB3A71AAE5&id=DCF42BCB3A71AAE5%21129862&parId=DCF42BCB3A71AAE5%21129818Depois fui instalar o MSI Afterburner, que nunca tinha utilizado. Aproveitei para então começar a explorar as potencialidades da placa, ainda antes de minar. Como costumo dizer, que é a mexer que se aprende, abusei nos testes do MSI.
Ajusto uma configuração, clico em aplicar, e... PC para, nada mexe no ecrã. Reset forçado ao PC, para nada aquecer de mais. Felizmente correu tudo bem. Estamos prontos para minar... mas como?
CONTINUA...COMEÇAR A MINAR > DIA ZERO > 2º DIA - A CONFIGURAÇÃO > PRIMEIROS NUMEROSPRIMEIRA SEMANASEGUNDA SEMANA - NOVA ABORDAGEM > ATUALIZAÇÃO BERLIM & VALOR BITCOIN > UM EXTRA PARA AVENTURAPRIMEIROS 22 DIAS > COMO VAI A CHIAPRIMEIRA SEMANA DE MAIO 2021 > ALEM DO OBJETIVOHASH EM ALTA vs BITCOIN EM QUEDA > O FICHEIROMAIS UMA BOA SEMANA > CONTA DA LUZMÊS DE MAIODE VOLTA AO NORMAL > UM NOVO PROJETOSEMANA DA MANUTENÇÃO > HELIUM SOONSEMANA DA NORMALIDADECHEGOU O VERÃO > THETA NETWORKTRÊS MESES DEPOIS > NOTAS SOBRE OS EXTRASA MEIO DA AVENTURA > POOL NA CHIAANALISE HASHRATETHETA & MINERAÇÃOMÊS DE JULHOCHEGOU LONDON FORKRENTABILIDADE VOLTOU A BAIXARHARDWARESÓ FALTA 30%TUDO ESTÁVELPONTO DE SITUAÇÃO GERALMAIS UM MÊS A MINARRENTABILIDADE A DESCERA PIOR SEMANADUAS SEMANAS, RENTABILIDADES DIFERENTESJÁ FALTA POUCORETA FINALOBJETIVO ALCANÇADO > E A SEGUIR?VEEM NOVOS PLANOS?CONTINUAR NO NICEHASH?COMEÇAR A USAR 2MINERSPRIMEIRA SEMANA NO 2MINERSSEM GRANDES DIFERENÇASMAIS UMA GPUNICEHASH OU 2MINERSEGUNDA SEMANA DE COMPARAÇÃOSEMANA FRAQUINHABITCOIN EM QUEDANICEHASH OU 2MINERS - O RESULTADOEXTRAS DA AVENTURAPREVISÕESUM EXTRA INTERESSANTETUDO DENTRO DA NORMALIDADEPROBLEMAS ELETRICOS, MAS NADA DE GRAVEE SE COMPRA-SE OUTRA GPU?CUSTO DA ENERGIA - AINDA COMPENSA?UM ANO NESTA AVENTURAAINDA HÁ TEMPOO RITMO MANTEM-SERENDE MENOS 20%PREÇO BITCOIN VS PREÇO GPULHR 100% DESBLOQUEADONOVE HORAS SEM MINARSÓ FALTA UM MÊSSEGUNDO OBJETIVO ALCANÇADOAVENTURA TAMBEM TEM EXTRASPARA JÁ, É CONTINUARCONTINUAR, MAS COM CALMAAS PLACAS GRÁFICAS"THE MERGE" ANUNCIADO, MAIS RENTABILIDADEMÊS JULHO 2022RENTABILIDADE CONTINUA A SUBIROTIMA SEMANA, MAS COM PROBLEMA À VISTAO SONHO DE UMA ASIC"THE MERGE" - FALTA POUCOS DIASULTIMOS DIAS ANTES DO MERGERESUMO GERAL
AGRADECIMENTOSDesde já agradeço a todos os utilizadores aqui do fórum que deram dicas, que ajudaram neste processo. Muito Obrigado!
Conforme vou tendo tempo e novidades, vou escrevendo aqui.
Agraço as vossas opiniões e ideias.
Obrigado.