ANTERIORMENTE...COMO TUDO COMEÇOUCOMEÇAR A MINAR > DIA ZERO > 2º DIA - A CONFIGURAÇÃO > PRIMEIROS NUMEROSPRIMEIRA SEMANASEGUNDA SEMANA - NOVA ABORDAGEMApos a primeira semana correr dentro das espectativas, ao entrar na segunda semana um comentário de um membro do fórum, fez-me pensar melhor na estratégia que estava a utilizar. Durante a primeira semana, usei a configuração "media" fornecida pelo NiceHash, que parecia ter uma boa relação hash/consumo, mas isso podia não ser tão compensatório. Analise que ele fez foi:
A depender do seu custo de energia, é mais vantajoso ter 49MH/S a 119W do que ter 47MH/s a 109W, tenta calcular direito pra otimizar seus ganhos, pq no caso vc esta perdendo quase 5% de hashrate e economizando quase 10% de energia, porém se este gasto de energia digamos for equivalente a R$ 10 no fim do mês e sua perda de hashrate for igual a R$ 50 ao mês, vc esta perdendo dinheiro.
Com base nesta analise, decidi tentar e verificar os resultados, ao passar a usar a configuração "alta", fornecida pelo NiceHash. Esta alteração na configuração, teve um efeito positivo, praticamente aumentou os meus ganhos diários em 50%, fase a semana anterior.
Na primeira semana fiz em media 0.00006880 BTC/24h, e nesta semana 0.00009840 BTC/24h. Ótimo resultado.
Mas será que foi só por causa das alterações de configuração?
ATUALIZAÇÃO BERLIM & VALOR BITCOINA minha segunda semana nesta aventura, arrancou praticamente logo a seguir a atualização Berlim, na rede Ethereum. Por coincidência ou não, ainda com a configuração "media" senti um ligeiro aumento de ganhos médios diários, logo apos a implementação desta atualização. Dias depois, ocorreu uma queta no valor do Bitcoin, acabando por se acentuar no final deste segunda semana. Esta combinação de fatores, atualização Berlim, queda do Bitcoin e ajuste na configuração, permitiram ter uma maior rentabilidade ao longo da segunda semana.
Infelizmente, com a queda do valor do Bitcoin, o primeiro objetivo desta aventura (recuperar o investimento na GPU) ficou mais demorado em atingir. Mas, como tem sido compensado com o aumento da rentabilidade, não tem havido muitas variações nas estimativas iniciais. Até porque, este tipo de desvalorização, teve sempre de ser pensado, quando se faz estes investimentos.
Por outro lado, faz-me alterar a minha maneira de olhar para os números. Em vez de me concentrar no valor ganho em €, passo a olhar para o valor ganho em
BTC. Assim, passo a ter a meta de minerar o mesmo valor gasto de Bitcoins, para comprar a GPU. Isso faz com que em duas semanas consegui minar 7% desse valor.
UM EXTRA PARA AVENTURAE já que estou aqui a relatar a minha aventura na mineração, com GPU, porque não adicionar "outro tipo" mineração?
Esta semana, tive conhecimento da Chia Network, que é uma moeda que usa a chama “provas de espaço” para validar as transações. Ou seja, a farm (o termo usado para a mineração desta moeda) é a utilização de espaço em disco, que esta alocado a rede Chia. Apos varias horas a ler sobre o projeto e sobre o seu sistema de farm pensei: porque não alocar, pelo menos 1TB que tenho livres, para tentar a minha "sorte"? Vou então testar.
Passo a explicar, segundo o que entendi, como funciona:
Para se poder fazer farm, é preciso criar plots, que são reservas de espaço que são então usados para a validação dos blocos da blockchain. O tamanha de cada plot, pode variar conforme as opções definidas pelo utilizador de modo a rentabilizar o maior espaço possível do disco. O tamanho standard de cada plot é de +/- 110GB. Assim, quanto mais plots tivermos, maior a probabilidade de ganhar XCH, visto que neste momento a mineração é apenas solo, onde cada bloco rende 2XCH. Neste momento existe uma probabilidade a rondar os 50%, para quem tem alocado cerca de 2TB, em conseguir ganhar 2XCH/mês.
A criação de um plot exige temporariamente cerca de 300GB de espaço (para plots K-32=110GB), memoria RAM (+/- 4GB) e capacidade de processamento, e pode demorar entre 6 a 20 horas, a sua criação. O recomendado é usar um disco SSD para a criação do plot e depois o plot de 110GB ser guardado no disco HDD. Para tudo isto, usa-se a carteira Chia. O funcionamento da carteira é bastante simples, bem como a criação do plot.
Dito isto, instalei a carteira, e demorou quase 8 horas a sincronizar com a rede (consumindo quase a 100% o processamento do CPU), e a data deste post estava a criar a minha primeira plot. Não tendo ainda muito mais detalhes para apresentar.
O que posso dizer é que para "montar" toda esta estrutura, tem de se ter muita paciência! Porque é algo que demora muitas horas. Por isso, mesmo que não venha a ganhar nada em solo, talvez possa tentar ganhar alguma coisa quando surgirem as pools.
Uma nota final, sobre este projeto, o mesmo ainda está em face de lançamento, e podem saber mais detalhes aqui:
https://www.chia.net/pt/https://github.com/Chia-Network/chia-blockchain/wikihttps://chiadecentral.com/https://bitcointalk.org/index.php?topic=5331991.0 (tópico aberto por mim, onde já temos trocado algumas ideias)
E assim se passou mais uma semana nesta aventura.
CONTINUA...PRIMEIROS 22 DIAS > COMO VAI A CHIA