Os mineradores tem as criptos quando mineram, depois vendem no mercado para cobrir os custos de energia, comprar máquinas mais atuais e.. "viver", ou seja, comprar bens, etc..
Os mineradores não sustentam a rede, são os que mais sugam, e os usuários pagam o preço dessa inflação.. Caso contrário era só aumentar a recompensa 100 vezes e então todo mundo iria minerar.. E como o ETH está migrando para PoS, a torneira de dinheiro dos mineradores vai ser fechada..
É por causa disso é que digo, que as taxas deviam ser fixas e pronto. Podia haver pequenas variações, mas nada de especial. E ficava tudo em fila de esperar, o primeiro a chegar é o primeiro a seguir.
A taxa devia ser como uma portagem no autoestrada. Quer acha muito transito quer pouco, vão todos pagar o mesmo. Quem chega primeiro, passa primeiro.
Não digo que são eles que sustentam a rede, mas são eles que ajudam a rede a fluir. Essa ideia que eles sugam, não é correta. Eles acabam por agir como o mercado permite. Não é aumentar a recompensa, é limitar o aumento de taxas, que é diferente. É não permitir que eles aceitam "suborno" para uma transação passar a frente de outra.
Eu não estou a criticar o sistema ser em PoS ou não, o que para mim não faz sentido é pagar X de uma taxa que simplesmente vai-se perder. Claro que vais dizer, se a taxa é apenas 1€, perder 50 cêntimos não é relevante. É verdade. Mas faz sentido? Não.
Se perguntares as pessoas em geral, se concordam em pagar uma taxa para um serviço, e que metade dessa taxa simplesmente não vai para ninguém nem vai servir para mais nada, todas vão dizer que isso não faz sentido. Claro que só aqueles que conhecem o funcionamento técnico das crypto é que entende isto, e as outras pessoas, mesmo que usem, nem sabe o que acontece as taxas. Mas a meu ver isso, só deixa má vista uma moeda, que é mal entendida pela maioria das pessoas.
Edit: Imprimir ou queimar moedas não tem impacto nenhum sobre a riqueza da Ilha. O carro tesla vai continuar lá.
O problema é que somente um cidadao pode imprimir moedas, e isso a custa do poder de compra das OUTRAS pessoas. Esse é o problema da inflação. Ela funciona como um imposto, pois apenas o governo pode imprimir dinheiro.
A deflação costuma ser melhor para as pessoas, pois quem tem moedas fica mais rico. Mas se você tiver 50 reais e queimar 45 e entrar no supermercado, vc apenas destruiu seu poder de compra, o que é estúpido. Assim como é estúpido para o governo queimar o dinheiro dele.
A deflação não poem a pessoa mais rica... dá a pessoa mais poder de compra, que é diferente. Ou seja, permite quem tem menos dinheiro, conseguir comprar mais coisas. Se a pessoa depois consegue fazer uso dessa oportunidade, para ganhar mais dinheiro, isso já é outra conversa.
E claro que imprimir ou queimar moedas, cria impacto na riqueza de um ativo.
Por exemplo, os EUA são dos países do mundo que mais imprime moeda, quando esta em crise. Porque? Primeiro, porque pode. Segundo, apesar da moeda desvalorizar faze a de outros países, permite injetar dinheiro no mercado, para que exista mais dinheiro para gastar. E é a gastar dinheiro, que a economia cresce e aumenta a sua riqueza.
Ou seja, se poucas pessoas trocarem ETH entre elas ou na venda/compra, o volume de negocio desce, e automaticamente o valor do ETH desce gradualmente ou simplesmente estabeleça sem alterações. Fazendo perde o interesse.
Não estou a dizer que ETH vai desvalorizar ou deixar de ter interesse no mercado. Porque nestes caso, o volume de movimentação vai continuar igual, a diferença é que em vez de ir para alguém, vai ficar no limbo. Mas, a medio prazo, significa que é dinheiro que deixa de circular, e que pode significar milhões.
Isto era o mesmo do um governo, cobrar impostos e depois pegar em metade desses impostos, e simplesmente por dentro de um cofre que ninguém tem a chave/combinação. Qual é o governo que quer tirar dinheiro de circulação? Nenhum.