Quais são as mínima/máxima ai em Lisboa durante o ano todo @joker_josue? Estava vendo o Ulrich comentar que a uma possível falta de energia na Europa poderia ser um problema neste inverno porém a Rússia resolveu ajudar.
No Inverno, anda a rondar os 8~10º de mínima e uns 16~20º de máxima.
No Verão, a mínima anda nos 22~25º e a máxima nos 32~36º.
Mas como o tempo agora anda doido, facilmente temos dias no inverno com 25º e no verão com 20º.
Se quiseres dados mais precisos sobre a temperatura media em Portugal/Lisboa, posso dizer que estatisticamente a media anual é de 18º (em 2020). Em 1960 era de 16,8º. (
https://www.pordata.pt/Portugal/Temperatura+m%c3%a9dia+do+ar+(m%c3%a9dia+anual)-1067-10167 )
---
Em relação a energia. A Rússia resolveu foi aumentar os preços!
O problema na Europa, não é uma falta de energia, mas sim o aumento de preços do gás (principalmente). O centro da Europa está muito depende do gás vindo da Rússia, e tem havido um grande aumento de preços nas ultimas semanas.
https://pt.euronews.com/2021/10/06/crise-energetica-na-europa-cinco-graficos-que-explicam-por-que-as-suas-contas-podem-subir-No caso de Portugal, claro que vamos sentir também um aumento de preços, mas temos duas vantagens: o gás usado em Portugal veem da Argélia (Norte Africa) e boa parte da energia produzida/usada em Portugal tem origem de fontes renováveis. Em Portugal Continental, apenas 30% da energia veem de combustíveis fosseis. Por isso, por cá ainda não se fala numa crise energética, apenas dos aumentos de preços.
Portugal, tem batido vários recordes, conseguindo estar dias inteiros, varias vezes por ano, a só consumir energia 100% renovável. Por exemplo, em pleno Inverno de 2020:
Durante o período de Natal, mais concretamente entre os dias 24 e 28 de Dezembro, Portugal conseguiu estar 111 horas seguidas de produção energética sem a contribuição “de qualquer produção térmica clássica”, informou a empresa que controla as vias de distribuição de energia, a Redes Energéticas Nacionais (REN) em comunicado.
Trata-se de um novo recorde, que foi possível graças à “redução de consumos no período do Natal, associada a elevadas disponibilidades eólicas e hídricas”. “O anterior período máximo sem térmica convencional tinha ocorrido em Abril de 2018, totalizando 88 horas. Este ano, a contribuição do carvão para o abastecimento o consumo de electricidade foi de 4%, quando habitualmente ultrapassava os 20%”, sublinhou a empresa.
https://www.uve.pt/page/2020-movido-a-energia-renovavel/Por isso, esperamos não vir a ser muito afetados por isso, mas claro que as empresas querem maximizar os seus ganhos e aproveitam esta "crise" para aumentar os preços. Já sabem como é...