Por que sei lá, eu acho que isso é mais coisa de norte-americano, ou é por que eu só vejo gente assim nos filmes que assisto?
Eu acho ok ser auto-sustentável até certo ponto, gerar sua própria energia, ter um poço, um espaço para plantar e alguma comida não perecível estocada, portas e janelas reforçadas e alguma arma em casa para proteção.
Mas o extremo de prever um apocalipse ou ter um bunker é algo doido.
Como eu disse, só vejo essas coisas em filmes, e é daí também que tiro a ideia de que tudo isso só serviria para fazer as pessoas durarem mais "algum tempo" caso algo muito ruim acontecesse. Sobre o ouro, certamente, seria tão importante como o Bitcoin, e menos do que uma cabra que desse leite.
Realmente o norte-americano, entra noutro nível com relação a isso, até porque existem coisas que só mesmo lá é possível. Conheço sites US dedicados a venda de equipamentos de sobrevivência nesse nível, e são coisas incríveis o que se encontra. Alias, não é só nos USA, acontece um pouco em todo o mundo, com empresas especializadas em construir bunker de luxo:
https://oppidum.ch/E boa parte dessa malta, é super fã das teorias da conspiração, dai a dedicação a essas fortalezas e preparações.
Mas estou como o TryNinja, isso muitas vezes vira hobbie, onde dedicam todo o tempo livre que tem a treinar, melhorar, armazenar e falar com outros sobre o tema.