E qual tua perspectiva sobre a relação entre os preços da bolsa dos EUA e do Brasil? Tenho visto muitas analises comentando que a bolsa brasileira está barata.
A bolsa brasileira sempre esteve barata. Eu ouço isso desde que comecei a investir, em 2010.
O Brasil é o eterno pais do futuro. E a bolsa daqui nunca subiu, so na epoca da capa da The economist, para cair devastadoramente meses depois e nunca mais recuperar.
É claro que a bolsa americana tem um perspectiva de longo prazo muito maior do que a brasileira, afinal aqui é um país periférico e lá o centro do mundo, onde tudo acontece e onde todas as ideias surgem. A NVDIA não é uma empresa do interior de Sao Paulo, e certamente não surgirá uma NVDIA aqui no nosso horizonte de vida.
Veja os ultimos 23 anos de bolsa brasileira em dolar (+50%) contra 213% do SP500.
Mas a situação piora muito quando voce ve que bolsa brasileira só caiu de 2010 pra ca, e o SP nao.
Mas já que tu nao vende seu SP por nada, me conta sua perspectiva da bolsa brasileira. E tem algumas ações específicas que tu ta olhando com mais carinho ou só o indice por si mesmo? E em relação ao desfecho da votação do calote do EUA, como acha que isso influencia o futuro da bolsa americana?
Eu nao olho ações, compro só o SP mesmo... as 500 maiores acoes dos EUA. Sigo a
estrategia do Bogle, como ja falei algumas vezes aqui. É uma estrategia de baixissimo risco e que tem dado retornos altíssimos ha mais de 50 anos e nao acredito que isso deva mudar.
Não vai ter calote, isso é literalmente FUD. O mundo entraria em colapso se isso acontecesse, e o Brasil certamente sofreria mais do que os EUA. Se eles deram calote, imagina aqui....
Voce acha que um gringo que tomou calote do tesouro dos EUA vai botar o dinheiro dele no tesouro brasileira, com o Lula flertando com o Maduro em Brasilia?
Ele vai rapar o que tiver aqui e vai pra Alemanha, Inglaterra, Franca...
PS: Sobre a Bolsa brasileira, acredito que ela deve dar um respiro no curto prazo. Bater uns 150 mil pontos nos proximos 2 anos.Talvez um pouco m ais, duvido que chegue a 200 mil.
Isso seriam em torno de 30 a 100% (numa hipotese de 200mil, super otimista) em uns 2 ou 3 anos. Muito bom.
mas considerando que o IPCA + 6 dobra a cada 5 anos, nao compensa o risco.