Sinceramente não estou a ver esse tipo de taxa assim tão especifica, surgir.
Talvez dos impostos sobre a publicidade possa existir, mas isso não é para o utilizador final, mas para os anunciantes ou empresas tipo Googla Ads.
Vale mais cobrar sobre a venda de bens de consumo, de modo geral, não importa a plataforma, do que canalizar apenas no online. Em Portugal e na Europa já existe esse imposto sobre o consumo, chamado IVA.
E aqui no Brasil acabamos de aprovar na câmara dos deputados o nosso IVA. Agora falta a aprovação no Senado e a promulgação da emenda constitucional pelo Presidente da Republica. Sorte de vocês portugueses que tem apenas uma casa legislativa. Aqui além de deputados federais, temos também senadores, coisa que em Portugal não tem.
Quanto aos impostos, com a reforma tributária, a tendência é só melhorar. Logo virá mais uma parte da reforma tributária. Essa mexerá com os impostos sobre renda e patrimônio. O governo está esperando a promulgação da primeira parte da reforma para já mandar a segunda parte para a câmara. Vamos ver como ficará as coisas.