Eu ao longo dos anos, tenho tentado manter-me algo afastado dessa "dependência".
Por acaso, nunca fui dado as redes sociais. Provavelmente tenho conta no YouTube, desde que ele surgiu na senda mundial, e o mesmo acontece no Facebook e Twitter(X). O YouTube ainda uso, não para seguir pessoas, alias não sigo ninguém. Apenas vejo vídeos de musicas que gosto e um ou outro conteúdo, por uma questão de utilidade no momento que preciso. No caso do Facebook e X, simplesmente não uso, nem login faço (será que ainda tenho a conta!?).
Talvez, fique hoje bem envolvido no fórum, mas porque tenho a vantagem de saber onde fiquei na ultima vez e não perder uma conversa.
Qualquer das formas, normalmente procuro ao fim de semana diminuir atividade, tento estar mais tempo com amigos, ver um filme ou realizar outro tipo de tarefa. Sempre tentei ter dias da semana que desligo ou do trabalho, ou do PC. Gosto de estar ao PC, mas não fico naquela de ter de ir ver sempre como estão as coisas. Alias, quando estou com amigos e afins, até esqueço de ver o telemóvel. As vezes, até me atraso a responder a perguntas importantes feitas via WhatsApp.
Sempre fui um pouco assim. Lembro, quando jogava mais tempo, que quando fosse para a cama dormir, e chegava ao ponto que antes de adormecer ficava a pensar em estratégias de superar algo no jogo, era o momento de fazer uma pausa no jogo - e normalmente fazia isso com alguma normalidade. Bastava uma noite isso acontecer, que fazia uma pausa nos dias seguintes.
Não vou dizer que não "sofra" um pouco dessa "dopamina", mas tento ir desligando e equilibrando.