Mas qual é o motivo para estarem a liquidar? A malta esta a vender as posições?
Se é por uma questão de taxas que estão a perder clientes, então o departamento de marketing esta a falhar claramente.
Esse fundo era uma prisão.. ninguém conseguia sair dele.. isso acontecia há 10 anos.. ano passado estava com 50% de desconto! sendo que eles tem esses BTC em custódia dando lastro.. uma loucura pensar nisso.. e eles também tem outros fundos (de outras moedas) com um premium absurdo.
Deve ter muita gente que estava esperando por esse momento há muito tempo.. seja para fazer autocustódia (que é de graça) ou para escolher uma gestora melhor.. 1,5% contra 0,2% de taxas ao ano é muita coisa, principalmente no longo prazo.
Enquanto o GBTC perdeu uns 10k BTC, o ETF da BlackRock teve mais ou menos isso de entrada.. mas é difícil saber se essa migração foi direta.
Estou olhando para os gráficos, segundo o Arthur Hayes (que postei em outro tópico), as operações de compra e venda por esses ETFs serão feitas às 16h EST.. ontem e hoje teve um pico de volume mais ou menos nesse horário no BTC/USD na Coinbase, mas o preço se manteve.
Não sei o que mudou de forma tecnica com a conversão da Grayscale em ETF, mas antigamente o preço tinha um belo desconto considerando o seu lastro pois cada BTC que entrava tinha que ficar lá, preso pela eternidade. Então se eu depositava 1 BTC por 1 grayBTC, a única forma de voltar atrás seria vendendo esse 1 grayBTC, e se não tem ninguém querendo entrar no fundo, eu tenho que atrair compradores ao vender com um desconto.
Muita gente comprou shares da Grayscale descontadas (tipo, 1 BTC por 0.85 BTC) e agora consegue, de alguma forma, realizar esse lucro da diferença. Provavelmente é o que tem forçado a venda de alguns BTCs.
Mudou que agora as pessoas podem sair.. ontem eles estavam com 617.000 BTC, hoje com apenas 605.000 BTC (fonte:
https://etfs.grayscale.com/gbtc).. tiveram mais saques hoje, amanhã devem estar com menos de 600k.