O SEPA ja era pra ser igual ao PIX faz muito tempo. Existe o Instant SEPA porem è cobrado e tem tipo 15k de limite. Enfim, bem atrasados nesse aspecto.
Pois é, o PIX nada mais é que cópia do Sepa Insta.
Cara eu acho muito engraçado os europeus nao curtem pagamento a vista. Quase nada se opera a vista, claro nao é a prazo, mas os caras sao viciados em dia útil, 2 dias no mínimo.
O crescimento que existe de operacoes com liquidação instantânea, é tudo estrangeiro usando, tipo PayPal, neteller, mbway........
Mas depois de copiar o sepa insta, o pix ganhou vida própria e realmente é uma tecnologia formidável. Eu tambem recebi o relatório do bacen, fiquei abismado com os numeros.
O SEPA não tem nada haver com o PIX.
Basicamente o SEPA trata-se de um sistema europeu, que visa harmonizar a realização de pagamentos em euros. É verdade que com o Instant SEPA, esses pagamentos podem ser realizados de forma quase instantânea. Mas, por interesses bancários, de modo a pagarem mais taxas, muitos bancos cobram as taxas para quem quer que as transferências seja imediatas. Felizmente, alguns bancos, já começaram a fazer transferências instantâneas sem custos extra, em especial as fintech.
O Pix é equivalente as apps de transações, como PayPal ou MB Way, em Portugal.
Quem usa MB Way em Portugal, tem a mesma experiencia do Pix, com transações instantâneas e gratuitas.
O pix é uma cópia do Sepa Insta no sentido que:
O sepa ligou centenas de bancos da zona do euro, um banco alemao consegue pagar a um banco portugues assim por diante, havendo taxa claro.
O sepa Insta nada mais é o sepa melhorando para funcionar instantaneo, havendo taxa tambem.
No Brasil, um banco só enviava saldo a outro banco por TED ou DOC, poderia demorar 1 a 2 dias e ter taxas. O Pix fez uma ligacao de transferencia instantanea entre todos os bancos, tanto quando o Sepa ja tinha feito na europa, bem como o sepa insta fez, mas teve baixa adocao, pois se trata da cultura europeia a nao necessidade de dinheiro a vista.
Mas ledo engano achar que o pix nao tem taxas, o BC cobra de todos os bancos de 1 a 11 centavos, acontece que desde 2020, muitas fintechs nao repassam essas taxas aos clientes, pois estao tentando conquistar novos clientes, aumentar a carteira, basta ver o nubank que ao mesmo tempo é o banco que mais tem cliente e mesmo assim todo ano apresenta saldo de prejuizo, justamente por isso, o banco está subsidiando as taxas do pix. Coisa que a Europa nao faz com taxas do sepa.
Agora o seu exemplo de que o pix seria mais parecido com paypal ou mbway tambem está muito distante, porque ate onde sei paypal usa o modelo de conta gráfica, ou seja, é fácil enviar saldo paypal a outra conta paypal, ou saldo mbway a outra conta mbway, porque das vezes que eu tentei retirar o saldo paypal para outras plataformas e bancos, os custos eram de quase 5%.
O pix sim, consegue tirar saldo do BB e enviar no NUbank, ou receber no Bradesco saldo do jp Morgam brasil, nada relacionado a uma mera transacao grafica interna, pois se fosse assim de Nubank para nubank, ou bb para bb, como era antigamente na epoca de ted, transacao interna tambem nao tinha taxa.
Hoje em dia tenho conta na europa, uso o sepa, pago 10 centavos por envio/receber.
Na BitcoinP2P ja passamos por 3 bancos para implementar o pix qrcode a nossos clientes: BTGPactual, Flagship e agora Delcred.