HMMM, tenho um pouco de dúvidas se guerras são realmente eficazes pra ''impedir'' recessões, entendo que o argumento aqui é sobre gastos e expansão da economia do lado da guerra, mas confesso que me faltam dados sobre a relação entre essas duas coisas.
Sobre''abrandar'' a taxa de juros, se tu olhar todas as ultimas 11 recessões, elas ocorreram em meio baixa de juros. Então sabemos que, abrandar a taxa de juros por si só não é efetivo pra impedir recessões. Mas ao mesmo tempo, também é dificil saber quantas recessoes foram impedidas ou adiadas por terem abrandado. Mas sabemos quantas NAO FORAM.
Tens o exemplo da 2ª Guerra Mundial, que tirou os EUA da recessão.
A Grande Depressão, também conhecida como Crise de 1929, foi a maior crise financeira da história dos Estados Unidos,[2] que teve início em 1929 e persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial.
Não percebi essas das recessões ocorreram na baixa de juros. Vamos ver a 2007-2008.
18 de setembro, 2007 - 20h04 GMT (17h04 Brasília)
Fed corta juros nos EUA pela primeira vez em quatro anos
O Federal Reserve (Fed), banco central americano, anunciou nesta terça-feira um corte de meio ponto percentual na taxa básica de juros, de 5,25% para 4,75% ao ano.
5% é juros baixos, numa economia como os EUA?
Eles tiveram de baixar, porque estavam a entrar em recessão, não ao contrario:
Janeiro de 2008
O mundo já sentia os efeitos da crise das hipotecas de alto risco e cresciam os sinais de que os Estados Unidos estavam à beira de uma recessão. O Fed então realizou uma reunião extraordinária para cortar os juros em 0,75 ponto percentual, para 3,5% ao ano.
EDIT:
Normalmente é bem eficiente ...
Depende do que se entende por eficiente.
Se a ideia é colocar metade das pessoas sem dinheiro... sim é eficiente.
Depois é logico, se ninguém tem dinheiro, ninguém compra, se ninguém compra no mínimo é os preços baixarem para ver se alguém compra.