Bem legal a ideia, agora só comentando uma coisa sem ser uma critica... No meu dia-dia frequento muitos lugares sem sinal de telefone mas pela experiencia que eu tenho hoje em dia existe uma linha muito tênue entre o sinal possibilitar enviar e receber sms e não funcionar dados moveis... Onde eu vivo tenho a impressão que as 2 coisas funcionam no mesmo range (Ou eu tenho minimamente dados móveis e sms ou eu não tenho nenhum dos dois), mas talvez em regiões extremamente remota a realidade pode ser outra e tenha essa diferenciação maior entre disponibilidade de SMS frente a dados móveis.
Isso acontece, porque os smartphones de hoje estão programados por usar as redes mais altas (4G ou 5G). É verdade que normalmente estão configurados para eles se ajustarem as redes existentes do local onde se esta, e ele ajusta para o 2G se for preciso. Mas, normalmente ele esta sempre em pesquisa constante das redes mais altas, acabando por gerar instabilidade na rede mais baixa presente na região.
Nesses casos, o recomendado é ajustar as definições, para o equipamento só utilizar a rede mais baixa, gerando assim maior estabilidade.
Outro ponto a levar em consideração, é que normalmente as apps de SMS das versões mais recentes do Android e do iOS, estão configuradas por defeito para usar via dados. Apesar de continuar a ser usada a tecnologia SMS, eles usam recursos mais avançados, que são complementados pelos dados. Isso gera muitas vezes conflitos na rede ou demora na entrega das mensagens. No caso do Android, chama-se a isso chats RCS, que mistura SMS e internet.
Por isso, se a pessoa estiver a usar realmente os SMS padrão/clássico e a rede 2G. No local onde consegue fazer chamadas, consegue enviar SMS. E até pode acontecer, conseguir enviar SMS e não conseguir fazer chamadas.