...adicionalmente eu salvo também os "derivation path", pois já tive um problema grande uma vez ao tentar transferir fundos do bitcoin core mobile para a electrum no pc uma vez por conta de um derivation path bem "diferente".
Bitcoin core mobile? Nunca ouvi falar ;^p
Salvar o derivation path, bem como o
fingerprint (dependendo da carteira, não mostra) é ótimo, pois facilita a restauração você sabendo o caminho (alias, é isso que os descritores se propôs a resolver)
Fora isso, acho de fato perigoso... sei lá, não confio nesses backups de wallets, pra mim os únicos backup realmente confiavéis são as chaves privadas e as seeds,
Pra mim qualquer um dos dois serve, sendo a frase mnemônica mais importante de fato, porém um arquivo criptografado é melhor para transportar digitalmente e mais fácil de restaurar, mas tem que tomar cuidado com o malware (o mesmo vale para a seed phrase).
Na Electrum não dá pra importar private-keys em uma carteira que você criou com seed. Na hora de importar pelo console vai dar uma mensagem de erro dizendo que o tipo de wallet não suporta importar private-keys.
OK, no Electrum isso não será possível.
Mais uma questão esclarecida.

Você pode contornar isso importanto a chave privada que você quer + a chave privada que faz parte do conjunto de uma carteira HD na Electrum criando um keystore de importação, assim, mesmo não pertencendo a semente, ela juntará os UTXO ao fazer o envio porque você as importou no mesmo keystore.
É uma alternativa se quiser juntar os inputs de uma carteira HD com uma chave privada não-HD e se não quiser usar o bitcoin core só pra fazer isso, já que com ele prunado ou não, tem que baixar toda a blockchain de uma vez.