Eu diria que quase ninguem se preocupa com essas questões de privacidade, vazamento de dados e coisas assim... Só as pessoas da comunidade bitcointalk e ou um outro grupo de nerds no reddit. De forma geral as pessoas tão cagando pra isso. Querem só segurança das moedas mesmo. E isso a ledger oferece.
Totalmente de acordo. Por isso é ainda mais incrível as novas HW, com mil e uma funcionalidade, que na realidade ninguém vai usar, mas tem a ideia que é mais seguro do que uma versão anterior.
Enfim, é a lei do mercado, o marketing é a necessidade constante de apresentar coisas novas e diferentes, mesmo quando não é preciso.
As hardware wallets estão cada vez ficando cada vez mais nichadas, antes o foco era só um ambiente isolado pra gerar carteiras/chaves privadas e assinar transações no dispositivo, tinha só a trezor, ledger e keepkey e a comunicação era somente via USB, hoje tem cerca de 50 ou 100 marcas.
Hoje tem hardware wallets air-gapped, a maioria com foco somente em bitcoin e funções extras de criptografia que na minha opinião, ajudam muito - é o caminho que mais faz sentido pra mim.
E também tem as hardware wallets que focam em adicionar cada vez mais altcoins, memecoins, o foco é correr pra adicionar suporte a shitcoin do momento, um exemplo disso principalmente é a ledger e a trezor. E o meu ponto aqui é que claramente funções que aumentam a autocustódia ficam pra trás, como modos de backups criptografados como na krux e coldcard já tem.
A bitbox tem uma abordagem de backup (opcional) interessante, você pode escolher gerar um backup no cartão SD que vem junto da caixa, só que o backup não é criptografado (bem que poderia ser), eu gostaria de ver isso nas carteiras Trezor...