Hoje em dia ainda é preciso ativar windows?

Pelo menos aqui eu só instalo e já está tudo ok. Talvez eu tenha colocado una key valida anos atrás e ela ficou salva na minha placa mãe, mas nunca comprei o windows. E também comprei minhas peças de forma individual, então nada de comprar pc montado que já vem com o OS.
Me livrei dessa praga a alguns anos.
Não estou falando dos ativadores, cracks etc... estou me referindo ao windows mesmo

Desde que migrei para o Linux me safei de muita dor de cabeça... e te digo: não sinto falta de nada.
Não vou duvidar que para quem trabalha com algum software especifico de edição de imagens, engenharia, etc... o windows ainda seja um requisito obrigatório, mas aí eu pergunto: se o cara depende dessa ferramenta para ganhar dinheiro, porque não fazer as coisas do jeito certo e pagar a maldita licença?
Hoje em dia a licença original não é mais cara, acho que a MS nem vende mais a vitalícia, é tudo por assinatura e é barato, sem contar os computadores que já vem com o windows original e ativado instalado pelo fabricante.
Aí o cara vai lá e mete algo ilegal no ganha-pão dele, colocando em risco algo muito maior do que o valor de uma licença original.
E do outro lado... se fó só pra acesso a internet e uso básico de programas, pões um ubuntu da vida e se acostumem meus camaradas.
É diferente e mais desafiador no inicio? sim, é!!! Mas o Linux de hoje em dia não é mais coisa para nerd não.