Evita porque uma coisa dessas somente seria colocada em pauta se começar a aparecer muito CSAMs e demais conteúdos imorais e ilegais.
Defina censura? pelo jeito você defende a liberdade de espressão como uma liberdade absoluta. Segundo eu mesmo não existem liberdades absolutas(1), a sua termina quando começa a minha. Isso é uma visão colocada em você pela pérfina revolução francesa, você não está pensando por sí próprio.
Então em nome da liberdade de expressão podemos fazer qualquer coisa? inclusive postar imagens de pedofilia na cadeia de blocos do Bitcoin? existem limites para tudo amigo, menos para ignorância. Ignorância mata. Dentro de uma geração seus genes estarão extintos porque centamente você não tem filhos ao pensar assim.
(1) PINHEIRO, Davi, Filosofia Fundamental, [livro eletrônico], Ed. do Autor, 2020, PDF, ISBN 978-65-00-14668-4 Capítulo 8.4 página 52
https://davipinheiro.com/wp-content/uploads/2020/12/FILOSOFIA-FUNDAMENTAL.pdfAmigo, acho que você já esta a começar a divagar sobre o assunto.
Além disso estar a tirar conclusões, sobre coisas que nem sequer foram abordadas.
Eu falei em censura, não em liberdade absoluta. São coisas diferentes.
Uma coisa é a pessoa ter liberdade, outra é não sofrer consequências do uso dessa liberdade. Sim, a pessoa deve ter liberdade de escolha, mas também tem de estar disposto assumir as consequências dessas escolhas. Ter liberdade exige responsabilidade.
Por exemplo, uma pessoa tem a liberdade de não comer. Mas, isso não a livra da consequência de ter problemas de saúde ou até morrer.
Neste caso especifico, porque é que você assume sempre que o OP_RETURN só será usado para fins desumanos?
Se for usado, para um manifesto sobre "Filosofia Fundamental"? Ou se for usado, para divulgar informação estilo WikiLeaks para fugir a censura?
Sim, pode vir a ser usado para coisas ilegais. Assim, como a Internet é usada para essas barbaridades.
Mas, como os operadores de telecomunicações não são responsáveis por essas barbaridades, os mineradores e nodes não são responsáveis.
Podes dizer que as autoridades removem esse conteúdo e no blockchain não dá para remover. Sim, mas...
Sim, não dá para remover. Mas, o conteúdo não é divulgado simplesmente porque esta no blockchain. É necessário software ou exploradores do blockchain expor esse conteúdo. Se esses serviços não o expuserem, é conteúdo irrelevante.
Os serviços que expuserem ou facilitarem o acesso a esse conteúdo, é que são responsáveis por os divulgar e serão punidos. Como já acontece na darkweb.
Por sua vez, quando se começa a criar ferramentas para determinado tipo de bloqueio, facilmente se começa a criar outros bloqueios. Haverá sempre desculpas para bloquear algo. Ignorância é desconhecer a historia humana, e ver o resultado de quando se começa a bloquear algo sob o argumento que irá evitar um determinado tipo de comportamento.
Olha, por exemplo, o caso das VPNs. Hoje estão sofre forte pressão das autoridades, por causa da IPTV. Querem que as VPNs comessem a olhar para o trafego dos utilizadores e bloquear determinados conteúdos. Se eles começam a fazer isso, qual vai ser a exigência a seguir? Hoje é conteúdo IPTV, amanha é o que?
A China passa a estar legitimada para filtrar todo o trafego dos seus cidadãos? Segundo as suas autoridades é para o bem dos mesmos.
Só uma nota final:
Dentro de uma geração seus genes estarão extintos porque centamente você não tem filhos ao pensar assim.
Deve ter cuidado, ao usar esse tipo de abordagem. Porque voce nunca sabe se a pessoa a quem diz isso, tem ou não tem filhos. E não sabe, caso a pessoa não os tenha, se não os tem por ter usado a sua liberdade de escolha, ou não os tem porque nem teve a oportunidade de escolher fruto de algum problema de saude.
Quando fala com os outros lembre-se do que voce proprio defende:
Segundo eu mesmo não existem liberdades absolutas(1), a sua termina quando começa a minha.