Hoje encontrei um artigo, bem interessante sobre este assunto.
Fica desde já o link para quem quiser analisar:
https://cnnportugal.iol.pt/bitcoin/jeffrey-epstein/bernardo-mota-veiga-bitcoin-e-os-ficheiros-de-epstein-o-ruido-o-mito-e-a-realidade-dos-numeros/20260209/6989f71cd34e0ec52ec3553aO artigo fala muito da polémica que se foi gerado, pela palavra bitcoin ou outras ligadas ao bitcoin, aparecerem nos ficheiros. O artigo até compara com o ouro que é encontrada +7000 vezes (o Bitcoin +1500 vezes).
Está observação é bem clara do que aconteceu sobre estes ficheiros:
A ideia que dá hoje é que todas as palavras que constam nos ficheiros de Epstein não prestam, mas tiramisu aparece nos ficheiros e não é por isso que vamos todos deixar de comer tiramisu.
Outra observação feita pelo o artigo diz:
Não há dúvidas, depois de ler centenas de páginas, que Epstein andava em torno das criptomoedas e que foi um dos investidores mais precoces no setor (sempre referido como investidor e não como criador de tecnologia), além de que os ficheiros são todos posteriores a 2009, data em que a bitcoin foi lançada.
(...)
Desses artigos de investigação a slides de apresentação de oportunidades de investimento, fica claro o interesse em blockchain mais do que na própria bitcoin e, portanto, nada aponta para o facto de a quebra da cotação da bitcoin dos últimos dias ter algo a ver com o que consta nos ficheiros por parte do DOJ.
O artigo conclui com uma observação bem clara:
Será o mercado, e só o mercado, a determinar o destino da bitcoin. Não serão os ficheiros do DOJ, nem os rumores fabricados, nem a raiva das redes sociais. Será a utilidade, a adoção, a tecnologia, o capital e o tempo. A bitcoin já sobreviveu a governos, proibições, crashes, guerras internas, ataques mediáticos e ciclos de euforia e pânico. Se a utilidade se confirmar, sobreviverá também a Epstein.
Bem interessante o artigo.
Nós já falamos um pouco sobre este assunto.
Mas, o que vocês acham de todo esse filme a volta deste bandido que está a ser gerado? Especialmente em relação ao Bitcoin.