Acho que esse é meu terceiro post sobre tecnologia pós-quântica, mas é que o assunto realmente me interessa

Li isso hoje:
Blockstream testa proteção pós-quântica no Bitcoin com sucesso na rede LiquidAinda não é oque buscamos, mas já é prova de que a tecnologia para assinatura é viável e pode ser aplicado nas criptos, basta chegar a um consenso.
Por mais que eu esteja ligado no asusnto, até antes disso eu nunca tinha ouvido falar desse "SHRINCS" mas gostei... gostei também que a adesão à essa proteção quantica é opcional, então a favor do @Joker_josue que defende que só deve ser protegido os fundos de quem realmente tá "vivo", segue o diz na matéria:
A ferramenta permite a adesão voluntária dos investidores e um usuário em busca de proteção máxima tem a opção de travar seus ativos em um contrato que exige assinaturas pós-quânticas para a liberação de qualquer gasto financeiro.
Enfim, apenas um pontapé, muita coisa ainda precisa ser definida, pois
"mas não torna a rede Liquid imune a ataques quânticos em sua estrutura central. Componentes vitais do sistema, como o protocolo de consenso de blocos, o mecanismo de lastro com o Bitcoin original e a ocultação de ativos confidenciais, ainda operam sob a segurança da criptografia clássica."