Bitcoin Forum
March 26, 2026, 06:36:00 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 30.2 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Recuperar acesso a moedas com o BIP39 (Ian Coleman)  (Read 129 times)
joker_josue (OP)
Legendary
*

Activity: 2338
Merit: 6767

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
March 21, 2026, 08:55:55 AM
Merited by TryNinja (2), alegotardo (1), bitmover (1), rdluffy (1), Forsyth Jones (1), Rappitman (1)

Um dia destes, estava a fazer umas experiencias com swaps entre varias moedas, e usava a wallet Coinomi, para gerir o portfolio. Estava tudo a funcionar minimamente bem, até que surgiu algo estranho.

Enviei um plafon para um endereço ETH, a transação foi feita e validada, mas o saldo na wallet não atualizava. Indicava sempre que tinha zero no endereço. Isso significava que não conseguia movimentar esse dinheiro.

Apos algumas pesquisas, descobri que era comum o Coinomi ter falhas na sincronização com o blockchain do Etherium, e que poderia demorar vários dias e várias reiniciações, até conseguir fazer a sincronização. Então, como ter novamente acesso as minhas moedas?

Primeira tentativa
Visto ter a seed da minha wallet, comecei para tentar usar outra wallet ETH. Fui para a famosa MetaMask, consegui restaurar a seed, mas o saldo não apareceu.

Ao analisar, percebi que o MetaMask não estava a usar o mesmo derivation path que o Coinomi, e por isso estava a gerar endereços novos, em vez de ir buscar o que já tinha saldo. Abri varias wallets, mas nunca batia no mesmo derivation path e por isso o MetaMask não era a solução.

Opção Private Key
Então, com mais algumas pesquisas, percebi que a melhor forma de resolver esta questão, era através do Private Key do endereço. Mas, a Coinomi não apresenta essa informação (pelo menos nunca consegui encontrar), apenas a da wallet, o que não estava ajudar.

Então, para obter essa informação, decidi usar a ferramenta BIP39 Tool do Ian Coleman. Mas, por questões de segurança, não deveria usar a versão online desta ferramenta, visto que iria estar a expor a seed da minha wallet (mesmo não tendo intenções de a voltar a usar). De modo a fazer isso, precisava baixar do GitHub a ferramenta, e usar um PC offline para utilizar. Como estou com Windows, decidi usar o Windows Sandbox.

Para quem não sabe, o Windows Sandbox, permite abrir como que uma seção Windows nova, isolada do sistema principal, como fosse uma nova instalação. Depois de entrar no sandbox, fiz o downalod do BIP39 Tool, desconectei da internet, e podia agora começar a usar.

BIP39 (Ian Coleman)
Nunca tinha usado esta ferramenta, para algo tão serio, digamos assim. Mas, ela é relativamente fácil, pois praticamente vai buscar automaticamente toda a informação necessária para apresentar os resultados.

Depois de colocar a seed no respetivo campo BIP39 Mnemonic, fui olhar para o Derivation Path BIP44 onde lista os endereços da wallet.

Usando o derivation path de base, pesquisei os primeiros 200 endereços de 8 wallet diferentes, e nada do endereço que tinha o plafon. Dito assim, parece que demorei muito, mas não. Na ferramenta, é possível logo definir para ver logo 200 endereços, depois foi só fazer "Localizar" para procurar pelo endereço que tinha saldo.

Como a opção BIP44 não estava a funcionar, fui para a opção Derivation Path BIP32. Nesta opção, é possível escolher manualmente o derivation path. Felizmente no Coinomi é possível obter essa informação, o que tornou tudo ainda mais fácil.

Basicamente, defini o derivation path correto, e logo o primeiro endereço da lista era o que tinha saldo. Já tinha o Private Key do endereço.

Recuperar acesso e mover fundos
Com o Private Key consegui abrir uma wallet no MetaMask diretamente para o endereço em questão. Apesar de não estar muito familiarizado como o MetaMask, o processo foi relativamente simples.

Entrei no MetaMask e no menu cliquei em Import Account, escolhi a opção "Private Key" e introduzi a informação relativamente ao endereço pretendido. Feito! Voltei a ter acesso ao meu ETH.

Passo seguinte, era mover essas moedas, para uma nova wallet. Apos mais umas pesquisas por uma carteira que permitisse várias criptos diferentes, encontrei a Exodus Wallet, que é auto custódia e funciona em Windows (não queria extensões em browsers ou no telemovel). Instalei, criei uma wallet e movi o todo o saldo para a nova wallet.

Mais uma aventura, mais uma experiencia. Todo este episodio, mostra a importância de ter sempre acesso as seeds das nossas wallets. Pois, mesmo que algo dê errado com o software que estamos a usar, iremos sempre conseguir recuperar/ter acesso as nossas moedas. Lembra-nos também, que nunca devemos usar ferramentas online para colocar a seed. Tudo deve ser feito offline.

E o Exodus, é uma boa wallet? Esse feedback fica para outro tópico.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
Forsyth Jones
Legendary
*

Activity: 1848
Merit: 2015

I love Bitcoin!

View Profile WWW
March 21, 2026, 01:58:21 PM
Merited by joker_josue (1)

Seu post deixa claro que, somente com a seed de recuperação NÃO É O SUFICIENTE em alguns casos pra ter acesso de volta pra algumas moedas, no seu caso um token da rede ETH (nunca ouvi falar desse 'plafon').

No Bitcoin, é mais fácil e talvez somente a seed phrase seja realmente suficiente, pois a maioria das carteiras usam os mesmos derivation paths, porém o mesmo pode não repetir com outras moedas. Até um certo tempo atrás, as HWs Trezor e Ledger usavam um hdkeypath diferente pra ETH, eu acho que com XMR acontece a mesma coisa, alguém pode me corrigir se eu estiver errado.

Lembra que algumas carteiras antigas, assim que o BIP39 foi introduzido e era novidade, as carteiras lhe pediam pra armazenar o blockheight de quando a carteira foi criada (como a multibit HD)? I.e: blockheight 252644 + seed phrase? Pois naquela época as carteiras escaneavam por transações à partir do bloco tal, que é o bloco de nascimento daquela carteira, principalmente em carteiras SPV ou que baixavam cabeçalhos de blocos baseadas no blockheigth de quando a carteira foi criada, hoje obviamente não precisa mais disso, somente com a seed phrase, em tese, você recupera tudo.

Por isso que é sempre bom guarda além da seed phrase:

- Fingerprint da carteira;
- Derivation path.
- Passphrase (se tiver habilitado).

Supondo que a coinomi não informasse o hdkeypath? Você teria que gastar mais alguns minutos pesquisando, sites como esse informam todos os derivation paths entre as carteiras mais conhecidas: https://walletsrecovery.org/#wallet-types
Eu não sei se ele está atualizado e parece que só tem informações pra BTC.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
.
.Duelbits PREDICT..
█████████████████████████
███████████▀▀░░░░▀▀██████
██████████░░▄████▄░░████
█████████░░████████░░████
█████████▄▀██████▀▄████
████████▀▀░░░▀▀▀▀░░▄█████
██████▀░░░░██▄▄▄▄████████
████▀░░░░▄███████████████
█████▄▄█████████████████
.
.WHERE EVERYTHING IS A MARKET..
█████
██
██

██
██
██████
Will Bitcoin hit $200,000
before January 1st 2027?

No @1.15         Yes @6.00    
█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
March 22, 2026, 07:10:49 AM

Seu post deixa claro que, somente com a seed de recuperação NÃO É O SUFICIENTE em alguns casos pra ter acesso de volta pra algumas moedas, no seu caso um token da rede ETH (nunca ouvi falar desse 'plafon').

"Palfon" não é um token, é uma expressão que usei para dizer "saldo".  Cheesy

Era mesmo ETH que não estava a conseguir aceder. Eu sabia que tinha lá o dinheiro, porque via saldo no endereço via blockchain.
Mas, como a carteria não sincronizava, eu não conseguia utilizar esse dinheiro.

Supondo que a coinomi não informasse o hdkeypath? Você teria que gastar mais alguns minutos pesquisando, sites como esse informam todos os derivation paths entre as carteiras mais conhecidas: https://walletsrecovery.org/#wallet-types
Eu não sei se ele está atualizado e parece que só tem informações pra BTC.

Já não me recordo se informava o hdkeypath ou não.
O derivation paths ela dizia qual era. No caso do MetaMask não dá é para escolher o derivation paths que queremos utilizar.

Fiquei com a ideia, sem certeza, que o MetaMask trabalha no BIP44 e a Coinomi esta em BIP32.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
Rappitman
Member
**

Activity: 136
Merit: 34

View Profile
March 22, 2026, 03:18:22 PM

Wooow!!! Que luta!! Mas achei legal compartilhar para se ver os caminhos e que precisamos sempre ter tudo resguardado. As vezes fico pensando em ter mais de uma wallet para tentar-me proteger mais do inesperado…. Mas sempre fico na cabeça que isso pode simplesmente aumentar a minha chance de ter problemas. Parabéns pela solução, achou um caminho “fora da caixa”

sabotag3x
Legendary
*

Activity: 3094
Merit: 3130

♻️ Automatic Exchange

View Profile
March 22, 2026, 06:39:46 PM

as HWs Trezor e Ledger usavam um hdkeypath diferente pra ETH

Um tempo atrás eu tentei importar uma seed criada na Ledger em uma Trezor.. não estava conseguindo encontrar o saldo (porque eu estava importando a seed errada Tongue)

Mas na minha pesquisa descobri que as duas tinham uma diferença no gerenciamento das chaves.. agora não lembro a rede, se era Ethereum ou Bitcoin.

Essa falta de padronização é uma chatisse.

Se não me engano cheguei a usar a Exodus (são tantas com nomes parecidos) logo no início da minha jornada porque tinha muitas moedas.. mas acabei abandonando.. não lembro o motivo, talvez porque era pesada demais.

Acho que Electrum + Metamask já são suficientes para deixar uns trocados para usar no dia a dia.. apesar que MetaMask também está trabalhando com BTC, então daria pra fazer tudo numa só caso você não se importe em entregar seus dados para a Consensys Tongue

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████▀░░▄████▄░░░▀██████
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
██████▄░░░▀████▀░░▄██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀
▀████████████▀▀░░░░

CCECASH 
alegotardo
Legendary
*

Activity: 3094
Merit: 1659

☢️ alegotardo™

View Profile WWW
March 22, 2026, 10:57:53 PM
Merited by joker_josue (1), Forsyth Jones (1)

Verdade!
Eu já tive um problema semelhante quando tinha em meu celular uma wallet autocustodiada que só me dava a seed também, quando tentei levar ela pro desktop tive muita dificuldade em encontrar o endereço correto com o saldo porque eu não sabia o derivation path, foi aqui memso no fórum que alguém me fez uma sugestão que deu certo... apesar de ser um saldo pequeno são experiências bem desagradáveis. E que bom que pra ti @joker_josue também deu tudo certo.

Mas agora eu pergunto... e se isso fosse acontecer com uma pessoa mais leiga? Certamente a maioria dos usuários sequer anotam a seed em um lugar seguro, então diante de um problema desses eles iriam ou traver mais virus pro computador, ou então dar um jeito de exporem informações e serem roubados de vez.

.
.Duelbits PREDICT..
██████████░░▄████▄░░████
█████████▄▀██████▀▄████
█████▄▄█████████████████
.
█████
██
██

██
██
██████
before January 1st 2027?

█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
Forsyth Jones
Legendary
*

I love Bitcoin!

View Profile WWW
March 23, 2026, 02:08:06 AM

Se não me engano cheguei a usar a Exodus (são tantas com nomes parecidos) logo no início da minha jornada porque tinha muitas moedas.. mas acabei abandonando.. não lembro o motivo, talvez porque era pesada demais.

Acho que Electrum + Metamask já são suficientes para deixar uns trocados para usar no dia a dia.. apesar que MetaMask também está trabalhando com BTC, então daria pra fazer tudo numa só caso você não se importe em entregar seus dados para a Consensys Tongue
A Exodus é uma boa carteira sim, já está há mais de 1 década no mercado, porém é de código fechado, ou seja, não use pra quantias muito altas. Para Bitcoin, existem opções muito melhores como Sparrow, Electrum, Wasabi... porém para multimoedas, imagino que a cake wallet pra desktop seja uma boa opção por ser uma alternativa de código aberto.

Verdade!
Eu já tive um problema semelhante quando tinha em meu celular uma wallet autocustodiada que só me dava a seed também, quando tentei levar ela pro desktop tive muita dificuldade em encontrar o endereço correto com o saldo porque eu não sabia o derivation path, foi aqui memso no fórum que alguém me fez uma sugestão que deu certo... apesar de ser um saldo pequeno são experiências bem desagradáveis. E que bom que pra ti @joker_josue também deu tudo certo.

Mas agora eu pergunto... e se isso fosse acontecer com uma pessoa mais leiga? Certamente a maioria dos usuários sequer anotam a seed em um lugar seguro, então diante de um problema desses eles iriam ou traver mais virus pro computador, ou então dar um jeito de exporem informações e serem roubados de vez.
Por isso que algumas pessoas acabam encontrando este forum, principalmente se não encontrarem tutorial no youtube. Foi assim que eu vim parar aqui. Cheesy

.
.Duelbits PREDICT..
██████████░░▄████▄░░████
█████████▄▀██████▀▄████
█████▄▄█████████████████
.
█████
██
██

██
██
██████
before January 1st 2027?

█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
March 23, 2026, 07:38:01 AM

Para um leigo, talvez a primeira sensação seja: bolas, já perdi o meu dinheiro, porque enganei-me no endereço.

Neste caso, como era a wallet que não sincronizava, estava sempre o saldo a zero. Logo, alguém que não perceba muito do assunto, acaba por ficar logo perdido.

Isso abre realmente uma porta para bandido se aproveitar. O leigo iria pesquisar mal sobre o problema, e haveria alguém que iria recomendar o "ferramenta maravilha" online, que daria para recuperar o dinheiro. Depois já sabemos qual seria o resultado...

Enfim, este é o problema deste universo cripto, existe muita variáveis, que para quem não esta tão dentro do assunto, poderá sentir-se totalmente perdido.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
bitmover
Legendary
*

Activity: 2982
Merit: 7350

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
March 23, 2026, 12:14:41 PM
Last edit: March 23, 2026, 05:46:32 PM by bitmover

No Bitcoin, é mais fácil e talvez somente a seed phrase seja realmente suficiente, pois a maioria das carteiras usam os mesmos derivation paths, porém o mesmo pode não repetir com outras moedas. Até um certo tempo atrás, as HWs Trezor e Ledger usavam um hdkeypath diferente pra ETH, eu acho que com XMR acontece a mesma coisa, alguém pode me corrigir se eu estiver errado.

A seed sempre é suficiente para recuperar os fundos. Em qualquer blockchain (a nao ser que tenha pass phrase).
Isso pq a seed phrase contem todas as privatekeys possíveis em todos os derivation paths.

O que aconteceu ai é que simplesmente a coinomi usa um derivation path diferente do padrão da metamask.
Mas ele poderia ter mudado o derivation path na própria metamask, talvez so desse mais trabalho.

O derivation path da ledger tb é diferente do metamask padrão, sempre preciso mudar la.

Iancoleman.io é uma ferramenta incrível e bastante didática
Tem ate o dicionário da seed em português que fizemos

O bitcoin tambem tem suas especificidades e as vezes é mais difiicl de recuperar pelo icancoleman. Por exemplo, tem que procurar no path de change addresses que é outro

███████▄▄███▄███▄
███▄▄████████▌██
▄█████████████▐██▌
██▄███████████▌█▌
███████▀██████▐▌█
██████████████▌▌▐
████████▄███████▐▐
█████████████████
███████████████▄██▄
██████████████▀▀▀
█████▀███▀▀▀

▄▄▄██████▄▄▄███████▄▄▄
███▌█████▀███▌█████▀▀███████████▄▄▄▄▄▄▄▄
███▌█████▄███▌█████▄███▐███████████████████▄
▐████████████▀███████▄██████████▀▀▀▀▀▀▀▀████▀
▐████████████▄██▄███████████▌█████████▄████▀
▐█████████▀█████████▌█████████████▄▄████▀
██████████▄███████████▐███▌██▄██████▀
██████████████▀███▐███▌██████████████████████
████▀██████▀▀█████████▌███▀▀▀▀███▀▀▀▀▀▀▀████▌

P R E M I E R   B I T C O I N   C A S I N O   &   S P O R T S B O O K      

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

98%  
RTP

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

█▀▀

▀▀▀

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

HIGH 
ODDS

▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀

▀▀█

▀▀▀

..PLAY NOW..
rdluffy
Legendary
*

Activity: 2912
Merit: 1924

View Profile WWW
March 23, 2026, 04:21:02 PM

Bom tópico joker

Sabe que é bom quando fazemos esse tipo de coisa, porque aprendemos muito, sempre tem alguma coisa útil que você pode usar no futuro
Eu já vi muita gente sofrendo com esse derivation path por usar uma carteira e depois tentar recuperar a seed em outra, sempre acaba dando algum erro

Sei que você tem suas preferências, mas aqui eu gosto muito de usar assim:

BTC = Electrum
Redes EVM = Metamask
Solana - Phantom

Não gosto mais de usar essas carteiras da Coinomi, Exodus, Trust etc, só em raros casos

E ainda bem que você conseguiu recuperar suas moedas, você já tem experiência com cripto, se fosse um novato com certeza não conseguiria resolver como você conseguiu

.Winna.com..

░░░░░░░▄▀▀▀
░░

▐▌▐▌
▄▄▄▒▒▒▄▄▄
████████████
█████████████
███▀▀███▀

▄▄

██████████████
████████████▄
█████████████
███▄███▄█████▌
███▀▀█▀▀█████
████▀▀▀█████▌
████████████
█████████████
█████
▀▀▀██████

▄▄
THE ULTIMATE CRYPTO
...CASINO & SPORTSBOOK...
─────  ♦  ─────

▄▄██▄▄
▄▄████████▄▄
██████████████
████████████████
███████████████
████████████████
▀██████████████▀
▀██████████▀
▀████▀

▄▄▄▄

▄▄▀███▀▄▄
▄██████████▄
███████████
███▄▄
▄███▄▄▄███
████▀█████▀███
█████████████████
█████████████
▀███████████
▀▀█████▀▀

▄▄▄▄

.....INSTANT.....
WITHDRAWALS

...UP TO 30%...
LOSSBACK

PLAY NOW   
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
March 23, 2026, 06:23:38 PM

O que aconteceu ai é que simplesmente a coinomi usa um derivation path diferente do padrão da metamask.
Mas ele poderia ter mudado o derivation path na própria metamask, talvez so desse mais trabalho.

Acredito que sim. Mas não encontrei essa informação, na pesquisa que fiz.
Por isso acredito que seja mais trabalhoso (ou pesquisei mal, também pode ter sido o caso).

E ainda bem que você conseguiu recuperar suas moedas, você já tem experiência com cripto, se fosse um novato com certeza não conseguiria resolver como você conseguiu

Sim. Eu resolvi a questão, em uns 20 minutos.
Acredito que outros teriam tido mais dificuldade.

Fiz este tópico, com a ideia de poder vir ajudar alguém no futuro.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
Forsyth Jones
Legendary
*

I love Bitcoin!

View Profile WWW
March 24, 2026, 04:20:16 PM
Merited by joker_josue (1)

Sim. Eu resolvi a questão, em uns 20 minutos.
Acredito que outros teriam tido mais dificuldade.

Fiz este tópico, com a ideia de poder vir ajudar alguém no futuro.

Essa é a verdadeira utilidade desse script, porém muita gente cria suas carteiras através dele, isso é errado, já que ele é baseado em javascript e não tem boa aleatoriedade.
Além disso, é uma boa ferramenta pra aprender como as chaves privadas funcionam, xpub, xpriv, passphrase... é uma ótima ferramenta pra aprender a parte técnica do Bitcoin.

Tens que tomar cuidado, pois existem muitos phishings do script iancoleman nos mecanismos de buscas, muitos novatos podem acabar caindo.

.
.Duelbits PREDICT..
██████████░░▄████▄░░████
█████████▄▀██████▀▄████
█████▄▄█████████████████
.
█████
██
██

██
██
██████
before January 1st 2027?

█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
joker_josue (OP)
Legendary
*

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
March 24, 2026, 07:08:52 PM

Tens que tomar cuidado, pois existem muitos phishings do script iancoleman nos mecanismos de buscas, muitos novatos podem acabar caindo.

O link que eu deixei no OP é para o original.

Mas, não confiem simplesmente, confirmem/verifiquem sempre antes de usar.
Além disso, usar apenas num dispositivo offline ou isolado, como eu fiz.

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████