Cobrar pedagio algo pode tb ser politica da UE pra incentivar o uso do trem
Não... é apenas uma forma de cobrar mais uma taxas. Talvez com a desculpa que serve para cobrir os custos de manutenção.
Nesse respeito de portagens (pedágio), posso falar sobre a minha experiencia em 4 países europeus: Portugal; um pouco de Espanha, França, Inglaterra.
Em Inglaterra, já fiz mais de 2000km de estrada e nunca paguei portagem, com estradas com qualidade. Apenas passei ao lado de uma via, que tem portagem, mas dá para fazer um caminho mais longo sem portagem.
Espanha, praticamente não há portagem em praticamente lado nenhum. Pelo menos já fui de Portugal até França e nunca paguei portagem. Na zona mais norte, sei que existe algumas vias com portagem.
França, paga! Fiz poucos km em França, mas nos 400km que fiz, paguei um absurdo em portagens.
Portugal, bem praticamente todas as autoestradas tem portagens. Recentemente retiraram de algumas do interior, apos vários anos de protestos. Mas, para entrar em Lisboa, via as principais pontes, paga uns 3-4€ em portagem. Se andar nas autoestradas circulares de Lisboa, paga portagem. Se viajar entre as principais cidades - Lisboa <> Porto - vai ter de pagar quase 30€ em portagens (em cada sentido).
Alternativas? Sim, pode ir de comboio Lisboa-Porto, o bilhete de ida e volta anda ao mesmo preço e demora o mesmo tempo de carro ou mais. Ir de avião pode ser opção, mas custa uns 100€, e com todo o processo de segurança demora o mesmo tempo.
Mas, não sou contra a portagem. Quem anda nessas vias, é que tem de pagar a sua manutenção. Salvo casos sem nenhuma alternativa, como é o caso das pontes de Lisboa, que obrigam milhares de pessoas que trabalham na capital a ter de pagar portagem todos os dias.