cara, eu sempre fui muito desconfiado de tudo antes mesmo de conhecer o bitcoin, então confesso que para cair em um golpe a pessoa terá que ser muuuuito criativa e persuasiva, pois já tentaram me aplicar até um golpe bem elaborado de engenharia social uma vez e eu saquei o esquema no último passo antes de enviar um arquivo medonho de "log" pro meliante.
A questão não é ser fácil ou não cair em esquemas. A coisa não custava muito na altura, em você acabava por facilmente tentar.
Repara, já não tenho valores em mente, mas tinham uma plataforma em que o primeiro nível de "investimento" era enviar 0.01 e receber +5% de volta 24h depois, fruto da "mineração". Você recebia 0.01 facilmente numa faucet. Então, basicamente não tinha nada a perder.
Agora imagina, você tentar e receber, voltar a tentar e receber, enfim, passava vários dias ou semanas e estava sempre a receber.
Ao longo do processo você vai envidado um pouco mais, para receber mais 8 ou 10%.
O ponto é que quando você começa ouvir malta a dizer que isso tem potencialmente de ser esquema, e mesmo assim continua, é que já pode ser o problema.
E é, no dia em que a plataforma fica offline e nunca mais se recebe o dinheiro de volta.
Nos valores para a época, a perda não era alta. Mas, aos valores de hoje, ter perdido 0.02 ou 0.03 é muito.