Esses dias li um artigo de uma reseach de investimento tradicionais. E queria trazer alguns pontos sobre o BTC que achei interessante e esse tópico pode ser usado como comparativo para o futuro:
HashrateAtualmente, o hashrate do BTC caiu cerca de 10% em relação à máxima histórica. Mas é um movimento normal, onde costuma acontece a cada 2 ~ 4 anos quedas mais acentuadas:
Fonte: coinwarz
MineraçãoNo último mês, cerca de 32% do processamento vem dos EUA, 47% é estimado que venha da China, 0.22% da República Tcheca e o restante, 20%, é colocado como Desconhecido. Lembrando que é uma estimativa de todos.
Fonte: hashrateindex
DificuldadeNos últimos 12 meses, a dificuldade aumentou 12%. Teve um pico em Novembro, mas com a queda do hashrate a rede foi se adaptando.
Fonte: bitinfochartsNúmero de transaçõesNos últimos 12 meses houve um aumento de 58% das transações. Saindo de ~390 mil/dia para mais de ~620 mil/dia. Esse aumento gradual pode sugerir a entrada de mais Institucionais. No longo prazo, a atividade da rede está acompanhando a valorização.
Fonte: bitinfochartsTaxas da redeNos últimos 12 meses houve uma queda de 79% no valor em USD das taxas. Pra mim é uma métricas que mais surpreende

Fonte:
bitinfochartsLightning NodesNo último ano, a criação de nodes na rede LN aumentou pouco. Foi de 14.621 para 14.700 (0.54%). Na minha visão de ganho, é uma alternativa a mineração. Mas como uma rede para ser utilizada, não faz sentido tê-la, visto que as taxas na rede principal já estão muito baratas, como mostrado anteriormente. Então isso justifica a estagnação.

Fonte:
bitcoinmagazineproGestão dos ETFsOs Ativos Sob Gestão (AUM) estavam em queda em fevereiro, mas no final do mês começaram a subir e agora estão em tendencia de queda em sua grande maioria. Muito ligado aos conflitos macro.

Fonte:
checkonchainBem, seriam esses os dados que eu queria mostrar. Basicamente queria mostrar as métricas do BTC, mostrando que a nossa "empresa" anda muito bem das pernas e continua nos dando lucros. Se eu me lembrar, tentarei trazer esses mesmos dados trimestralmente para sempre ter um comparativo. Se quiserem posso trazer outros dados que esqueci aqui. Pensei em trazer a quantidade de carteiras criadas e movimentações, mas é um dado que não fala muita coisa. Qualquer coisa só avisar!