Bitcoin Forum
June 02, 2026, 03:53:39 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 31.0 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Analise BTC onchain  (Read 64 times)
Pumared (OP)
Hero Member

Activity: 2030
Merit: 729

View Profile
May 29, 2026, 06:56:14 PM
Merited by joker_josue (2), sabotag3x (1)

Esses dias li um artigo de uma reseach de investimento tradicionais. E queria trazer alguns pontos sobre o BTC que achei interessante e esse tópico pode ser usado como comparativo para o futuro:

Hashrate

Atualmente, o hashrate do BTC caiu cerca de 10% em relação à máxima histórica. Mas é um movimento normal, onde costuma acontece a cada 2 ~ 4 anos quedas mais acentuadas:

Fonte: coinwarz

Mineração

No último mês, cerca de 32% do processamento vem dos EUA, 47% é estimado que venha da China, 0.22% da República Tcheca e o restante, 20%, é colocado como Desconhecido. Lembrando que é uma estimativa de todos.

Fonte: hashrateindex

Dificuldade

Nos últimos 12 meses, a dificuldade aumentou 12%. Teve um pico em Novembro, mas com a queda do hashrate a rede foi se adaptando.

Fonte: bitinfocharts

Número de transações

Nos últimos 12 meses houve um aumento de 58% das transações. Saindo de ~390 mil/dia para mais de ~620 mil/dia. Esse aumento gradual pode sugerir a entrada de mais Institucionais. No longo prazo, a atividade da rede está acompanhando a valorização.

Taxas da rede

Nos últimos 12 meses houve uma queda de 79% no valor em USD das taxas. Pra mim é uma métricas que mais surpreende

Lightning Nodes

No último ano, a criação de nodes na rede LN aumentou pouco. Foi de 14.621 para 14.700 (0.54%). Na minha visão de ganho, é uma alternativa a mineração. Mas como uma rede para ser utilizada, não faz sentido tê-la, visto que as taxas na rede principal já estão muito baratas, como mostrado anteriormente. Então isso justifica a estagnação.

Fonte: bitcoinmagazinepro

Gestão dos ETFs

Os Ativos Sob Gestão (AUM) estavam em queda em fevereiro, mas no final do mês começaram a subir e agora estão em tendencia de queda em sua grande maioria. Muito ligado aos conflitos macro.

Fonte: checkonchain

Bem, seriam esses os dados que eu queria mostrar. Basicamente queria mostrar as métricas do BTC, mostrando que a nossa "empresa" anda muito bem das pernas e continua nos dando lucros. Se eu me lembrar, tentarei trazer esses mesmos dados trimestralmente para sempre ter um comparativo. Se quiserem posso trazer outros dados que esqueci aqui. Pensei em trazer a quantidade de carteiras criadas e movimentações, mas é um dado que não fala muita coisa. Qualquer coisa só avisar!
sabotag3x
Legendary
*

Activity: 3164
Merit: 3258

♻️ Automatic Exchange

View Profile
May 29, 2026, 07:18:43 PM

Taxas da rede

Nos últimos 12 meses houve uma queda de 79% no valor em USD das taxas. Pra mim é uma métricas que mais surpreende

Será que isso é por conta das taxas subsat que viraram tendência? já que o número de transações aumetou no mesmo período..

Tem esse gráfico das taxas em BTC também?

░░░░▄▄████████████▄
▄████████████████▀
▄████████████████▀▄█▄
▄██████▀▀░░▄███▀▄████▄
▄██████▀░░░▄███▀▀██████▄
██████▀░░▄████▄░░░▀██████
██████░░▀▀▀▀▄▄▄▄░░██████
██████▄░░░▀████▀░░▄██████
▀██████▄▄███▀░░░▄██████▀
▀████▀▄████░░▄▄███████▀
▀█▀▄████████████████▀
▄████████████████▀
▀████████████▀▀░░░░

CCECASH 
Pumared (OP)
Hero Member

View Profile
May 29, 2026, 09:37:08 PM

Taxas da rede

Será que isso é por conta das taxas subsat que viraram tendência? já que o número de transações aumetou no mesmo período..

Encontrei esse aqui, a média foi na faixa dos 800 sats:

Fonte: corecharts

Acredito que o subsat tenha grande influencia nisso e que deve diminuir ou estagnar a LN também.

bitmover
Legendary
*

Activity: 3052
Merit: 7464

Trêvoid █ No KYC-AML Crypto Swaps

View Profile WWW
May 30, 2026, 07:39:13 AM
Merited by Pumared (1)

Estatísticas bacanas.

Número de transações

Nos últimos 12 meses houve um aumento de 58% das transações. Saindo de ~390 mil/dia para mais de ~620 mil/dia. Esse aumento gradual pode sugerir a entrada de mais Institucionais. No longo prazo, a atividade da rede está acompanhando a valorização.

Acho que antes tínhamos mais NFT e coisas assim, que contam como apenas 1 transação.

Agora temos mais transacoes normais que ocupam pouco espaço no bloco

Taxas da rede

Acredito que o subsat tenha grande influencia nisso e que deve diminuir ou estagnar a LN também.

Eu mesmo so faco transações sub satoshi ha um bom tempo...

▄▄████████████████████▄▄
▄███████▀▀██████▀▀███████▄
████████████████████████
████████▄▄██████▄▄██████

████████████████████████
██▄▄█████████████▄▄██████
██▀▀██████████████████▄▄██
██████▀▀██████████████▀▀██
██████████████████████████
██████▀▀██████▀▀████████
████████████████████████
▀███████▄▄██████▄▄███████▀
▀▀████████████████████▀▀

DΞX.fo 
▄▄██████
█████████
██████████
█████████
██████████
█████████
▀▀██████

▄███████
▄██████████
████████████
█████████████
█████████████
|
▄▄█
▄████▀
▄███▀
▄██▀▄██
█████▀▀
███████
████████
▀██▄████
▄████▄▄
▄█████▀███
▄█████▀████
█████▀███████
▀██▀█████████
|  BTC     XMR  
  DAI     LTC  
   Fees  0.8%    
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2408
Merit: 7068

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
May 30, 2026, 08:35:10 AM

Mineração

No último mês, cerca de 32% do processamento vem dos EUA, 47% é estimado que venha da China, 0.22% da República Tcheca e o restante, 20%, é colocado como Desconhecido. Lembrando que é uma estimativa de todos.

Acho estranho dizer que 47% vem da China.
Que eu sabia por lá ainda é proibido minerar. Será que houve alguma mudança que me escapou?

Bem, julgo que eles deram uma folga nesse rigor, mesmo assim a folga não daria para minerar quase 50% (julgo eu).

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
Pumared (OP)
Hero Member

View Profile
June 01, 2026, 11:51:06 AM
Last edit: June 01, 2026, 03:50:44 PM by Pumared

Mineração

Acho estranho dizer que 47% vem da China.
Que eu sabia por lá ainda é proibido minerar. Será que houve alguma mudança que me escapou?

Bem, julgo que eles deram uma folga nesse rigor, mesmo assim a folga não daria para minerar quase 50% (julgo eu).

É um valor estimado, pois realmente não tem como saber exatamente pois a maioria da mineração vem das pools. Então a nacionalidade exata do minerador não há como saber nesse caso da China.

Edit:

Tivemos o terceiro pior mês desde janeiro de 24 para os ETFs de BTC:

Últimos quatro meses

A dominância segue estável na casa dos 60% desde agosto de 2025.
Pages: [1]
  Print  

Jump to: