Eu não li, mas tenho certeza que tudo isso está descrito nos termos de uso quando você cria uma conta nesses serviços. Pois nos serviços pagos geralmente eles habilitam pra ti a opção de desativar o mecanismo de treinamento a partir das mensagens que você troca com a IA.
E mais, esse tipo de coleta de dados existe muito antes da IA, o Google por exemplo sobreviveu por anos oferecendo serviços grátis, coletando nossos dados e vendendo pras empresas.
A maior crítica sobre as IAs é que elas roubam muito conteúdo protegido por direitos autorais em seus treinamentos.. tanto que essas empresas já fecharam acordos bilionários com algumas empresas (o caso mais recente é uma parceria da OpenAI com a Getty, mas também já teve com a Disney e também grandes jornais).. não foram dados que você enviou para eles.
A justificativa deles é legal.. mas ao mesmo tempo é ruim se pensar em termos de "justiça".. porque a IA roubou de um artista, mas esse dinheiro será distribuído com todos, não só com o artista.. enfim..
A ideia do Musk é que a IA produza tanto e nos leve a uma sociedade de abundancia completa. Nesse sentido, ele até recomenda uma série de livros que comecei a ler, de uma sociedade que vive em total abundância e ninguém trabalha e nem existe mais dinheiro. Os robos fazem tudo e tomam todas as decisões relevantes da sociedade. Série A cultura de Iain Banks.
Isso também será utópico de mais, não achas?
Acho que todos nós conseguimos juntar um conjunto de trabalhos, que por mais robótica que existe, será difícil serem feitos por eles.
Além disso, ninguém trabalhar? Os humanos tem de ter algum tipo de atividade útil, nós precisamos disso.
Sem dinheiro, acho mais realístico de acontecer, até porque o dinheiro foi uma invenção humana, que bem sabemos que já trouxe mais problemas do que soluções.
Acho que será uma realidade.. só vai demorar.. robôs vão coletar materiais, robôs vão construir robôs e por ai vai..
Tenho duvidas sobre o fim do dinheiro.. acredito ser mais fácil esses robôs terem donos e negociarem entre si.
Vou procurar esse livro, parece interessante.