No meu PC que paguei R$ 10k eu rodo tudo no talo em 60 fps e pirateio milhares de reais por ano de jogos. Depois é só trocar uma peça de PC de cada vez e vou "dando upgrade".

Com os aumentos recentes de preço, a coisa esta mais complicada a nível de upgrade. Eu tive de adiar o meu...
Mas, certamente também se irá sentir no mercado das consolas.
No caso da ligação de internet, acho que as vezes tem-se uma ideia errada, que funciona em todo o lado.
Vamos por assim as coisas: você pega na sua consola e vai de ferias com amigos para o interior, tem TV, tem energia, não tem internet.
Se tiver um jogo em suporte físico, pode continuar a jogar com os amigos. Se precisar de Internet, ter lá a consola ou não, é igual, não dá para jogar.
Eu entendo, não haver suporte físico (apesar de achar que devia ser sempre uma opção), não concordo é com a exigência de internet para jogar.
Existe muitos casos, de grandes jogos que era tudo via online, que nos primeiros dias foram um caos para se conseguir baixar/jogar os mesmos.
Teres um equipamento físico para jogar, mas dependes de equipamentos externos para o realmente o conseguir fazer, não faz muito sentido.
Não existir consolas, e ser tudo via cloud, pode funcionar para quem joga pontualmente. Para quem é mais regular, a experiencia não é tão agradável.