Complementando.. o preço dos consoles é justamente barato (comparando com um PC com a mesma potencia) porque o objetivo deles é ganhar dinheiro com a venda de jogos.. existe até um termo para descrever isso chamado "modelo lâmina de barbear" (
https://en.wikipedia.org/wiki/Razor-and-blades_model).. a Meta faz a mesma coisa com os óculos de VR.
Essas porras ai para dificultar jogar sem conectar na internet é justamente para prevenir a pirataria e lucrar.. o próprio @TryNinja é um exemplo disso

Pois é. E tem gente que elogia os consoles por que "são mais baratos".
Boa sorte pagando R$ 3k em um console pra depois ter que comprar jogo de R$ 300 ou R$ 350 sem chance de revenda.
No meu PC que paguei R$ 10k eu rodo tudo no talo em 60 fps e pirateio milhares de reais por ano de jogos. Depois é só trocar uma peça de PC de cada vez e vou "dando upgrade".

O jogador que migra dos consoles para o PC dificilmente volta a ter o console como plataforma principal. Talvez compre um console para jogar um exclusivo ou outro, mas a plataforma principal acaba sendo o PC.
Além das inúmeras funcionalidades, tem Discord, live, a liberdade de fazer o que quiser, mods e muito mais. A performance geralmente é melhor, sem contar a comunidade. Eu sou um grande fã da comunidade de games.
Você chegou a ver a versão de Bloodborne que fizeram para PC? Um port rodando a até 90 FPS, em 4K, com suporte a controle de Xbox. Só não tem o online, porque obviamente isso é exclusivo da Sony. Mas, cara, Bloodborne a 60 FPS já é sensacional.
Eu gosto muito da franquia e estou jogando aqui. Ficou incrível. É uma coisa que a Sony não teve a competência de fazer, mesmo sendo um pedido da comunidade há muitos anos, desde o lançamento do PS5.
É, mas pra jogar tudo no console você precisa gastar 10k na maquina ou no minimo uns 5-6k numa maquina media que nao deve durar muito pra jogar jogos da ultima geração (em vez de 400 dolares, que dá 2000 reais e é tranquilo trazer em viagens). Sem falar no monitor, que é mais caro que uma TV, e lá se vão mais de uns 2-4k (e no console você joga na TV que usa pra ver filmes, jogos de esportes etc que tem outros usos).
Já estamos falando em no 13k, 14k, pra jogar. Ou no minimo ai uns 6k com um bom monitor. E ainda tem que comprar um controle de 500 reais.
É muitas vezes mais caro.
Eu assino a PSN plus no pacote normal desde que saiu o PS4. Tenho uns 500 jogos só da PSN, muito jogo muito e bom. É muito dificil eu comprar um jogo, e sao 350 raeis por ano, uns 30 reais por mês pra jogar muito jogo bom. Todo mês sai jogo legal, esse dias saiu FC 26, Nine Sols, diablo 4...
Acho que quem curte jogar PC e tal pode ser, mas mesmo pirateando sai muito mais caro. E quem aguenta jogar 10-20 jogos AAA por ano? Cada jogo desse sao no minimo umas 100-200 horas....
Quando eu era criança/adolescente e universitario so jogava no computador (era viciado no WoW). Mas migrei pros consoles.
Hoje em dia acho que a pirataria está muito pior pq tem muito jogo online. E os consoles sao baratos e os compuatdores estao muito caros...