Bitcoin Forum
May 11, 2024, 05:32:03 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Como explicar BitCoin? Para espalhar a mensagem.  (Read 1991 times)
lituar (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 75
Merit: 10


View Profile
January 23, 2012, 05:55:08 AM
 #1

Hoje tive o seguinte desafio, explicar para 3 caras o que eram BitCoins. Um era estudante de adminstração, outro de engº química e outros de publicidade. Eu dei o meu melhor, explquei a descentralização da moeda, o fato de você minerar BTC pelo seu PC, como Moeda normal e a compra e venda de BTC. Expliquei tudo com técnica e analogia. No final eles acharam que eu "criava dinheiro" em casa, como se eu plantasse dinheira. Eles não entenderam o sistema de moeda digital e universal, porém como explicar para que ele entedendam e para a comunidade BitCoin possa crescer, principalmente no Brasil como é o caso,? Como fazer mentes conservadoras entenderem o Bitcoin?

Why dont you get paid by every file downloaded? Yes, you can. uploaded.to
Help? Donate.
BTC - 1NhcitLsepHod6bP8kpdi6qTzDGrThjitK
LTC - Lgfdw4gU4X3DLRqLknfSEivoa34VAagV3F
1715448723
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715448723

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715448723
Reply with quote  #2

1715448723
Report to moderator
1715448723
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715448723

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715448723
Reply with quote  #2

1715448723
Report to moderator
1715448723
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715448723

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715448723
Reply with quote  #2

1715448723
Report to moderator
Bitcoin mining is now a specialized and very risky industry, just like gold mining. Amateur miners are unlikely to make much money, and may even lose money. Bitcoin is much more than just mining, though!
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715448723
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715448723

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715448723
Reply with quote  #2

1715448723
Report to moderator
1715448723
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715448723

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715448723
Reply with quote  #2

1715448723
Report to moderator
1715448723
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715448723

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715448723
Reply with quote  #2

1715448723
Report to moderator
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
January 23, 2012, 02:37:45 PM
 #2

Bom,

 Eu consegui explicar para a minha avó de 80 anos, pra minha tia, mãe, pro meu filho de 14 anos, enfim... Para toda a minha família... E eles espalham a notícia pelo Facebook, Twitter, Orkut, etc...

 Começo dizendo que Bitcoin é dinheiro, nada mais. Simples assim. Só que puramente digital, que só existe dentro do computador deles. Parecido com o saldo no banco, que também só existe no computador do banco.

 Só que o Bitcoin é um dinheiro que não é controlado por nenhum banco ou governo e, o controle está nos computadores conectados na rede (pública) Bitcoin. Que qualquer pessoa pode participar.

 Também deixo claro que o governo NUNCA terá o controle sobre os Bitcoins e, que a única forma de tentarem acabar com o Bitcoin, seria talvez tentar desligar a Internet do mundo inteiro, o que nunca acontecerá. Deixo claro que o governo não tem como saber quantos Bitcoins temos.

 Também digo que, o "Garimpo de Bitcoins" é na realidade, o fato de você fornecer o seu computador para a rede Bitcoin, afim de aumentar a segurança da própria rede, "alugando" processamento de dados para ela e, em troca, você é pago em Bitcoins mesmo, pela própria rede.

 Para enfatizar os "Bitcoins" e o "Garimpo de Bitcoins", eu digo que a Carteira de Bitcoins (software Bitcoin client) é análogo ao banco, ou seja, é concorrente direto do banco e, que o garimpo é análogo a casa da moeda, mais uma vez, concorrente direto dessa.

 Também costumo explicar que os Bitcoins são limitados e que a taxa de inflação é BEM previsível, muito diferente da atual moeda em vigor por aí... Também explico que os Bitcoins não podem ser falsificados e que também não se pode gastar o mesmo Bitcoin duas vezes.

 Também deixo claro que Bitcoin é dinheiro IGUAL ao Dólar, ao Euro e ao Real. Com a vantagem de você poder enviá-lo de um computador para o outro, de/para qualquer parte do mundo, sem nunca precisar do Bradesco ou do Itaú, por exemplo...

 Desculpe pelos muitos "também"...  Tongue

Abx!
Thiago
lituar (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 75
Merit: 10


View Profile
January 23, 2012, 03:25:18 PM
 #3

Quote
Também digo que, o "Garimpo de Bitcoins" é na realidade, o fato de você fornecer o seu computador para a rede Bitcoin, afim de aumentar a segurança da própria rede, "alugando" processamento de dados para ela e, em troca, você é pago em Bitcoins mesmo, pela própria rede.

Acho que era essa explicação de garimpo que me faltava. Porque sempre quando digo que você processa dados na rede BitCoins, as pessoas acham "Então você gera dinheiro gratuito na rede?! Isso é impossível e bla´blá!". Logo em seguida eu tentava explicar o limite de impressão dos BitCoins e dificuldade que regula a impressão dos mesmos, mas daí escafedeu-se! Acho que eles não conseguem fazer a analogia de BitCoin ser uma moeda digital, como o dólar é uma moeda física.

Mas também, eu fico me matando para explicar para o administrador empresas, sendo que ele tem preguiça de ler sobre BTC na wikipedia... Assim não dá!

Só por curiosidade, o que o seu filho disse em relação ao BitCoin? Se com 14 anos eu tivesse descobrido uma coisa dessa, vixi!

Why dont you get paid by every file downloaded? Yes, you can. uploaded.to
Help? Donate.
BTC - 1NhcitLsepHod6bP8kpdi6qTzDGrThjitK
LTC - Lgfdw4gU4X3DLRqLknfSEivoa34VAagV3F
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
January 23, 2012, 04:16:12 PM
 #4

LOL

 Que bom que te de dei uma luz!!  ^_^

 A maioria tem medo de mudança e preguiça mental... Infelizmente é normal...

 Meu filhão pirou! Entendeu tudo direitinho, saiu falando pros amigos, já criei uma Carteira de Bitcoins pra ele em uma VM segura e estou fazendo a "poupança" dele em Bitcoins, ele já até cadastrou o Bitcoin Address dele no "Info" do Facebook... ehhehe...

 Só que meu filho é mais do violão do que do computer... Apesar de usar Ubuntu Linux, lógico, ele não dá muita atenção pro mundo da tecnologia/eletrônica...  Undecided

 Anyway, ele também já desde pequeno não gosta nem um pouco do governo e dos bancos, ele já sabe que o governo é pilantra e ladrão e que os bancos só existem para nos prejudicar...

 Ah! Não deixe de falar que, no garimpo de bitcoins, o seu ganho é quase que diretamente proporcional a sua capacidade computactional, ou seja, quanto mais radeons você tiver, mais dinheiro (Bitcoins) você vai ganhar.

 Precisando tamos ae!

Abx!
Thiago
ThiagoCMC
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
January 28, 2012, 03:31:11 AM
 #5

Quote
Também digo que, o "Garimpo de Bitcoins" é na realidade, o fato de você fornecer o seu computador para a rede Bitcoin, afim de aumentar a segurança da própria rede, "alugando" processamento de dados para ela e, em troca, você é pago em Bitcoins mesmo, pela própria rede.

Acho que era essa explicação de garimpo que me faltava. Porque sempre quando digo que você processa dados na rede BitCoins, as pessoas acham "Então você gera dinheiro gratuito na rede?! Isso é impossível e bla´blá!". Logo em seguida eu tentava explicar o limite de impressão dos BitCoins e dificuldade que regula a impressão dos mesmos, mas daí escafedeu-se! Acho que eles não conseguem fazer a analogia de BitCoin ser uma moeda digital, como o dólar é uma moeda física.

Mas também, eu fico me matando para explicar para o administrador empresas, sendo que ele tem preguiça de ler sobre BTC na wikipedia... Assim não dá!

Só por curiosidade, o que o seu filho disse em relação ao BitCoin? Se com 14 anos eu tivesse descobrido uma coisa dessa, vixi!

Uma frase que você mencionou está grudada da minha cabeça a dias...:

"Então você gera dinheiro gratuito na rede?! Isso é impossível e bla´blá!"

Bom, quer dizer então que o fato do FED, e da Casa da Moeda, IMPRIMIREM dinheiro, criando-o DO NADA, é o "possível"?!?! É o certo?!?!

Os bancos e a Casa da Moeda estão com os seus dias contatos.

Pois agora, o nosso computador pessoal (PC) é o nosso banco! E também a nossa própria Casa da Moeda!! Todos nós somos "bancos e casas da moeda"!!!  Cool

O legal disso tudo é que, os burocratas, o próprio governo em si, e essa corja de velhos filhos da puta, não conseguem, nem nunca conseguirão, acompanhar a evolução científica!! Eles vão ficando para trás, se tornando cada vez mais irrelevantes e obsoletos. Agora com o Bitcoin, este processo vai se acelerar!!

Algo como o gene mutante dos X-Man! lol

De tempos em tempos, a vida da um salto evolutivo e tudo muda!! O Bitcoin é este salto, só que no mundo financeiro.

Cheers!
Thiago

Abx!
Thiago
andrehorta
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
January 29, 2012, 05:59:53 PM
 #6

Boa explicação!
lituar (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 75
Merit: 10


View Profile
January 30, 2012, 02:08:25 AM
 #7

Quote
Também digo que, o "Garimpo de Bitcoins" é na realidade, o fato de você fornecer o seu computador para a rede Bitcoin, afim de aumentar a segurança da própria rede, "alugando" processamento de dados para ela e, em troca, você é pago em Bitcoins mesmo, pela própria rede.

Acho que era essa explicação de garimpo que me faltava. Porque sempre quando digo que você processa dados na rede BitCoins, as pessoas acham "Então você gera dinheiro gratuito na rede?! Isso é impossível e bla´blá!". Logo em seguida eu tentava explicar o limite de impressão dos BitCoins e dificuldade que regula a impressão dos mesmos, mas daí escafedeu-se! Acho que eles não conseguem fazer a analogia de BitCoin ser uma moeda digital, como o dólar é uma moeda física.

Mas também, eu fico me matando para explicar para o administrador empresas, sendo que ele tem preguiça de ler sobre BTC na wikipedia... Assim não dá!

Só por curiosidade, o que o seu filho disse em relação ao BitCoin? Se com 14 anos eu tivesse descobrido uma coisa dessa, vixi!

Uma frase que você mencionou está grudada da minha cabeça a dias...:

"Então você gera dinheiro gratuito na rede?! Isso é impossível e bla´blá!"

Bom, quer dizer então que o fato do FED, e da Casa da Moeda, IMPRIMIREM dinheiro, criando-o DO NADA, é o "possível"?!?! É o certo?!?!

Os bancos e a Casa da Moeda estão com os seus dias contatos.

Pois agora, o nosso computador pessoal (PC) é o nosso banco! E também a nossa própria Casa da Moeda!! Todos nós somos "bancos e casas da moeda"!!!  Cool

O legal disso tudo é que, os burocratas, o próprio governo em si, e essa corja de velhos filhos da puta, não conseguem, nem nunca conseguirão, acompanhar a evolução científica!! Eles vão ficando para trás, se tornando cada vez mais irrelevantes e obsoletos. Agora com o Bitcoin, este processo vai se acelerar!!

Algo como o gene mutante dos X-Man! lol

De tempos em tempos, a vida da um salto evolutivo e tudo muda!! O Bitcoin é este salto, só que no mundo financeiro.

Cheers!
Thiago

Abx!
Thiago

Exato. Esse foi o administrador de empresas falando, ele não teve a capacidade de abstrair a casa da moeda centralizada (Governo) e a descentralizada (Bitcoin e quase todos os usuários da moeda). Eu as vezes penso a mineração do Bitcoin como os própios cidadãos do sistema imprimindo sua moeda. Acho que o mais difícil para a maioria é abstrair essa ideia de casa da moeda e "impressão" de BTC.

Thiago, como linux e ATi user você possa me ajudar. Já busquei em fóruns de debian e não encontrei resposta.

Meu Debian 6.0.1 não liga com minha Ati 6950. Instalei o Catalyst 11.11. Só que o sistema não liga mais. Quando dou boot no computador a tela fica com um "_" e pulsando, como se estive variando energia. Achei que fosse conflitos com drivers Nvidia e seus genéricos, mas não. De qualquer maneira estou com uma Nvidia de prontidão, porque meus trabalhos estão lá.

Sabe me dizer o porque desse problema? Já enfrentou algo parecido? Tem solução?

Grato

Why dont you get paid by every file downloaded? Yes, you can. uploaded.to
Help? Donate.
BTC - 1NhcitLsepHod6bP8kpdi6qTzDGrThjitK
LTC - Lgfdw4gU4X3DLRqLknfSEivoa34VAagV3F
andrehorta
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1261
Merit: 1000


View Profile WWW
January 30, 2012, 03:34:38 PM
 #8

Pessoal

Penso que há três formas de se explicar BitCoin:

1) Ao pessoal de TI - Ai você explica tudo, inclusive o que é mineirar e etc;
2) Aos analistas financeiros ou pessoas que trabalham com o dinheiro - explica tudo, que inclusive há bolsa de valores para negociação da moeda, menos mineirar e detalhes técnicos de blocos etc
3) Pessoas que não se encaixam neste perfil: explicar que é uma moeda internacional, e que para utilizá-la, é necessário trocá-la (cambiar, exchange) em locais específicos, como se fazem nas casas de câmbio. A pergunta que ele vai fazer é: onde aceita essa moeda? Você vai responder, por enquanto no Brasil loja física nenhuma, mas em outros países já é possível utilizá-la.

André
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!