Bitcoin Forum
April 28, 2024, 06:15:10 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Subforuns Brasil e Portugal  (Read 1526 times)
Adriano (OP)
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 03, 2014, 10:42:32 PM
 #1


Pessoal, estive pensando sobre os conteúdos que estas duas seções recebem e penso que as mesmas só fazem sentido se forem "filhas" de "Economia e Mercado" pois os demais assuntos (Mineração, Novatos e Altcoins) são comuns independente do país de origem.

Eu gostaria de ouvir algumas opiniões antes de solicitar esta alteração aos administradores.


Obrigado,


Adriano

--
1714284910
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714284910

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714284910
Reply with quote  #2

1714284910
Report to moderator
Bitcoin addresses contain a checksum, so it is very unlikely that mistyping an address will cause you to lose money.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714284910
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714284910

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714284910
Reply with quote  #2

1714284910
Report to moderator
1714284910
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714284910

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714284910
Reply with quote  #2

1714284910
Report to moderator
1714284910
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714284910

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714284910
Reply with quote  #2

1714284910
Report to moderator
Adriano (OP)
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 03, 2014, 11:13:20 PM
 #2

Estás a falar de algo como:

Economia e Mercado
- Brasil
- Portugal

Deixando de existir a categoria de Brasil e Portugal conforme está... ou

Brasil
- Economia e Mercado

Portugal
- Economia e Mercado

Deixando de existir a categoria Economia e Mercado conforme está?


Sou a favor da segunda opção e totalmente contra a primeira.


Xiii, eu tinha pensado na primeira opção, estive olhando agora outros idiomas e ficaria parecido com o que fizeram na seção em Espanhol:



Poderia dizer porque não é a favor da primeira opção?


Abraço,

Adriano

--
myagui
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1154
Merit: 1001



View Profile
September 03, 2014, 11:24:10 PM
 #3

Fico a pensar que o melhor seria mesmo ver se a administracao do forum tem intencoes de unificar o layout das seccoes de mercados/economia para todos os paises. Faria sentido que o "nosso caso" tivesse uma estrutura semelhante ao "caso espanhol", seja ela nos moldes actuais, ou uma logica nova a definir...

Perdao pelos insultos ao Portugues, estou num teclado/SO nativo de ingles, e isto e' uma santa paciencia de se escrever com pontuacao!

Cumprimentos,
~ Myagui 

Adriano (OP)
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 03, 2014, 11:39:12 PM
 #4

Sim posso. Porque como está agora, os brasileiros (e não só claro! mas são os que mais usam a categoria) facilmente abrem um novo tópico para vender a mesma coisa que já vendiam noutro tópico. A categoria como está agora é uma completa anarquia. Optando pela primeira opção, é a minha opinião, que a situação iria continuar e alastrar para a secção de Portugal.

Claro que, se os moderadores começarem a forçar a actualização dos tópicos, apagando tudo que seja tópico do mesmo utilizador a vender o mesmo produto, potencialmente a primeira opção terá viabilidade.

Entendo perfeitamente e isso também é algo que me incomoda, além de ir contra as regras do fórum (especificamente a regra 16: https://bitcointalk.org/index.php?topic=759695.0).

Acho que vale a pena sim reforçarmos as regras para melhorarmos a qualidade e convivência no fórum, hoje sinto que há uma espécie de segregação entre brasileiros e portugueses e a troca de esperiências só agregaria a todos nós.

Obrigado por compartilhar sua opinião.


Adriano

--
Adriano (OP)
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 03, 2014, 11:45:12 PM
 #5

Fico a pensar que o melhor seria mesmo ver se a administracao do forum tem intencoes de unificar o layout das seccoes de mercados/economia para todos os paises. Faria sentido que o "nosso caso" tivesse uma estrutura semelhante ao "caso espanhol", seja ela nos moldes actuais, ou uma logica nova a definir...

Perdao pelos insultos ao Portugues, estou num teclado/SO nativo de ingles, e isto e' uma santa paciencia de se escrever com pontuacao!

Cumprimentos,
~ Myagui 

Pelo que percebo da administração do fórum, os fóruns locais têm certa autonomia para criar regras adicionais e dividir os assuntos em subfóruns.

A questão da segregação por país para Mercado faz bastante sentido para alguns idiomas como o Português e Espanhol (ao menos nas Américas, visto que na Europa há facilidade tanto na questão bancária quanto logística), mas para outros já não faz tanto sentido. O que podemos fazer é verificar como os outros fazem e adotar as "melhores práticas" para nossa realidade.

Abraço,


Adriano

--
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
September 04, 2014, 05:22:58 AM
 #6

Antes de mais nada, gostaria de dizer que, como Libertário que sou, não atribuo grande importância às subdivisões nacionais de nosso mundo. Prefiro sempre a abordagem cosmopolita e universalista. Mas, para efeitos práticos, eu até aceito mitigar um pouco esse "radicalismo sem fronteiras".

A estrutura como foi dividido o subforum de língua portuguesa:

* Economia & Mercado
* Garimpo de Bitcoins
* Novatos
* Brasil
* Portugal
* Criptomoedas Alternativas

Essa divisão sugere que os tópicos "Garimpo de Bitcoins", "Novatos" e "Criptomoedas Alternativas", além de "Economia & Mercado" são comuns a toda a comunidade lufófana. Temos, portanto, um grande espaço para interação por "todo" o subforum, bem como em suas seções ( "Garimpo de Bitcoins", "Novatos" e "Criptomoedas Alternativas").

Por outro lado, em tese, podem haver assuntos de interesse específico para a comunidade brasileira, ou para a lusitana, e que não fariam muito sentido no espaço comum. Alguns exemplos:

  • A promoção de um encontro (meetup) dos usuários brasileiros seria "de grande interesse" para os brasileiros, e de "menor interesse" aos portugueses, posto tratar-se de um evento direcionado aos brasileiros (é claro que alguns portugueses poderiam interessar-se em participar, e seriam bem-vindos, mas seria uma exceção)
  • Da mesma forma, uma discussão sobre um fato, de repercussão meramente local, havido em Portugal seria "de grande interesse" para os portugueses, e de "menor interesse" aos brasileiros. Exceções também haveriam, já que alguns brasileiros podem interessar-se, etc.

Ou seja, do meu ponto de vista, é interessante manter-se um espaço específico para a expressão de assuntos de interesse localizado (seção "Brasil" e seção "Portugal"), sob pena de se estar forçando o surgimento de um certo "ruído" (não querendo desmerecer os assuntos locais) dificultando a utilização das áreas comuns do subforum, com eventuais tópicos que melhor se enquadram na seção local a que se destinam.

Agora, uma dificuldade maior é no tocante a "Economia & Mercado". Realmente, os assuntos de economia e de mercado portugueses e brasileiros podem ter realidades mais ou menos distintas na prática do nosso quotidiano, mas ainda assim (nesse mundo globalizado) também podem ter muito em comum.

Nesse tocante, a solução que, do meu ponto de vista, é a melhor (muito embora pareça redundante) é:

* Economia e Mercado
          - Brasil
          - Portugal


Essa solução é boa pois reconhece haver assuntos específicos a cada país, mantendo ainda o necessário espaço comum. É "redundante" (talvez ?) por trazer, novamente, a subdivisão "Brasil/Portugal", já existente no subforum raiz.

Como ficaria, então:

* Novatos
* Economia & Mercado
          - Brasil
          - Portugal
* Garimpo de Bitcoins
* Criptomoedas Alternativas
* Brasil
* Portugal

Fica então registrada minha opinião. Tenho certeza que a comunidade tomará a melhor decisão. E apoiarei.
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
September 04, 2014, 04:53:38 PM
 #7

Eu acho q ja tentei convenser o , na época Thymos,  que Portugal teria q ter o seu própria seção. Devido aos problemas lógicos que ha.

O problema principal é sempre o novato que vem aqui procurar informações locais. E se debate com esse emaranhado de informações.

Sou a favor da divisão Portugal Brasil para o bem do novato.


Bitrated user: Allex.
etsoberano
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 351
Merit: 250



View Profile WWW
September 04, 2014, 07:57:28 PM
 #8

Na minha opinião é cada coisa para seu pais porque eu deixei de ler maior parte (so leio o Portugal mesmo) da secçao Português porque nao tenho paciencia de andar a encontrar os posts dos portugueses no meio dos brasileiros, o que as vezes é dificil e isso tambem foi um dos motivos de me afastar do forum, perdi o interesse por causa disso, porque sinceramente falando não me interessa os topicos de mercado e etc dos brasileiros porque estou em portugal! e muitos deles nao se aplicam aos portugueses.
Posso estar a errar muito mas como disse nao passo ca muito tempo alias quase nenhum (2-5 vezes por semana e +- 3 a 5 min por visita, nem isso as vezes) portanto nao sei, mas a impressao que tenho é a mesma cada vez que venho ca.

Cumprimentos
Etsoberano AKA KrusherPT

฿itcoin: 1hackzqroVrD5pQCeXThfCZWB9zX7jUPJ
2501
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 868
Merit: 1000


Impossible is Nothing


View Profile WWW
September 04, 2014, 11:17:45 PM
 #9

Na minha opinião é cada coisa para seu pais porque eu deixei de ler maior parte (so leio o Portugal mesmo) da secçao Português porque nao tenho paciencia de andar a encontrar os posts dos portugueses no meio dos brasileiros, o que as vezes é dificil e isso tambem foi um dos motivos de me afastar do forum, perdi o interesse por causa disso, porque sinceramente falando não me interessa os topicos de mercado e etc dos brasileiros porque estou em portugal! e muitos deles nao se aplicam aos portugueses.
Posso estar a errar muito mas como disse nao passo ca muito tempo alias quase nenhum (2-5 vezes por semana e +- 3 a 5 min por visita, nem isso as vezes) portanto nao sei, mas a impressao que tenho é a mesma cada vez que venho ca.

Cumprimentos
Etsoberano AKA KrusherPT

Concordo com vc

Bitrated user: Allex.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!