Bitcoin Forum
May 03, 2024, 09:06:04 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Sistema de Trust: dúvida  (Read 2347 times)
Fenriswolf (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 122
Merit: 100


View Profile
September 23, 2014, 05:31:36 PM
 #1

Boa tarde a todos,

Andei percebendo que diferentemente das áreas maiores do fórum (se não me engano), aqui nas áreas relacionadas com a "Português (Portuguese)", o sistema de confiança (Trust) não aparece nas postagens nos tópicos... é bloqueado aqui ou algo do tipo?

Se alguem puder comentar a respeito, agradeço!

Abraço
1714770364
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714770364

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714770364
Reply with quote  #2

1714770364
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714770364
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714770364

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714770364
Reply with quote  #2

1714770364
Report to moderator
1714770364
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714770364

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714770364
Reply with quote  #2

1714770364
Report to moderator
1714770364
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714770364

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714770364
Reply with quote  #2

1714770364
Report to moderator
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 23, 2014, 09:10:27 PM
 #2

Boa tarde a todos,

Andei percebendo que diferentemente das áreas maiores do fórum (se não me engano), aqui nas áreas relacionadas com a "Português (Portuguese)", o sistema de confiança (Trust) não aparece nas postagens nos tópicos... é bloqueado aqui ou algo do tipo?

Se alguem puder comentar a respeito, agradeço!

Abraço

Olá Fenriswolf

O link é habilitado individualmente a cada subfórum. Aqui na comunidade em português ele está habilitado em Economia & Mercado que é onde se concentram as negociações entre usuários, mas ao clicar no nome de um usuário em qualquer post (para visualizar seu perfil) tem a informação resumida e um link para o detalhamento das avaliações do usuário.


Abraço,

Adriano

--
Fenriswolf (OP)
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 122
Merit: 100


View Profile
September 24, 2014, 08:54:03 PM
 #3

Saquei, faz sentido mesmo estar habilitado lá!

Não tinha notado pois é um sub que frequento menos.

Obrigado Adriano!
Decio
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 212
Merit: 101



View Profile
September 25, 2014, 01:56:20 AM
 #4

Andei dando uma olhada e o "trust" de todo mundo é ZERO , porque?
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 25, 2014, 02:15:05 AM
 #5

Andei dando uma olhada e o "trust" de todo mundo é ZERO , porque?

Por padrão, todos os usuários iniciam com zero e após as negociações deveriam receber feedbacks pelo sistema de trust. Infelizmente aqui no fórum em Português o sistema nunca "emplacou" e poucos foram os casos onde ele foi utilizado.

Seria benéfico para toda a comunidade se todos utilizassem o sistema para fornecer feedback das negociações realizadas.

Adriano

--
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
September 25, 2014, 03:39:03 AM
 #6

Andei dando uma olhada e o "trust" de todo mundo é ZERO , porque?

Por padrão, todos os usuários iniciam com zero e após as negociações deveriam receber feedbacks pelo sistema de trust. Infelizmente aqui no fórum em Português o sistema nunca "emplacou" e poucos foram os casos onde ele foi utilizado.

Seria benéfico para toda a comunidade se todos utilizassem o sistema para fornecer feedback das negociações realizadas.

Adriano

Acho que o que acontece é que, como nossa comunidade (em língua portuguesa) é relativamente pequena, com o tempo, os usuários acabam se conhecendo "pelo nome". Isso faz com que as "reputações" sejam criadas e mantidas individualmente (mentalmente, por cada indivíduo), mais ou menos como ocorre com nossos contatos off-line. Como essa situação é bem cômoda, vamos deixando de lado a ferramenta de "trust" que o forum disponibiliza.

Mas, sem dúvida, é uma ferramenta muito interessante, pois ajuda principalmente os novatos, dando-lhes parâmetros mais claros na hora de fecharem seus primeiros negócios.

Eu mesmo, que já fiz algumas compras P2P, e acabei deixando passar em branco, não registrando os "trusts positivos" no sistema do forum, conforme devidos. Mas a partir de agora vou passar a dar mais atenção a isso.
lcharles123
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1697
Merit: 1074


View Profile
September 25, 2014, 02:09:00 PM
 #7

Como exatamente funciona o sistema de trust? Precisa que alguém entre na Rede do outro para  que seu feedback seja reconhecido, mas como se faz isso? Através de mensagens privadas, comentários ou respostas no tópico?
Acabei de lhe enviar um feedback, apareceu +1 no seu perfil e outro negativo para o Leandro Cesar e apareceu -6: -1 / +0(0) Warning: Trade with extreme caution! abixo do perfil, mas apenas o meu foi para o grupo dos confiáveis, como o fórum determina o que é e o que não é confiável?

You have limited power here. -"Bitcoin on Governments"
Decio
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 212
Merit: 101



View Profile
September 25, 2014, 10:17:14 PM
 #8

Visitei alguns perfis (que não vou revelar o nome), cliquei em "trust", apareceu uma pagina onde havia uma coluna "Sent feedback" e "comments", onde se pode ler vários comentários em inglês, havia muito mais comentários negativos do que positivos, onde, inclusive, muita gente chamava outros de ladrões. Parece que há muito mais usuários vigaristas do que bem-feitores por aqui.
Adriano
Moderator
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1285
Merit: 1085



View Profile
September 26, 2014, 12:41:34 AM
 #9

Este é o link para o tópico onde o theymos anunciou o sistema de Trust (em inglês): https://bitcointalk.org/index.php?topic=211858.0


Pelo que sei, há uma lista/grupo que contém pessoas consideradas confiáveis, essa lista é chamada de DefaultTrust e todos os usuários possuem configuração de trust contendo apenas ela por padrão.

Há também uma configuração ("Trust depth") indicando quantos níveis cada usuário quer descer na lista, por padrão são dois níveis.
 - 0 significa que você confia apenas nos membros que constam da sua lista;
 - 1 significa que você confia também nos membros que constam na lista daqueles que estão na sua lista;
 - 2 desce mais um nível, confiando também nos participantes da lista de terceiro nível;
 - 3 desce mais um nível, confiando também nos participantes da lista de quarto nível;

Cada usuário pode ver, incluir ou alterar suas configurações de Trust apartir do link https://bitcointalk.org/index.php?action=trust

Neste mesmo link será apresentada também uma estrutura hierárquica com os membros dos níveis seguintes conforme a configuração de "Trust depth"

A classificação de "Trusted feedback" e "Untrusted feedback" quando se vê o perfil de um usuário dependem da lista da pessoa que está visualizando o perfil, assim como os números que são apresentados. Isso quer dizer que aquelas informações são representativas para mim quando eu estou visualizando, pois são resultados das avaliações daquelas pessoas em quem eu confio.

No meu caso específico, deixei a lista DefaultTrust (cujos participantes são atualizados automaticamente pelo theymos e outros administradores) e incluí aqueles membros em quem confio (quer seja por já ter feito negócios com eles ou por terem um comportamento que me inspira confiança).


Espero que tenha ficado claro, qualquer coisa é só perguntar.


Abraço,



Adriano

--
raganius
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 250


View Profile
September 26, 2014, 09:14:02 AM
Last edit: September 26, 2014, 09:45:10 AM by raganius
 #10

Visitei alguns perfis (que não vou revelar o nome), cliquei em "trust", apareceu uma pagina onde havia uma coluna "Sent feedback" e "comments", onde se pode ler vários comentários em inglês, havia muito mais comentários negativos do que positivos, onde, inclusive, muita gente chamava outros de ladrões. Parece que há muito mais usuários vigaristas do que bem-feitores por aqui.

Não sei quais perfis você visitou, e por curiosidade dei uma olhada nos trusts dos usuários mais assíduos por aqui. Não achei o que você comentou.

* Pode ser que você tenha se confundido: pois a única coisa que encontrei (dentre os que fucei) foram alguns trusts com comentários negativos em "Sent feedback", mas esses são feedbacks feitos pelo próprio usuário, negativando outros usuários, com base em possíveis problemas havidos. Ou seja:

 - quando os feedbacks negativos estão em "Untrusted feedback", cuidado com o usuário!

 - quando os comentários negativos estão em "Sent feedback", isso não desabona o usuário, muito pelo contrário, pois são alertas que ele fez à comunidade.

 - quando há feedbacks positivos, em "Trusted feedback", é um bom sinal.
Decio
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 212
Merit: 101



View Profile
September 26, 2014, 10:09:08 PM
 #11

Esta certo então, devo ter me confundido. De qualquer maneira, os comentários negativos estão lá, não importando quem escreveu. Serve de alerta para que tomemos o maior cuidado, pois indica que há uma quantidade significativa de caloteiros a solta.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!