Mas com essas configurações eu conseguiria gerar mais do que gastar ?
OBS: Maquina também é utilizada para outros recursos de vez enquando.
Primeiro vamos analisar apenas do lado da gráfica:
Comparação de potências gráficasA 6870 gera em média 278.31Mhash/s até um máximo de 375 com o clock a 1GHz.
Contudo, para gerar cada valor, no primeiro caso consome cerca de 150W e no segundo, cerca de 170W.
Se fizermos as
contas neste
site à actual taxa de $8,40/BTC, iremos obter para a geração média, $38/mês. Para a máxima, $50.
Agora, claro vem o lado da electricidade, mas isso já não posso fazer as contas porque não sei o preço do KW/Hora desse lado do Atlântico!
Mas vamos supor que será $0,21 (só para referência). Damos um saltinho
aqui e preenchemos com os nossos dados.
Deixei tudo pre-definido, mas vou supor que o processador em questão
consome 200W (Já que não nos dá muitos dados em relação ao modelo quer do processador quer da board), obtemos um total de 370W + 25% para discos, memória e outros dispositivos internos necessários (ventoinhas?), o que dará um total de 462,5W/H, obtemos
aproximadamente um lucro de -27,99$/mês (sim, negativo, logo = prejuízo).
Para a máxima, conseguimos
um prejuízo menor, mas ainda assim não dá lucro.
O ideal é sempre baixar ao máximo o consumo global da máquina. Recomendo vivamente brincar com o simulador e se possível, colocar os valores correctos.
Mas não tome as minhas contas como um desmotivador, muito pelo contrário! Eu por exemplo, assumi como zero o custo da máquina em si, o que não é real.
Estas contas servem apenas para ter uma ideia do custo de minar, são meramente indicativas.
Claro que se a electricidade for mais barata, o consumo mais baixo e a hashrate mais alta, temos uma mina! Mas esse é precisamente o nosso objectivo, e daí o uso das FPGA.
Já eu, por exemplo, além de minar ainda alojo alguns sites na minha máquina, por isso, nem tudo é custo.
O importante, acima de tudo, é fazer parte da comunidade e a minha fraquinha lá me vai cuspindo uns bitcents para dentro da carteira de tempos a tempos!