Bitcoin Forum
April 30, 2024, 12:13:44 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
  Home Help Search Login Register More  
  Show Posts
Pages: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 ... 181 »
1  Local / Português (Portuguese) / Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas. on: January 05, 2022, 02:33:07 PM
A única vantagem do meu serviço, é que o envio é feito a titulo particular, numa embalagem sem marca.

É provável que a receita não perceba e ao receber uma trezor/ledger assim o destinatário não pague  nenhum imposto.

Além disso,   como a compra é feita pelo joker os dados do comprador não ficam no banco de dados da empresa (que a ledger vazou uma vez...)

Parece bom negócio, só tem q confiar no joker Smiley

Mas os dados do joker ficam! Wink
2  Local / Português (Portuguese) / Re: Stable coin indexada por inflação on: January 02, 2022, 12:35:20 PM
(...)

E outra dúvida: Iriamos em busca de criar pares liquidos para trade? i.e BTC/IBRL (I de inflação), USDC/IBRL, etc...? Ou só focar na geração de yield de forma estável (onde o valor só sobe, como um papel IPCA "virtual e descentralizado").

Acho que os pares de trade são essenciais para manter a liquidez da moeda. Por isso acordos com exchanges nacionais é fundamental.


Me ocorreu outro risco aqui pro projeto: A CVM pode considerar que isso é um título mobiliário, e não uma criptomoeda, e exigir licenciamento. Nesse caso, estamos ferrados, porque não acho que consigamos todos os requisitos de licenciamento!
3  Local / Português (Portuguese) / Re: Stable coin indexada por inflação on: January 02, 2022, 01:05:17 AM
E uma forma mais descentralizada como a DAI que usa criptomoedas como lastro?

O maior risco é uma hiperinflação que liquidaria todos.. porém se tiver hiperinflação no USD = fim do mundo Tongue


obs: não sei como funciona o mecanismo da DAI, como quais são as recompensas pela emissão de novos tokens.

Um token auto-regulado tipo a DAI é BEM mais complexo de se fazer. Exigiria um esforço grande ai de criação de smart contracts e estaria sujeito a bugs e falhas de seguranças que exigiriam meses ou até anos de teste para conseguir estar em nível de ser colocado em produção. É um caminho que eu não arrisco seguir, pelo menos não por enquanto.
4  Local / Português (Portuguese) / Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas. on: January 02, 2022, 01:01:30 AM
Obrigado pelas explanações, joker e girino  Smiley

Não acho que vá sair mais barato, a menos que você consiga um portador pra trazer. A Amazon vai cobrar de voce o impsoto adiantado, e vai sair praticamente o mesmo preço que comprar aqui. Se for pra comprar la fora, eu compraria direto no fabricante. Com alguma sorte, eles mandam pelo correio e vc não é taxada. Mas normalmente mandam por transportadora, que sempre cobra o imposto.
Então girino, eu não sei, já tem um tempinho que estou utilizando um serviço de redirecionamento dos EUA (estado de Delaware) para o Brasil e por incrivel que pareça nunca fui taxado até hoje (mas sempre existe a primeira vez kkkk)
 
Enfim... algum tempo atrás eu entrei em contato com a Trezor, pois eu tinha interesse de comprar uma wallet diretamente com eles, e me disseram que não enviam mais para o Brasil, pois eles tiveram alguns problemas com as taxações, e que a unica maneira de eu comprar uma Trezor, é com algum revendedor oficial daqui do Brasil.
De qualquer maneira eu estou pesquisando para tentar entrar a melhor viabilidade possivel p/ realizar essa compra

edit: O serviço de redirecionamento que estou utilizando é da Fishisfast - https://www.fishisfast.com/
até hoje nunca tive nenhum problema com eles e o suporte é extremamente rápido e eficiente.

Eles enviam por correio comum? Ai vc provavelmente cai na faixa de isenção de 100USD Wink Se for por transportadora, aí fica mais complicado. A trezor oficial não envia para esse seu serviço de redirecionamento não?

Eu tenho medo de comprar fora de revendas oficiais depois do caso da ledger: Quando teve o vazamento de dados de clientes, alguns clientes receberam uma "amostra gratis" do hardware (uma nova hardware wallet enviada pelo correio) que na verdade era modificada para roubar as moedas.
5  Local / Português (Portuguese) / Stable coin indexada por inflação on: January 01, 2022, 11:32:50 PM
Em outro tópico, o sabotag3x "previu" o surgimento de uma stable baseada em dólar + IPCA.

(...)
Prevejo o nascimento de uma stablecoin baseada no preço do dólar + IPCA.. ex: nasce 1:1, se tiver 1% de inflação no mês, vai para 1,01:1

Vejo um problema para essa stable de financiamento, já que uma stable precisa de "lastro" em custódia, e esse lastro precisa crescer de acordo com a valorização. Então uma stable indexada por dolar + inflação precisaria ter em custódia um ativo que valorizasse nesse mesmo ritmo, ou ter injeção de dinheiro no lastro para cobrir a diferença. Mas uma outra proposta viável é uma stablecoin indexada por inflação. Por traz dela o lastro poderia ser em títulos do tesouro do tipo IPCA + N%, dos quais a gente repassaria o IPCA diretamente para o lastro, e o N% poderia ser convertido em lucro para os operadores da stablecoin.

Claro que isso é uma proposta bem abstrata ainda. Mas poderíamos usar esse tópico para desenvolver a idéia.

Problemas que eu vejo:
1- Capitalização inicial. Seria necessário um capital inicial suficiente para lançarmos moedas no mercado em quantidade suficiente para ela ser "útil".
2- Marketing e acordos comerciais. Um dos primeiros passos, antes mesmo do lançamento, seria conseguir que exchanges nacionais adotassem essa stable de alguma forma.
3- Forma de valorização. Penso que pode ser feita de duas formas:
 a) diretamente no preço, com ajustes diários de acordo com o mercado de títulos públicos
 b) através de "stake", com o token mantendo o valor pareado ao real, mas cada endereço receber periodicamente os "ajustes" de acordo com o rendimento do título.

Tem mais um problema também é o fato de títulos lastreados em IPCA + N poderem desvalorizar (como a garantia de pagamento de ICA + N é apenas no vencimento do título, em geral 3 ou 4 anos mais tarde, quando a SELIC sobre, o preço desses títulos cai para compensar a diferença entre o rendimento deles e da SELIC). no longo prazo isso se resolve, mas no curto prazo haverá um descasamento entre o valor da moeda e o do lastro. Isso é relevante, considerando que no longo prazo eles convergem? (não entendo bem esses mecanismos de reajuste de preço dos títulos, então se algum economista estiver disposto a explicar melhor, sou todo ouvidos)

Enfim, joguei a idéia e saí correndo. O que acham? É viável? Tem mercado? Se a idéia for pra frente, quem aqui topa me ajudar com isso? (em especial com as partes não técnicas).
6  Local / Português (Portuguese) / Re: Feliz 2022! Quem se arrisca a fazer Previsões? on: January 01, 2022, 09:28:52 PM
(...)

Prevejo o nascimento de uma stablecoin baseada no preço do dólar + IPCA.. ex: nasce 1:1, se tiver 1% de inflação no mês, vai para 1,01:1

Previsão autorrealizável? Bora criar. Precisamos só de alguem com caixa pra bancar o projeto. O conhecimento técnico a gente detona!
7  Local / Português (Portuguese) / Feliz 2022! Quem se arrisca a fazer Previsões? on: January 01, 2022, 03:40:15 PM
Feliz Ano Novo pessoal!

Criei esse tópico pra gente brincar de bola de cristal! Quem via ser o primeiro a arriscar previsões para 2022?

Mas não as previsões de preços, que já são comuns.  Quero ver previsões de novas tecnologias, lançamentos, mudanças nas exchanges, serviços que serão lançados ou extintos, mudanças na legislação, etc, etc. Qualquer previsão tá valendo, contanto que não seja de preço!

Quem se arrisca a dar a primeira previsão?
8  Local / Português (Portuguese) / Re: NFT + ARTE = Florestas on: December 31, 2021, 10:18:37 PM
O uso de fogo para limpar areas de lavoura é uma prática comum no brasil, herdada dos indígenas, que faziam isso já há milhares de anos antes dos portugueses chegarem aqui!

Não estou a falar do fogo de limpeza.
Estou a falar do fogo, para provocar a baixa de preço da madeira. E para libertar terras, para outro tipo de atividade, ou para aquisição de grandes latifundiários.

Mas no caso do brasil, é o mesmo fogo. O fogo para limpeza é que liberta as terras para a aquisição dos grandes latifundiários nos anos seguintes. (Já o corte de madeira ocorre em áreas distintas das onde ocorrem os fogos, então a parte da baixa do rpeço da madeira não é relacionada. Até porque, o que não falta é madeira).
9  Local / Português (Portuguese) / Re: NFT + ARTE = Florestas on: December 31, 2021, 01:03:09 PM
Não sei como é os desmatamentos por aí em Portugal (caso exista), mas aqui no Brasil os criminosos não ariscam utilizar equipamentos caros como esses... é na base do trator e pá carregadeira mesmo, porque quando a polícia pega a lei e ordem é de tacar fogo em tudo.
É a medida que eles tomam para desencorajar o desmatamento, porém não parece funcionar.

Por cá não temos desmatamentos... mas quando é "preciso" o "fogo é amigo". Se é que me entendes.  Roll Eyes


EDIT:
Olha que muitos desses criminosos, são os mesmos que a uns quilómetros de distancia tem, este equipamento a fazer tudo legal.

O uso de fogo para limpar areas de lavoura é uma prática comum no brasil, herdada dos indígenas, que faziam isso já há milhares de anos antes dos portugueses chegarem aqui! Pequenos agricultores abusam dessa técnica, e isso gera problemas enormes em épocas de seca, Em 2019 tivemos um el-niño acima do comum, gerando uma seca mais intensa, que aliada ao sucateamento dos órgãos de fiscalização pelo governo federal, levou a um nivel de incendios florestais nunca antes visto. 2020 e 2021 foram ainda anos atipicos de desmatamento, mas por causa de um el-niño menos intenso, os incendios não causaram tanto problema.

*edit*: ah sim, é bom dizer que os grandes latifundiários compram as melhores terras, longe das florestas, e "empurram" os pequenos para as terras "piores", forçando-os a usar esse tipo de tecnica. No final, os latifundiários se veem "livres" dos problemas ambientais, mesmo tendo sido eles a causa secundária da destruição, enquanto os pequenos levam a culpa. Quando as terras "preparadas" por esses pequenos já não estão mais sob risco de causaram problemas ambientais (a floresta em volta foi devidamente destruida) os grandes compram (ou tomam a força) essas terras e empurram os pequenos ainda mais para perto da floresta, gerando novo cicl ode destruição.
10  Local / Português (Portuguese) / Re: Bitcoin - Perguntas e Respostas. on: December 31, 2021, 12:52:12 PM
Cá estou eu novamente com uma duvida!  Tongue Grin

Estou pensando em adquirir uma hardwallet, para ser mais especifico, uma Trezor

Minha pergunta é, será que vale a pena em adquirir uma dessa wallet no exterior?
Por exemplo, comprar na Amazon/BestBuy e etc nos EUA?

Falo isso pois infelizmente o preço das hardware wallets aqui no Brasil estão bem carinhas e nem vale tanto a pena  Undecided

Não acho que vá sair mais barato, a menos que você consiga um portador pra trazer. A Amazon vai cobrar de voce o impsoto adiantado, e vai sair praticamente o mesmo preço que comprar aqui. Se for pra comprar la fora, eu compraria direto no fabricante. Com alguma sorte, eles mandam pelo correio e vc não é taxada. Mas normalmente mandam por transportadora, que sempre cobra o imposto.

Quote
Para dar uma animada aqui no tópico  Tongue Grin Grin
Valendo 1 merit

"O que é a atualização Taproot e quais são os seus pontos positivos e pontos negativos relacionado a atualização?"

Eu tava justamente estudando isso ontem. O taproot consiste em 3 etapas:
1- Uso de assinaturas de schnorr
2- Use de merkel trees para scripts
3- permitir que pay to public key e pay to script sejam indistinguíveis entre si.

O que são cada um desses caras ali em cima?

1- Bom, as assinaturas de schnorr são assinaturas também baseadas em curvas elipticas, igual as assinaturas normais do bitcoin, que permitem a combinação de chaves. Hoje para fazer uma tx multiassinada, você precisa acrescentar na transação TODAS as assinaturas, uma pra cada chave. Isso faz a transação multiassinada ficar enorme! Quanto mais pessoas assinando, maior a tx. Com schnorr, você pega todas as chaves publicas, e combina elas em uma unica chave publica, e o memso acontece para a assinatura. Então para quem vê a transação, uma assinatura schnorr com 1000 pessoas assinando é indistinguível de uma assinatura com apenas 1 pessoa assinando. E ocupa o mesmo espaço.

2- Merkel trees são arvores de hashes onde você não precisa mostrar todas as ramificações da arvore para validar se uma das hashes pertence a arvore. basta mostrar a raiz, a hash que vc quer validar, e a posição dela na arvore. Elas são extremamente eficientes de se calcular e validar, e ocupam pouco espaço. O bitcoin ja usa elas para validar as transações dentro de um bloco. A ideia aqui é o seguinte: você constroi um smart contract com varias condições para aceitação, e se apenas uma delas for cumprida, a transação pode ser gasta. A idéia é que você gere uma transação que possa ser paga tanto para uma chave publica quanto para um script, e que, na hora de resgatar essa transação você não precise mostrar o script para a parte que não foi usada. Por exemplo:

A e B estão fazendo uma transação, mas se B não resgatar o dinheiro após 24h, ele é estornado de volta pra A. Para isso voce constroi uma arvore com duas folhas. Uma folha contem "A paga para B" e a outa contem "A paga para A com lock de 24h". Na hora de receber, basta B assinar com sua chave publica. Como isso está na merkel tree (é a primeira folha), B apresenta sua chave publica e resgata a transação. Essa opção esta na merkel tree, então a transação é confirmada. Como não há como saber o que mais está na merkel tree, ninguem nem mesmo fica sabendo que havia a opção de estorno após 24h. Da mesma forma, se passarem 24h sem que B resgate, A pode solicitar o estorno. Para isso, A apresenta sua chave publica e o script de estorno. O script está na merkel tree, então a transação é confirmada. E ninguem fica sabendo que A poderia ter resgatado isso antes de 24h, porque essa parte da transação nunca via ser publicada.

Com isso você tem mais flexibilidade em smart contracts, com mais privacidade e, graças as assinaturas de schnorr, usando menos espaço.

3- e por ultimo, ao permitir que pay to public key e pay to script sejam indistinguíveis, você consegue fazer com que ao publicar uma transação, as pessoas não saibam se ela é multiassinada, assinatura simples, ou um smart contract (ou mesmo uma merkel tree, como descrito em 2), antes da transação ser resgatada. Isso aumenta a sua privacidade, pois vc pode esconder smart contracts ou endereços multiassinados como se fossem endereços comuns.

Além disso, você tem uma grande vantagem nas assinaturas de schnorr que é a validação em lotes! Validar centenas (ou milhares) de assinaturas de schnorr simultaneamente é mais rapido do que validar as assinaturas uma a uma! Isso aumenta a eficiencia dos full-nodes, que precisam validar os blocos assim que chegam, antes de transmitir novamente para os proximos nodes na rede. A estimativa é que a validação de um bloco fique até 4x mais rápida do que é hoje se a validação for feita em lote.

Com tudo isso, o taproot consegue aumentar a privacidade e flexibilidade de smart contracts, reduzir o tamanho das transações, e acelerar a validação delas.

Quanto as desvantagens, o taproot é uma extensão do segwitt. Por causa disso, a binance já fez uma c*gada quando um usuário inseriu um endereço taproot ( https://livecoins.com.br/binance-com-problemas-de-saque-em-bitcoin/ ). A binance ao inves de rejeitar o endereço como incompativel, ignorou o numero de versão do protocolo (o que não deveria fazer) e mandou para um endereço segwitt. Como o taproot paga para uma merkel tree e o segwitt para uma chave privada, e é impossivel achar uma chave privada a partir do endereço (ou o bitcoin estaria quebrado), esses fundos foram definitivamente queimados.

Mas isso é um risco EXTERNO ao protocolo. Foi uma implementação errada feita pela binance, que desrespeitou a especificação do protocolo segwitt e "traduziu" um endereço que não poderia ser traduzido (os 5 ultimos digitos do endereço são um código verificador, e a simples mudança da versão do protocolo invalida esses digitos, ou seja, se a binance estivesse verificando esses digitos veria que o endereço traduzido era inválido).

Dentro de uma carteira bitcoin implementada de forma correta, não há risco disso acontecer, e de modo geral, não lados negativos par ao taproot.
11  Local / Português (Portuguese) / Re: Vamos substituir o Whatsapp pelo Signal ! on: December 31, 2021, 01:23:15 AM
O telegram tem um recurso que tu pode abrir uma janela ''secreta'', tu nem consegue ver ela pela versão mobile e tem os recursos igual do Signal, em que tu pode setar para a mensagem explodir com o tempo, achei que pelo menos essa tinha algum nivel de segurança adicional. Não sei porque, mas eu sou das enganadas entáo, sempre achei que o Telegram era mais seguro. Acho que eu estava me auto-enganando porque gosto mais da usabilidade e porque nao tem tantos conhecidos entáo nao me sinto pressionada pra responder ninguem hahahahahahahahaha

triste, mas real.

Os recursos de segurança do telegram são bons. o problema é que eles não são "default". Você tem de acionar eles para funcionar.
12  Local / Português (Portuguese) / Re: Vamos substituir o Whatsapp pelo Signal ! on: December 30, 2021, 12:48:33 PM
(...)
Inclusive, recentemente o criador do Signal anda meio chateado falando que o Telegram é menos seguro que WhatsApp e Facebook Messenger.
(...)

O Telegram não tem grupos criptografados, enquanto no zap os grupos tem cripto de ponto a ponto (cada mensagem é criptografada para cada membro do grupo individualmente). Os "donos" do telegram tem acesso aos conteudos dos grupos.

O Facebook messenger não sei como é.
13  Local / Português (Portuguese) / Re: Comunidade Viável Mínima (MVC) on: December 30, 2021, 12:45:10 PM
Lembrei de uma história agora.. Uma vez um projeto realizou uma ICO e só poderia entrar na whitelist quem realizasse um "proof of care", ou seja, criasse algo para demonstrar seu interesse com o projeto (tinha 3 tiers)..

Acho que tem bastante a ver com uma MVC.. e além do marketing que essas pessoas fazem, elas também tendem a não despejar suas moedas..

Querendo ou não, moedas precisam de comunidades que vão construir em cima delas. Precisa de gente pra montar pools de mineração/stake, pra montar exchanges, pra criar ferramentas de pagamento, e pra usar essas ferramentas e tornar elas rentáveis. A MVC é necessária sim. O bitcoin levou quase 2 anos pra montar uma. Se você consegue isso antes do lançamento, tem uma boa chance da moeda dar certo.
14  Local / Mineração em Geral / Re: Muitos shares é bom? on: December 29, 2021, 10:44:59 PM
Então, acaba por ser irrelevante para a rentabilidade? A menos que isso acabe por prejudicar a rede.

De modo geral sim. A menos que a pool contabilize a rentabilidade e alguma forma estranha, o que importa no final é a soma total das dificuldades de cada share, e não a dificuldade delas. (ou seja, se vc tem muitas shares com um hashrate baixo, a dificuldade delas será baixa, e a soma será a mesma de umas poucas shares de dificuldade alta).
15  Local / Mineração em Geral / Re: Muitos shares é bom? on: December 29, 2021, 10:01:50 PM
Surgiu-me uma duvida, e já pesquisei e ainda não encontrei nenhuma resposta plausível.

Existe vantagem, mesmo com um MH/s baixo, em ter muitos shares?

Depende da pool e do miner que vc usa. De modo geral, o protocolo stratum, mais comum na mineração, ajusta a dificuldade das shares para otimizar seu uso de rede sem prejudicar sua remuneração. Mas algumas pools podem nao ajustar isso corretamente, ou ter um limite de dificuldade de shares muito baixo, fazendo com que vc gere shares demais e "entupindo" sua rede.

16  Local / Brasil / Re: Entenda o porque a Binance não reporta transações à Receita Federal do Brasil on: December 29, 2021, 02:10:11 AM
(...)
caraca, adoro ver essas leis bizarras e pensar sobre elas
(...)

Que tal essa lei dos EUA sobre imposto de renda em cima de bens roubados:

17  Local / Português (Portuguese) / Re: BETA: A quem dá mais merits? [Peço feedback] on: December 29, 2021, 02:03:53 AM
(...)
Não que eu esteja reclamando, mas o que deu nesse povo para descer dos céus e vir visitar nós mortais?
(...)

Fomos banidos do facebook Wink
18  Local / Primeiros Passos (Iniciantes) / Re: Novo Sistema Democrático - Obgd Satoshi on: December 23, 2021, 10:27:50 AM
edilson

offtopic do dia.. O Edilson ta fazendo umas lives bem legais na Twitch, manja muito de cripto e o conteúdo é excelente.. pena que é num horário matinal.

Quem quiser acompanhar: https://www.twitch.tv/eddieoztv

O horário é que ele tá na estônia agora! O fuso horário de lá é 6 horas de diferença pra cá!
19  Local / Brasil / Re: Entenda o porque a Binance não reporta transações à Receita Federal do Brasil on: December 22, 2021, 11:29:49 PM
(...)
Não tudo de uma vez, mas mesmo assim sacando de poco em poco ao final do ano eu teria uma grande quantia no qual teria que justificar.

E advogado especializado nisso não existe, se souber de algum, me passa o telefone.

Existem pelo menos 2: o rafael steinfeld que o paredão indicou (https://steinfeld.adv.br) e a "loira" do declarando bitcoin (https://www.declarandobitcoin.com.br/). Nunca usei o serviç ode nenhum dos dois, mas o rafael é meu companheiro de palestras, então posso dizer que ele sabe o que faz. A loira eu so conheço mesmo dos videos.
20  Local / Brasil / Re: Entenda o porque a Binance não reporta transações à Receita Federal do Brasil on: December 22, 2021, 11:04:26 PM
(...)
Eu estava lendo sobre isso, aí me deparei com isso aqui:

https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/invoice/

Basicamente preciso do nome e endereço de quem ou da empresa que me pagou.

Você usou alguma plataforma/exchange para a venda dos NFTs, certo? Use o endereço da plataforma.
Pages: [1] 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 ... 181 »
Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!