Bitcoin Forum
May 06, 2024, 09:55:53 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
  Home Help Search Login Register More  
  Show Posts
Pages: « 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 ... 181 »
21  Local / Português (Portuguese) / Re: Bitcoin, o caminho para a infelicidade? on: December 22, 2021, 11:01:54 PM
Eu chamado isso de ´´O paradoxo do lixeiro'´. Durante toda minha vida, em todas as cidades que morei, eu sempre achei surpreendente como os lixeiros normalmente são os trabalhadores mais felizes que já vi. Na minha rua é sempre BOM DIAAAAAAAA, super feliz, animados. Eu normalmente to puro stress, puta, querendo matar um. Eu nunca to de boa, querendo dar bom dia pra estranhos durante a semana.

Acho que profissões muuuuito intelectuais tendem a ser muito mais estressantes e tristes do que profissões mais mecanicas. E quando mais você trabalha pra voce e é dona do projeto, pior eu acho que fica, principalmente se tu não tem bom limite. Eu passo facilmente 10h, as vezes 14h por dia trabalhando, inclusive de final de semana as vezes. E não raramente eu pego freeelas que não preciso de verdade... e no geral o problema pra mim é que eu gosto muito dos trabalhos que me envolvo e tenho dificuldade de saber o limite e ai fico puta e estressada e achando a vida não tem sentido.

E é isso, ganhar mais não ajuda, talvez só piore alguns casos.

Mas apesar disso e meu stress diário, eu acho que vivo super bem ao mesmo tempo, eu vou pra praia quase todos os dias, eu faço trilha quase todo final de semana, eu encontro amigos e familiares sempre. Todo mês eu viajo... mas acho que não achei o ponto de quilibrio, apesar de não ser de todo ruim. 

Exercício físico libera endorfinas e geram estado de euforia. Trabalhos sincronizados em grupo geram uma especie de "transe" que também gera um estado de euforia. A alegria dos lixeiros é basicamente uma resposta biologica porque eles estão em sintonia com o que a biologia do ser humano evolui para fazer!
22  Local / Português (Portuguese) / Re: Ledger e o Electrum - Sabem como é? on: December 22, 2021, 09:53:38 PM
Se você quiser mandar BNB, terá que tirar uma (por ex, XRP). Demora menos de 30 segundos.

Mas depois precisa escrever a seed ou ele assume logo, é essa a minha duvida.

São processos separados. O processo de troca de "apps" não afeta a seed. Pode trocar os apps quantas vezes quiser sem que precise entrar a seed novamente.
23  Local / Português (Portuguese) / Re: Ledger e o Electrum - Sabem como é? on: December 22, 2021, 09:45:30 PM
Pessoal, estava analisar as características e funcionalidades do Ledger e percebi que ele alegadamente funciona com o Electrum.
Isso levantou-me alguma curiosidade e questões.

Alguém por aqui já usou/usa?

A pessoa consegue associar uma carteira que já tem ao Ledger, ou tem de ser uma nova?


Outra questão, que já não tem haver diretamente com o Electrum, a pessoa pode transferir um endereço BTC para o Ledger?

Eu uso a ledger na electrum, e simultaneamente, na "ledger lite" (software da propria ledger). A "carteira" é a mesma, só que na ledger lite eu vejo também as outras moedas, não só o bitcoin, e na electrum vejo apena so bitcoin.

A primeira coisa que testei quando ganhei a ledger foi se a seed que ele gera é compativel com outras carteiras. Fiz até um vídeo sobre isso: https://youtu.be/MS8xSv3SLFg?t=39 (o link pula os primeiros 40 segundos porque isso foi uma live, e o começo é só eu tentando ajustar o software)

24  Local / Português (Portuguese) / Re: Tokenização de serviço rentável (brainstorming) on: December 22, 2021, 08:56:59 PM
Eu prestaria atenção também nos aspectos legais. Tokenizar participação nos lucros ainda é proibido pela CVM. Então talvez não seja uma opção viável. O que você pode tentar é criar um token para pagamentos, onde vc dá descontos para quem pagar com token e garante o preço em token em caso de desvalorização.
25  Local / Português (Portuguese) / Re: Cartão do Crypto.com on: December 22, 2021, 08:29:30 PM
Estava lendo os comentários da Visa sobre criptos, parece que vão abraçar de vez este mercado embora tenham resistido no começo..

Hoje exchanges viraram empresa bilionárias, inclusive brasileiras.. vejo que a Visa (e Mastercard) também quer sua parte desse dinheiro.

O lado ruim é que voltamos aos cartões, sem privacidade e com burocracia (KYC) para que possam ser utilizados.. entretanto é uma ótima maneira de acelerar a mudança de fiat para cripto já que os cartões são aceitos em muitos locais.

A Master ainda está "relutante" (i.e. dando murro em ponta de faca) com as criptos, mas a Visa tem anunciado ja a algum tempo que vai abraçar as criptos de vez.
26  Local / Português (Portuguese) / Re: BETA: A quem dá mais merits? [Peço feedback] on: December 22, 2021, 08:24:25 PM
Pergunto isto, para ter a noção se quando lançar isto para todo o forum, vão ser todos os mencionados notificados ou não.
Se usarem o bot claro - se não usam deviam.... até eu uso...  Tongue
Sim. Cheesy

E vão ser todos mencionados (desde que usem o bot). Uma vez estava vendo os logs do bot e pulou umas 20 notificações na mesma hora por que alguem fez um post marcando uma galera… Grin

Sem querer ser offtopic mas ja sendo, me atualizem aí que eufiquei fora muito tempo: que bot é esse?
27  Local / Português (Portuguese) / Re: Comprar uma ilha? on: December 20, 2021, 04:26:08 AM
(...)
Boa, pode ser, pois 20BTC é moleza para qualquer um aqui, né!? Mas temos que definir também como será o uso dela.
Será que daria para todos compartilharem ela juntos?
Temos que criar regras tipo um condomínio... sei que tem gente festeira aqui mas eu sou pai de família e quero sossego após as 22horas.

A gente divide a ilha, um lado pros solteiros e um pros casados, igual time de futebol...
28  Local / Primeiros Passos (Iniciantes) / Re: Portfólio on: December 19, 2021, 01:22:52 AM
Dispenso hardware wallets e exchanges e a electrum.

Recomendo:
- Hardware wallet;
- Exchanges;
- Electrum.
29  Local / Primeiros Passos (Iniciantes) / Re: Novo Sistema Democrático - Obgd Satoshi on: December 18, 2021, 10:23:25 PM
Saudações vespas.

Gostaria de opiniões sobre meu projeto, que, por meio de nós de redes, e suas validações, assim como o funcionamento do bitcoin/blkch seria viável aperfeiçoar para um sistema de votos, com finalidade à trazer a verdadeira democracia e poder ao povo, gostaria de ajuda e busco conhecimento para que talvez, podemos atualizar e democratizar de verdade o sistema democrático em  países como  o BR e demais que sofrem com a manipulação e política.

Pensei em um sistema autônomo, ao qual assim como as transações funcionam 24/7, sem interferência de terceiros, precisando apenas ser validado em uma constante troca de dados no sistema descentralizado, sobre os votos, seriam por meio de uma identidade virtual (creio ser o problema maior), mas creio ser viável validar a mesma por intermédio de duas chaves, uma chave pública e privada, uma chave cadastrada e validada pelo usuário e outra chave validada conforme documentação.

Como citado, a identidade virtual é um problema na questão dos votos, pois funcionaria mais fácil caso o governo fosse adequo a atualização do sistema democrático e não corrupto, perante ao pensamento que no mundo que vivemos, jamais iremos ver políticos defenderem a democracia, verdadeiramente e entregar ao seu povo o poder de escolha real, venho perante o fórum buscar alternativas para a validação da identidade virtual, estou de olho no sistema prisma da Cardano, porém até presente data, necessito de auxilio, críticas, desenvolvedores.

Recebo tais respostas, e desejo-lhes que verdadeiramente podemos juntos mudar a atual situação diplomática, democrática, não apenas em escolhas políticas mas em diversos fatores de voto no mundo! Espero respostas de quem talvez tenha uma visão libertaria e verdadeiramente acredite em mudanças e em auxiliar o projeto.

-Team 5 

O TSE fez testes de eleições eletronicas durante a eleição de 2020. 3 empresas apresentaram sistemas baseados em blockchain para os votos, e foram todos 3 bem recebidos pelo TSE:

https://www.blocknews.com.br/governos/teste-de-blockchain-nas-eleicoes-foi-positivo-dizem-goledger-inepp-e-originalmy/

Eu pessoalmente so conheço o sistema da original my (eu ajudei o edilson a revisar os conceitos quando ele fez a primeira implementação, ainda em testes). Os outros não conheço.

Tenho também uma proposta de processo legislativo baseado em blockchain que estou construindo para apresentar na bitconf desse ano. Vamos ver se sai!
30  Local / Primeiros Passos (Iniciantes) / Re: Portfólio on: December 18, 2021, 10:14:42 PM
amigos, onde vocês tem um portfolio de moedas paradas (em hold)?

Se bem que se houver uma subida MUITOOOO brusca no mercado numa dessas moedas (tipo um Boom) ,se venda , obvio  .Mas no geral é para estar em hold , ate haver esse boom .... ou não.

Valerá a pena estarem numa Exchange paradas? já que esse boom de subida a haver não será num dia ,nem se calhar num ano,por isso provavelmente ficaram paradas algum bom tempo .

Ou melhor numa wallet,mais seguro ,mas se houver esse "boom", a passar para a Exchange para venda teremos k pagar umas boas fees .

opiniões ? o que usam, quem faz este tipo de hold a varias moedas (tokens)

agradecido

Eu uso uma ledger nano S. É meio chato quando se tem muitas moedas. Mas para apenas 4 ou 5 funciona bem. Além disso, pra moedas que tenho valores menores, eu sempre procuro usar uma carteira oficial da moeda (ou uma versão da electrum se existir praquela moeda). Tenho sim uma dúzia de carteiras com uma dúzia de seeds diferentes, e pra gerenciar isso eu uso o Keepass, que também uso para gerenciar minhas senhas.
31  Local / Economia & Mercado / Re: Alguém daqui tem uma renda passiva jogando ? on: December 18, 2021, 10:01:22 PM
(...)
Viva, quando falo nesses dois casinos,é na vertente, que eles têm de gerar em staking um profite diário, pode ser só usando a própria faucet deles, ou investindo no token nativo deles .

Nao é jogando puro e duro, que me refiro a esses dois casinos ,neste topico.

Abraços

Faucet não é renda passiva. Exige "ação" da sua parte (em geral resolver captchas). Se por "staking" você está considerando o dinheiro emprestado para a "banca" do cassino, nesse caso pode ser considerado renda passiva. Já investimento no token, é ganho de capital, não é renda passiva também não.
32  Local / Economia & Mercado / Re: Declarar recebimento de Bitcoin como renda. on: December 18, 2021, 09:57:12 PM
(...)
Eu não sei como declarar como renda isso. É como se fosse um trabalho autônomo?

O que eu faço é declarar que tenho os bitcoins q eu recebi, na Aba bens e direitos. E coloco o preço de aquisição médio.

Não dá pra você vender algo que não tem. Então, tem q declarar.  Senão como vc justifica o ganho de capital que voce usou no gcap? Mesmo com isenção,  o seu aumento patrimonial pode ser alto a ponto de vc ter q anexar as vendas no gcap.

Todo aumento patrimonial tem q ter uma fonte

Declara como rendimentos recebidos de pessoa física ou do exterior. O valor a ser considerado a é a cotação no momento do recebimento. Mesmo se não converter em fiat. A quantia que for convertida em fiat precisa ser declarada também do GCAP, e o valor de compra é calculado pela cotação no momento do recebimento. Na declaração de bens, mesma coisa, o valor é calculado pela cotação no momento do recebimento.
33  Local / Português (Portuguese) / Re: Comprar uma ilha? on: December 18, 2021, 09:50:46 PM
Bom, demorei mas consegui achar uma "ilha" que esta sendo vendida aqui no Brasil (Angra dos Reis - Rio de Janeiro)

Ela é chamada de "Ilha do Japão" e o seu valor é de apenas $ 14.000.000,00 (são em doláres mesmo, o real ta tão desvalorizado que nem estão aceitando mais kkk)

(...)

Eu topo fazer uma vaquinha pra gente comprar. Coloca mais uns 500.000,00 ai em cima e a gente compra tambem um helicóptero para nos levar pra lá. Juntando umas 15 pessoas, dá uns 20 BTC pra cada.
34  Local / Português (Portuguese) / Re: Cartão do Crypto.com on: December 18, 2021, 09:43:22 PM

Olha  o IOF não é cobrado pelo cartão, mas pelo governo. Se você fez compra internacional,  ele vai acabar sendo cobrado. Senão, é um erro da operadora do cartão.

Acho provável/ possível que cobrem na virada do mês ou qua do chegar a fatura? Em algum momebto isso deve ser cobrado. Não tem como comprar algo em usd   , do Brasil em brl, sem pagar IOF. Se está rolando, vai parar em alguma hora eu acho .

O menor spread q eu já consegui foi 0.7% (na xp) e IOF de 0.38% (conta de investimento)

Teoricamente, vc vai ser cobrado 6% de IOF numa compra internacional.  Fica de olho no extrato ou fatura.

Se não vier a cobrança, eles estão fazendo algo irregular . Você comprou mesmo algo em usd e debitou brl?

Houve uma época em que não se pagava IOF nas operações com cartão pre-pago (pois não é uma operação de crédito, e sim uma operação a vista, cujo IOF é de 0.38%). Não pode ser esse o caso?
35  Local / Brasil / Re: Entenda o porque a Binance não reporta transações à Receita Federal do Brasil on: December 18, 2021, 09:40:04 PM
(...)
Você não entendeu minha situação muito bem, eu não comprei NFT e revendi, eu publiquei um projeto de NFT com 0 investimentos além do esforço, eu fui um dos DEVs de um desses projetos de vender 10k de fotos de leãozinho e macaquinho gerada por AI, o custo com contratos e afins foi pago por outros, por isso o dinheiro iria "aparecer do nada", segundo os olhos da receita.

O mais próximo seria uma "prestação de serviço", mas fui pago em cripto, de forma anônima e não tenho muito um backlog com uma carreira muito grande pra justificar a quantia feita nisso (nunca declarei nada).

Meus dois satoshis...

No meu ver você pode considerar isso de duas formas: Declarar como serviço prestado ou declarar como "ICO"/Airdrop.

No caso de serviço prestado, você pagará imposto sobre o total, usando a tabela progressiva (cumulado com seus outros ganhos), ao preço de mercado do momento em que as recebeu. Idealmente se faz isso através do carnê leão, de forma mensal, mas ja fiz direto na declaração anual sem mais problemas. Declare como "pagamentos recebidos de pessoa física ou do exterior". Feito isso, o valor sobre o qual vc pagou imposto deve ser declarado na declaração de bens, e no momento da venda, deve ser usado para definir o lucro e pagar o ganho de capital.

Se preferir declarar como ICO/Airdrop, você vai apenas declarar os valores recebidos, com valor 0 (eu em geral coloco valor de 1 centavo, porque senão ele "some" na declaração do ano seguinte e vc tem de digitar tudo novamente), e no campo de texto justificar que foram tokens recebidos em airdrop. Não precisa entrar em detalhes, apenas diga o quantitativo, o nome do token e quando recebeu. No momento em que vender os NFTs, aí sim vc declara o ganho de capital, com preço de aquisição = 0.

Pensando aqui, no seu caso você provavelmente já vendeu os NFTs e está com outra moeda em caixa. Esse caso é bem complexo. A maioria dos contadores considera que vc deve pagar ganho de capital no momento da troca (quando trocou os NFTs por ETH/Monero/NTC). Nesse caso, se vc não declarou e pagou a DARF no mes seguinte a venda dos NFTs, vc está sujeito a multa! Nessa situação eu optaria por declarar como prestação de serviço e pagar os 27.5% em cima do valor de mercado das moedas recebidas na época.

36  Local / Economia & Mercado / Re: Alguém daqui tem uma renda passiva jogando ? on: December 15, 2021, 02:38:03 PM
Viva amigos,

Falo mais para os brasileiros visto que o real esta bem baixo, e pode se ter um ordenado extra com jogos sem investimento quase nenhum.


Este tópico nao é para se falar em jogos top de investimentos como o axe infinity entre outros,mas para aqueles que sem investimento quase nenhum, depois de um certo tempo e ganhando um status no jogo, tira uma reda diária que permite viver disso. inclusive existe videos no youtube de amigos br nessa situaçao.

Falo objetivamente de dois jogos, mas se houver outros ...avisem (ainda nao comecei a jogar nenhum, mas estou a pensar comecar a serio nisto )

Betfury - com as faucets sem investir, consegue passado uns dias ja ter moedas para minerar o toquen do jogo e farmar e stakar esse stoken cm ganhos diários, depois é uma bola de neve , cada dia para dia ganha mais ,gerando sempre mais tokens.

Trustdice - é praticamente igual, mas ara saque terá que depositar 50k de santoshis,mas pode depositar por cima do lucro e de seguida sacar tudo ,ou seja será de borla o lucro.


Então pergunto, alguém usa estes dois jogos ,ou deste tipo para gerar uma reda passiva? se sim avisem, e deem conselhos,

Mas gente, se é jogando, não é "passiva". Renda passiva é quando vc tem renda sem precisar trabalhar. Nesse caso, se precisa jogar, ou seja, trabalhar, gastar esforço, intelecto e tempo, por menos que seja. Então não é renda passiva.
37  Local / Português (Portuguese) / Re: O Bitcoin pode vir a valer zero? on: December 15, 2021, 12:21:20 PM
motivo ou outro, tem valor zero.
Pergunto eu, se isto não é um perigo para qualquer ativo?

Qualquer ativo digital pode cair pra zero sim. Ativos físicos são limitados pelo preço do meio físico (por exemplo, preço do papel ou do metal, no caso de notas e moedas), ou do valor deles como "colecionáveis". É só ver o caso das moedas brasileiras mais antigas, cruzeiro, cruzado, etc. As notas e moedas tem valor como colecionáveis apenas. Já os depósitos e dívidas que existiam apenas de forma contábil e que não foram convertidos por um
38  Local / Português (Portuguese) / Re: Lei que regulamenta crypto aprovada na Câmada, do nada, no Brasil?? on: December 15, 2021, 02:14:10 AM
Chegando um pouco tarde na discussão, mas vou deixar aqui meus dois centavos sobre esse PL:

1º ponto, é que esse projeto de lei foi aprovado na câmara, mas não no senado. Ele ainda passa pelos mesmos procedimentos que passou na camara, tudo de novo, la no senado, o que pode levar varios anos. Então, enquanto é um passo no sentido de regulamentar as criptos, ainda tem muitos passos para serem dados antes de isso virar lei. Além disso, existe outro projeto similar em tramitação no senado, que pode se tornar um "substitutivo" para esse (ou vice versa), e fazer com que o projeto tenha de ser votado novamente na câmara. Então nem é certo que a lei final seja essa que estamos lendo.

Agora sobre o conteúdo do PL:

Ele basicamente aborda 3 pontos:
1- Inclusão de moedas virtuais (cuja definição inclui criptos) nas leis existentes de lavagem de dinheiro, direito do consumidor e estelionato (esse ultimo foi uma emenda de plenário acatada, não fazia parte do projeto original).
2- Delegação para o poder executivo da determinação de um órgão que irá fiscalizar e, possivelmente, licenciar empresas que trabalham com cripto.
3- Definir principios gerais para esse órgão regulador.

Minhas considerações sobre o assunto:

Na pratica o PL apenas consolida o que já vinha sendo feito até agora. As leis de lavagem de dinheiro, direitos do consumidor e o codigo penal, já se aplicam as transações com criptomoedas. O PL não muda nada em relação a aplicabilidade. E não é um aumento de 1/3 na pena de estelionato que vai amedrontar os piramideiros. Até porque, piramide é tipificado como crime contra a economia popular e crime contra o sistema financeiro, e não como estelionato. Então nesse ponto, o PL é basicamente inútil.

Além disso, o PL é vago, e não regula propriamente. Ele apenas define que alguem vai regular, mas não diz quem, apesar de todo mundo saber que será o banco central, nem diz como. Ele nem mesmo diz o que será regulado, já que ela não define os ativos virtuais e deixa a cargo do orgão regulador definir. Ou seja, se o órgão regulador disser que vai regular apenas moedas emitidas de forma centralizada e não vai regular criptomoedas (pouco provável), as criptos continuam no limbo juridico. Então apesar de toda a boa vontade, a falta de definição no PL só vai gerar mais insegurança juridica, principalmente se o órgão regulador escolhido pelo governo federal se omitir. Alias, como quem define o órgão é o governo federal, a cada eleição pode ser criado um novo órgão. O PL não impede isso, gerando ainda mais insegurança juridica. Nada bom!

Em seguida, ele cria principios gerais também vagos, ou seja, na prática, dá plenos poderes ao órgão regulador de regular como quiser. Inclusive de forma a impedir a atuação de empresas estrangeiras no mercado (vou falar sobre isso depois). Nesse ponto, o legislador se omitiu, e entregou de bandeja o poder para o executivo. Isso também não é nada bom.

No fundo, o PL não muda a situação atual de "velho oeste" regulatório. A receita, a CVM e o bacen vão continuar fazendo oque bem entendem porque não houve limitação aos poderes deles em relação as criptos. Além disso, o banco central sempre foi leniente em relação a criptos, se omitindo quando chamado a opinar ou regular sobre. Dado que a tendencia é que o Bacen seja o órgão regulador a ser escolhido, a probabilidade é que ele se omita, e não faça nem a regulação, nem a fiscalização que deveria. Piorando ainda mais a situação atual em que cada órgão faz o que bem entende.

E por ultimo, o Mercado Bitcoin e a ABCripto já deram a deixa de que vão forçar a mão para tirar a binance do brasil (lembram quando falei sobre proibir empresas estrangeiras?). Sem essa lei, o lobby deles tinha de ser feito no congresso. Convencer 513 deputados, que precisam de votos, é bem mais difícil do que convencer 1 ou 2 burrocratas sem compromisso com a população. O lobby em cima de uma agencia reguladora é bem mais fácil e eficaz do que o lobby no congresso. É só ver o que viraram a ANATEL e a ANEEL nos ultimos anos: são basicamente sindicatos que defendem os direitos das empresas contra a concorrencia e em detrimento do consumidor. O Mercado Bitcoin não vai deixar essa oportunidade passar. Ele vai jogar pesado. Com alguma sorte, o órgão regulador será mesmo o banco central e não algo criado só pra isso, e o banco central está acostumado com lobby de itaús, bradescos e santanders. Nesse contexto, corre o risco de lobby de uma MB ou ABCripto nem fazerem cosquinha. Mas seria "otimismo" da minha parte contar com isso.

Enfim, minha opinião em resumo:

O PL, se aprovado, não muda o cenário de insegurança jurídica, não muda o cenário de regulações arbitrárias feitas sob justificativas espúrias (como a IN 1888/2019, ou a proibição da tokenização de titulos mobiliáris pela CVM), e não ajuda a combater as principais fraudes, que são as piramides. E além disso, abre o caminho para que praticas monopolistas sejam praticadas pelas empresas com maior poder de pressão, e menos ética, do nosso mercado.
39  Economy / Reputation / Re: [Interviews] with Bitcointalk members on: November 05, 2020, 12:42:23 AM
Hi,

First of all, I'd like to thank you for reaching out to me. Although i have been an active member in the forum, i mostly post in the Portuguese subforum, where i am well known to the community and used to spread technical knowledge about bitcoin and cryptos in general. So thank you again for giving the Portuguese speaking community to take part in the series of interviews.

1. When and why did you become interested in cryptocurrencies?

I always had an interest in cryptography. In 1999 i had already studied all i could get from the books we were able to import in brazil or find on local libraries, and also followed any cryptography discussion groups I could find on usenet or mailing lists. But there was nothing professionally for me in it, so I distanced myself from cryptography, only reading once in a while some other news or article about it in tech sites and forums. In 2010 I read an article (i think it was on slashdot) about this new cryptographic protocol capable of implementing a fully functioning trustless digital currency called Bitcoin. I even shared the article in Google Reader (which was my social network of choice at the time) and followed some discussions and news about it. I downloaded the source code, managed to compile it, and ran it for a few minutes. The damn thing was using all my CPU and my laptop fans started to "scream", so i just turned it off and finished by giving up on it.

Then, a few years later, in 2012, my brother who lived abroad came home for the holidays, and while we were catching up before dinner he asked me:
- Do you remember Bitcoin, the cryptographic currency you talked to me about a few years ago? There's this friend of mine who is mining it and he is buying some machines that specialize in mining it.

I had to confess i didn't remember talking about it, and went back to google to find more about it (that's when i found this forum, btw). His friend sent me some links and i ended up buying my first ASIC: a Sapphire Block Erupter that took so long to arrive by mail that when i got hold of it it wasn't profitable anymore. I started then using my GPU to mine (still profitable at the time), and studied about mining and GPU programming. And that's when bitcoin finally grew into me!

2. When and why did you buy your first bitcoin?

It was in the early days of 2013. Bought about 20 dollars worth of it just to figure out how to do it. I used some exchange that sold second life coins (VirWoX i think it was, couldn't find anything from the time that confirmed it). It was the only way to buy bitcoins with a credit card i could find at the time. I had to buy second life coins, wait for a few days and then buy bitcoin with those coins. In the and, with all the fees and spread, i ended up with less than 15 USD worth of coins. But i took it as a lesson: read the small print and pay attention to hiden fees!

Later that year i bought 100 dollars worth of bitcoin to buy a new batch of block erupters. This time i had a friend living abroad who collected them and brought them to me, so i got them fast enough to barely make a profit. I have them still hanging somewhere around here.

3. How did you get on the forum?

Well, that was during my quest about bitcoin mining (see question 1). Most information about bitcoin and sales of bitcoin mining equipment was done through the forum. So that's where i ended up.

4.1. What prevents mass adoption of cryptocurrencies?

I used to talk at bitcoin events and meetups in brazil, and in 2018 in an event in Rio de Janeiro, someone asked me a similar question. My answer was similar to this: Well, those of us who grew up in Brazil during the 1990s, and saw the "debut" of the internet, will remember that the government had several "digital inclusion" programs. You probably had similar initiatives in other parts of the world. They aimed to bring as much people online as they could. They had tax benefits for companies with internet presence, and municipalities would give tax breaks to internet companies that create jobs in their cities. Schools would buy computers and give "internet classes" to kids and adults alike. There was even a Ministry position created just for that: Ministry of digital inclusion.

The results were an utterly failure. Older people didn't know how to use it. Poor people had very little access to a computer outside of schools. School computers would stand gathering dust because no one new how to operate them. Internet kept being a "niche" product for the middle-class youth.

But then, in 2007, some tech CEO from Cupertino, using a black T-shirt and jeans, announced a new product: the iPhone. It was not the first smartphone. Also not the first touch screen device. Not the first pocket internet device either. But it was nonetheless a revolution. In less than 5 years the iPhone and it's successors did what the Brazilian government had tried for 13 years without success: made the internet present in every home, every business in the country.

And that's what we need: an "iPhone" like technology (not necessarily a device) that will start the revolution. I am no Steve Jobs, so i can't predict what it will look like, but there will be a product that transforms cryptocurrencies from a niche technology into something so essential people can't live without it.

4.2. How do you think mass advertising of gambling projects has a positive effect on the development of the forum or harms the community?

It goes both ways. Gambling is a big an lucrative industry. Having them using cryptocurrencies is a great incentive for adoption. OTH, many countries make gambling illegal, and it is usually associated with mobsters and gangsters in those countries. So having people learn about cryptocurrencies for evading the laws of their country is not very good for their image. In the forum, i think gambling is already well segregated into their proper subforums. This in some way prevents excessive spamming by gamblers and gambling companies. The only advertising that goes beyond the subforum borders are the "signature campaigns". Having participated in several myself, we have so many advertisement on the internet today that my brain is already well trained to ignore them most of the time. OTH, when i am in a campaign, i have an incentive to do many posts, and try to answer as many people i can. So i see them as a mostly positive influence to me, but i know it is a pretty personal view.

4.3. How do you consider whether 2-3 years of experience in cryptocurrency is enough to successfully invest or does an investor need to receive special education?

I have now 9 years of experience and still can't invest successfully. Knowledge is not enough, you need to have it in you. Some people have it easier than others. Some are just luckier, I don't know. I ended up broke every single time i tried to apply my knowledge to invest in crypto. So i mostly just use it on my day to day and save part of it (HODL) for the future.

5. What do you think of the current Merit system and signature campaigns?  Do they harm the forum?

Oh, i already answered part of it in 4.2. So i guess I'll just repeat it: It is personal, but for me, signature campaigns are good influence. About merits, I've seen several users being hacked and losing their accounts because they had the required status to enter campaigns. And for some unknown guy from Brazil to claim back his account or even give it some negative trust was almost impossible. So the merit system solved that problem for us, underdogs of the community. After the merit system went online I haven't heard of accounts being stolen, at least not in the Brazilian/Portuguese community.

6. The most useful forum topic? Most helpful users?

That's a hard one. I keep mostly to the local forum, and know almost no one outside it. When i started in the Portuguese subforum, the guys that most helped me where @algorista and @adriano. Adriano is still the moderator for the Portuguese subforum. @algorista lost some money to a failed project some years ago and mostly disappeared from the forum after that.

7. 3 things you would implement on the forum?

Mostly nerdy things that only i would need, like "latex" formulas and easier linking to other posts. Being able to easily quote external sites would also be nice. Oh, and footnotes. I love footnotes!

8. Do you trade on exchanges or invest in projects?

I did invest in several local projects in brasil. We had an educational coin called "Dilmacoin" that i maintained for several years (until it became easier to create tokens than maintain a coin with it's proper blockchain). I usually help either with money or with work to charities and crowdfunds created by the Brazilian community.

I also lost lots of money trying to trade or invest in all kinds of things. That's not for me. I'm a tech guy, finance is not my thing.

9. Tell a story about your big profit or big loss?

Well, my biggest profit was also my biggest loss. In 2013 I specialized in optimizing GPU miners for several new coins. most of them never became profitable. But then in 2014 i developed a miner for DASH (called Darkcoin at the time) that was 40% faster than the previous ones. My "mistake" was using a GPL licensed miner as base for my work. So i couldn't sell it and had to publish the code. In a few weeks, most miners were already operating using my code. I still made about 30 BTC worth of Darkcoin at the time. The big loss was: i didn't believe in Darkcoin and sold it immediately, and since than it's price increased 100 fold at it's highest. I could have 3000 BTC now instead of only 30. How's that for a loss?

10. What do you think about the DEFI ecosystem?

I see DEFI as a "buzzword" for things that are neither new nor revolutionary. It's mostly a hype. But the good thing about hypes is that they incentivize the building of helper technologies and products for building DEFI products. Those technologies will outlast the hype and will help increase the technological pool available for future developments. It also  helps do popularize the use of cryptocurrencies. Many will try to surf the DEFI wave and create crappy products. Those products will diem but the technological improvements used to build them will last and help evolve the next step in the cryptocurrency ecosystem, and maybe some day, to technological dominance.

11. Is your anonymity a vital necessity or precaution?

For several years my anonymity (or pseudonymity) was an essential part of my internet persona. But then Facebook tricked me into revealing my real identity and now it became too easy to associate my pseudonym with my real identity. But for all purposes, i do really value my anonymity, and try to preserve it whenever possible. Maybe just out of social awkwardness, maybe as a political principle. Not really sure.

12. The last cryptocurrency book you read?

That's a hard one. I think i never read a cryptocurrency book. Most of my information comes from this forum and other online sources. I really learned a lot from the bitcoin wiki too. When i need information about a specific technology or coin i just go the the specific forum or website of their project.

13. Advise 3 cryptocurrencies/tokens for investment in the next 1-2 years?

Bitcoin, Bitcoin and Bitcoin. One should also take a look at bitcoin! Wink

Now, really, other than bitcoin the only projects i invested that had some success were Ethereum and Decred. I still believe in the Decred project and think that much will come from the project in the next few months.

14. How much will Bitcoin cost at the end of 2020?

My guess is it wont fall bellow 12K before the end of the year. An optimistic scenario will have it valuating 1000 USD/month for the next 2 months and reach 16K before Dec 31. But that's just guess. Trading is not really my thing.

15. P.S. (Optional)

I'll use this space to thank you again for opening this space to people from local and non-english speaking communities. Thanks again for reaching out to me and asking for this interview.
40  Local / Português (Portuguese) / Re: [Entrevistas] Com membros da aba local do Bitcointalk on: October 24, 2020, 11:38:18 PM
@girino, aproveitando a sua aparição e conhecimento..

Há mais espaço para se trabalhar diretamente com blockchain, como parte da equipe de uma moeda.. ou indiretamente, criando serviços como carteiras, exploradores, um "possível iphone", etc?

Sim e não. O muitas empresas grandes estão trabalhando com blockchain. A quantidade de pessoas trabalhando com isso aumentou. Mas não ficou mais fácil conseguir um emprego desses. Essas empresas tem processos seletivos padronizados, e vc nunca sabe muito bem em qual equipe vai parar. Por outro lado, tem muitas startups trabalhando com isso e o mercado está crescendo. vocÊ tendo experiencia, o caminho para garantidamente trabalhar com blockchain é atraves de startups.

Quote
Espero que você volte a frequentar o fórum, seus posts fazem falta.

Como eu disse,eu tou ultrapassado. preciso me atualizar :-D Mas falta o tempo e o entusiasmo de antigamente!


Quote
Eu provavelmente vou desagradar muita gente dizendo o que acho.

Acho que eu fui o único que não ficou feliz com essa notícia, no tópico sobre o assunto do PayPal todo mundo está feliz..
Pages: « 1 [2] 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 ... 181 »
Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!