Bitcoin Forum
May 09, 2024, 11:25:25 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 [2] 3 4 5 »  All
  Print  
Author Topic: qual forma mais segura para armazenar Bitcoins  (Read 11858 times)
NereuFajardo
Member
**
Offline Offline

Activity: 152
Merit: 12



View Profile
April 29, 2013, 02:20:13 AM
 #21

Paper wallet eu acho bem interessante, da até pra estilizar umas cédulas :s
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
algorista
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 882
Merit: 1000


It's got electrolytes


View Profile
April 29, 2013, 02:41:19 AM
 #22

Para aqueles que colocaram senha na wallet, não esqueçam que o arquivo antigo sem senha "potencialmente" ainda está no HD, apenas está marcado como deletado.
Então lembre-se de executar um overwriting/wiping/shredding no espaço livre do HD.

Arquivo deletado, ou mesmo sobreposto, ainda podem ser recuperados com ferramentas adequadas.

Parece excesso de zelo, mas imaginem o cenário: um dia você cansa do notebook e vende pra alguem, esse alguem manda pra um tecnico formatar e o técnico resolve ver se tem "algum arquivo util" pra undeletar (alguem duvida da maldade humana?).

** A maioria desses vazamentos de fotos de atrizes aconteceu assim.

 
http://en.wikipedia.org/wiki/Data_remanence

http://eraser.heidi.ie/



+---------=====[ Rm 12:21 ]=====---------+
DanielBTC
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 788
Merit: 1001



View Profile WWW
April 29, 2013, 01:54:32 PM
 #23

Para aqueles que colocaram senha na wallet, não esqueçam que o arquivo antigo sem senha "potencialmente" ainda está no HD, apenas está marcado como deletado.
Então lembre-se de executar um overwriting/wiping/shredding no espaço livre do HD.

Arquivo deletado, ou mesmo sobreposto, ainda podem ser recuperados com ferramentas adequadas.

Parece excesso de zelo, mas imaginem o cenário: um dia você cansa do notebook e vende pra alguem, esse alguem manda pra um tecnico formatar e o técnico resolve ver se tem "algum arquivo util" pra undeletar (alguem duvida da maldade humana?).

** A maioria desses vazamentos de fotos de atrizes aconteceu assim.
http://en.wikipedia.org/wiki/Data_remanence
http://eraser.heidi.ie/

Muito bem observado algorista, é muito mais facil criar um arquivo que deletá-lo.

Existem tecnicas pra recuperar arquivos mesmo após dezenas de 'rewrites'.

no Linux use:
shred -u -z -n 26 <arquivo>


[Daniel BTC] - 9 AB (after bitcoin)
http://www.usandobitcoin.com.br - Bitcoin para Iniciantes
OTC: DanielBTC Bitrated user: DanielBTC.
NereuFajardo
Member
**
Offline Offline

Activity: 152
Merit: 12



View Profile
April 29, 2013, 07:00:23 PM
 #24

Para aqueles que colocaram senha na wallet, não esqueçam que o arquivo antigo sem senha "potencialmente" ainda está no HD, apenas está marcado como deletado.
Então lembre-se de executar um overwriting/wiping/shredding no espaço livre do HD.

Arquivo deletado, ou mesmo sobreposto, ainda podem ser recuperados com ferramentas adequadas.

Parece excesso de zelo, mas imaginem o cenário: um dia você cansa do notebook e vende pra alguem, esse alguem manda pra um tecnico formatar e o técnico resolve ver se tem "algum arquivo util" pra undeletar (alguem duvida da maldade humana?).

** A maioria desses vazamentos de fotos de atrizes aconteceu assim.
http://en.wikipedia.org/wiki/Data_remanence
http://eraser.heidi.ie/

Muito bem observado algorista, é muito mais facil criar um arquivo que deletá-lo.

Existem tecnicas pra recuperar arquivos mesmo após dezenas de 'rewrites'.

no Linux use:
shred -u -z -n 26 <arquivo>



Para se ter mais segurança nesse ponto pode ser interessante o uso de um "Cofre" criptografado, pode-se utilizar o True Crypt, onde você intala dentro desse cofre, e os arquivos só podem ser acessados caso seja inserida senha e Key File... Eu utilizo ele, mas para outros fins.
robsonbyte
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 53
Merit: 0


View Profile
April 30, 2013, 01:53:37 AM
 #25

Não entendi, vc mandou o BTC guild depositar para essa carteira? e isso?

Estou usando este programa como carteira:

http://verrytechnical.com/wp-content/uploads/2011/06/Bitcoin-Wallet-Interface.png

Recebi uns bitcoins e tranferi para o endereço da minha carteira, e no site já foi creditado ao endereço só que na minha carteira não tem nada, isso é normal? Demora ou meus bitcoins estão perdidos?
Eu mandei depositar o que eu minerei no endereço que este programa me deu, só que o saldo não veio para o programa. Mas agora criei uma carteira na nuvem, com o mesmo endereço e lá na nuvem meu saldo foi creditado. Logo baixei o arquivo para backup. Aparentemente funcionou bem.
Coinbuck @ BTCLot
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 540
Merit: 500

The future begins today


View Profile WWW
May 01, 2013, 10:42:03 AM
 #26

Paper wallet sem dúvida que é a maneira mais segura.

Cumps,

Bitcoin is the future !
Wilker.rj
Member
**
Offline Offline

Activity: 99
Merit: 10


View Profile
May 02, 2013, 11:00:20 PM
Last edit: May 02, 2013, 11:29:22 PM by Wilker.rj
 #27

Alguém sabe informar se o backup para o dropbox, do blockchain.info é criptografado?

Acredito que sim, mas quero ter a certeza.

E sim, vi aqui a extensão aes.joson

Cavernoso
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 9
Merit: 0


View Profile
February 27, 2016, 02:36:53 AM
 #28

olá,  Grin
vou gerar uma paper wallet pela primeira vez, usarei o método offline, com o vanitygen e um notebook offline que não conectarei nunca mais à internet.

Alguma coisa mudou desde este post foi feito em 2013?

Outra coisa.... um colega meu me disse alguma coisa sobre: "se o site que gera os endereços de determinadas paper Wallets sair do ar, o caminho de saída das carteiras se perde, daí perdemos tudo para sempre".....  Shocked Shocked Shocked

Isto realmente pode acontecer?Huh  Huh Huh

Obrigado!!!
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
February 27, 2016, 02:52:51 AM
 #29

Outra coisa.... um colega meu me disse alguma coisa sobre: "se o site que gera os endereços de determinadas paper Wallets sair do ar, o caminho de saída das carteiras se perde, daí perdemos tudo para sempre".....  Shocked Shocked Shocked

Isto realmente pode acontecer?Huh  Huh Huh

Obrigado!!!

Não. O site gera uma chave privada (PK) que pode ser usada em qualquer carteira. Se o site sair  do ar, você importa em outra carteira, outro site, o que quiser.

Talvez ele estivesse falando de sites que não te entregam a PK, mas nesse caso não é uma paper wallet, é uma carteira online.

Advertise Here - PM for more info!
vilain
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 126
Merit: 100


View Profile
February 27, 2016, 03:05:52 AM
 #30

Duvida como é que as carteiras offline correm riscos?
É que ja vi tanta gente com essa paranoiae nunca ninguem disse riscos ou como ser roubado, apenas soluçoes Sad
Online é obvio, agora offline expecialmente as de papel (li na outra semana) nao sei...

Basta alguem invadir sua maquina (acesso remoto, acesso fisico, spyware, site, flash, virus, games, etc) e copiar o arquivo wallet.dat

---
Paper wallet é tão seguro quanto dinheiro de papel, se ninguem tiver acesso ao papel então está seguro.
O que acontece geralmente com paper wallet é o ladrão ter acesso as keys no momento da geração, pois de nada adianta ter as papers num cofre seguro até contra um evento nuclear mas no momento da geração usar um serviço online (que pode potencialmente fazer copias da privkey)

Recomendo gerar suas paper usando o software vanitygen, usando uma maquina offline, imprimir as keys com letras grandes (A4 paisagem) e plastificar a folha (fita adesiva larga é excelente). E claro: fracione os valores (1btc poderá valer 1000usd muito em breve).

Princípio KISS.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Keep_It_Simple

VanityGen
https://bitcointalk.org/index.php?topic=25804.0


** ter duas ou mais cópias da paper fisicamente separadas também não te fará mal Wink

** use impressoras pequenas, as grandes podem ter um HD interno que guarda copias das impressoes. E não salve nenhum arquivo durante a geração.

** se sua "paranóia" exigir segurança em nivel de pentágono entao executar um hard-erase no hd após a impressao: http://eraser.heidi.ie/





Já que ressuscitaram o post das antigas, só vim postar esse quote que me chamou atenção pra caralho:

"E claro: fracione os valores (1btc poderá valer 1000usd muito em breve). "

temos aqui um profeta!

haha
kanazawa
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 756
Merit: 500



View Profile
February 27, 2016, 03:13:23 AM
 #31

Quote
Já que ressuscitaram o post das antigas

hahahah verdade...

mesmo assim, mlehor jeito: usar o cold storage do coinbase...

extremamente fácil e seguro.. 2FA e boa. Aliás,o coinbase está HUMILHANDO na atualidade !!!


]░░░░░░▄▄███████████▄▄
░░░░▄███▀░░░░░░░░░░░▀▀██▄
░░░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░██
░░███▀░░░░░░░░░░░░░░░░░▀███
███░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░███
██░█░░░░░░░█▀▀▀█░░░░░░░░░█░██
█▌░█░░░░░░░█░░░█░░░░░░░░░█░▐█
█▌░░█░░░░░░██▀▀▀░░░░░░░░█░░▐█
█▌░▄▄░░░░░░█░█░░░░░░░░░░▄▄░▐█
███▀░░░░░░░█░░▀▄░░░░░░░░░▀███
██▄░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░▄██
░░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░██
░░░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░██
░░░░▀██▄▄█▄░░░░░░░▄█▄▄██▀
░░░░░░░▀▀███████████▀▀


]░░░░░░▄▄███████████▄▄
░░░░▄███▀░░░░░░░░░░░▀▀██▄
░░░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░██
░░███▀░░░░░░░░░░░░░░░░░▀███
███░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░███
██░█░░░░░░░█▀▀▀█░░░░░░░░░█░██
█▌░█░░░░░░░█░░░█░░░░░░░░░█░▐█
█▌░░█░░░░░░██▀▀▀░░░░░░░░█░░▐█
█▌░▄▄░░░░░░█░█░░░░░░░░░░▄▄░▐█
███▀░░░░░░░█░░▀▄░░░░░░░░░▀███
██▄░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░▄██
░░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░░██
░░░██░░░░░░░░░░░░░░░░░░░██
░░░░▀██▄▄█▄░░░░░░░▄█▄▄██▀
░░░░░░░▀▀███████████▀▀

Cavernoso
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 9
Merit: 0


View Profile
February 28, 2016, 06:41:35 PM
 #32

Quote
Já que ressuscitaram o post das antigas

hahahah verdade...

mesmo assim, mlehor jeito: usar o cold storage do coinbase...

extremamente fácil e seguro.. 2FA e boa. Aliás,o coinbase está HUMILHANDO na atualidade !!!


Estou optando pela Paper Wallet offline para nao correr risco de ser vitima de um keylogger por exemplo,
pois mesmo que o Coinbase ofereça segurança, se minha maquina estiver infectada ainda poderei ter a carteira roubada correto.

Então para garantir e ter 100% de certeza que ninguém roubar minha senha estou optando por este metodo....

No entanto gostaria de saber se ainda se usa Vanitygen para gerar as Wallets ofline... o resto do processo eu ja compreendi!!!!

Obrigado
Cavernoso
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 9
Merit: 0


View Profile
February 28, 2016, 06:51:53 PM
 #33


.. 2FA e boa. Aliás,o coinbase está HUMILHANDO na atualidade !!!
[/quote]

Eu uso a autenticação em dois passos para fazer transações na FOXBIT e até hoje nunca tive a conta roubada...  Cool

No entanto, pelo que sei, até o método de 2FA pode ser burlado (não me pergunte como)....  Shocked Shocked Shocked


Então como planejo realizar um investimento sólido em BTC, acabei optando pela Papper Wallet offline, e dividirei os valores em lotes, sendo que cada Wallet terá 1 BTC...  Grin
girino
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
February 28, 2016, 09:09:17 PM
 #34

Quote
Já que ressuscitaram o post das antigas

hahahah verdade...

mesmo assim, mlehor jeito: usar o cold storage do coinbase...

extremamente fácil e seguro.. 2FA e boa. Aliás,o coinbase está HUMILHANDO na atualidade !!!


Estou optando pela Paper Wallet offline para nao correr risco de ser vitima de um keylogger por exemplo,
pois mesmo que o Coinbase ofereça segurança, se minha maquina estiver infectada ainda poderei ter a carteira roubada correto.

Então para garantir e ter 100% de certeza que ninguém roubar minha senha estou optando por este metodo....

No entanto gostaria de saber se ainda se usa Vanitygen para gerar as Wallets ofline... o resto do processo eu ja compreendi!!!!

Obrigado

Sim, ainda se usa VanityGen. Pode ir com fé...

Advertise Here - PM for more info!
Cavernoso
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 9
Merit: 0


View Profile
February 28, 2016, 09:20:39 PM
 #35



Sim, ainda se usa VanityGen. Pode ir com fé...


Obrigado!!!

Usarei o método a seguir:

http://www.bitcoinnews.com.br/tutoriais/receita-de-paperwallet-offline-seu-bitcoin-100-blindado-contra-hackers/
thms
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 427
Merit: 250


View Profile
February 29, 2016, 07:46:08 AM
 #36


Sugiro também criptografar as chaves privadas com uma senha BIP-38.
Cavernoso
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 9
Merit: 0


View Profile
February 29, 2016, 03:52:27 PM
 #37


Sugiro também criptografar as chaves privadas com uma senha BIP-38.


Bom, quanto a isso não sou familiarizado com o processo de criptografar chaves
terei de pesquisar um tutorial a este respeito...

Para as senhas das criptografias poderei utilizar um gerador de Password padrão, e imprimi-las (as senhas) e acondicioná-las junto aos paper Wallets em um cofre por exemplo....

thms
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 427
Merit: 250


View Profile
February 29, 2016, 06:06:19 PM
 #38


Sugiro também criptografar as chaves privadas com uma senha BIP-38.


Bom, quanto a isso não sou familiarizado com o processo de criptografar chaves
terei de pesquisar um tutorial a este respeito...

Para as senhas das criptografias poderei utilizar um gerador de Password padrão, e imprimi-las (as senhas) e acondicioná-las junto aos paper Wallets em um cofre por exemplo....



É bom criptografar as chaves porque senão, deixando a chave privada visível ao público, qualquer um pode tirar uma foto da sua paper wallet e roubar seus BTCs.

O bitaddress (https://www.bitaddress.org) gera paper wallets e também já oferece opção de criptografar as chaves com BIP-38. Você pode baixar o zip que eles disponibilizam, aí transfere o zip pro computador que você vai deixar offline. Você extrai esse zip e vai encontrar o arquivo bitaddress.org.html que dá pra abrir num browser no computador offline, em seguida tem que ficar mexendo o mouse um pouco pra melhorar a randomização das chaves e por fim dá pra escolher a opção de criptografar com BIP-38.

Mas antes de usar esse arquivo bitaddress.org.html, é bom conferir se o que vc baixou não foi alterado/comprometido. Por isso é melhor checar a checksum desse arquivo. No windows por exemplo, dá pra checar a checksum no próprio prompt de comando, sem necessidade de instalar nada(pelo menos no win7 pra cima):

>CertUtil -hashfile C:\users\nomeUsuario\Desktop\bitaddress.org-3.2.0\bitaddress.org.html SHA256

e ver se o resultado impresso na tela do prompt bate com o que está, por exemplo, no arquivo changelog do projeto no github (https://github.com/pointbiz/bitaddress.org/blob/master/CHANGELOG.txt)

Se bater, é sinal que o que vc baixou é autêntico.


Disclaimer: Eu confio nesse processo mas não garanto que o bitaddress seja à prova de falhas e faça as pessoas perderem Bitcoins!

Disclaimer 2: Esse método tem a desvantagem de, se você esquecer a sua senha, seus Bitcoins vão pro limbo! Aí vc deve avaliar os riscos, deixar a chave privada visível a olho nu ou o risco de vc esquecer ou perder a senha da chave.
iurislav
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 6
Merit: 0


View Profile WWW
March 01, 2016, 08:40:40 PM
 #39

Lembrando que é bom fazer o processo de ponta a ponta (do depósito ao saque) com um valor pequeno pra ter certeza que tá fazendo tudo direitinho antes de colocar todos os seus bitcoins em uma paper wallet e vai que tem algo errado no seu processo Smiley
Ubertroco
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 168
Merit: 100


View Profile
March 02, 2016, 04:45:41 PM
 #40

E voltamos a guardar dinheiro embaixo do colchão hahahah

Pages: « 1 [2] 3 4 5 »  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!