Cara eu até me interessei pelo video, mas não assisti.
O video tem 14 minutos e voce nao fez nem um resumindo ou mandou a gente ir nos 5min por exemplo, sei la rsrs acho que foi por isso que teve pouca "adesão".
DAOs - Organizações Autônomas Descentralizadas (pessoalmente gosto ainda mais do termo "Entidades" ao invés de "Organizações" mas me mantive fiel à tradução).
...
e aí? Já tinha ouvido falar de DAOs antes? Ou até utilizado/feito parte de algum?
conta ae!
A maior parte das pessoas só ouviu falar do DAO mais famoso da historia que foi justamente esse comentado acima, que quase destruiu o ethereum e acabou criando o ETC:
DAO é tipo energia nuclear.. Todo mundo tem medo por conta do que aconteceu no passado..
O que aconteceu? Se estiver falando do hack do "DAO" lá de 2016, ele não tem muito a ver com isso. O problema lá atrás foi que o projeto fez uma espécie de crowdfunding e o contrato responsável por isso tinha um erro grave que acabou resultando na perda do dinheiro.
Pois é. Foi um dos primeiros grandes projetos de criptomoedas dentro do Ethereum, e acredito que na epoca nao se tinha o know-how que se tem hoje em smartcontracts. Então deve ser sido relativamente fácil explorar o bug do smartcontract e destruir tudo.
Os smartcontracts não as tornam mais seguras?
Os smartcontracts não são elementos mágicos que dão segurança.
É simplesmente um código, um acordo digital, que não pode ser alterado uma vez que esta funcionando. Por isso ele é "seguro", mas também por isso ele é perigoso.
É seguro pq por um lado, os termos estão fechados, voce enviou seu ETH e somente qd as condicoes forem completadas voce receberá ele ou o token ou que quer que seja de volta. Não tem essa de entrar na justica, ou dizer que nao vai pagar o que deve, etc: O smartcontract faz tudo automaticamente, não existe disputa.
Mas, se ele tiver um bug, ou um codigo malicioso, voce esta ferrado.
Uma parte dos DAOs é "semi-descentralizada", onde o pessoal da comunidade vota, mas quem executa as decisões é um time "core" que detém de mais poder.
Exemplos:
1. Comunidade vota e, ao ser decidido, um grupo de 10 pessoas co-assina uma transação que executa tal compra.
2. Comunidade vota e, ao ser decidido, o time de desenvolvedores do projeto escreve e faz o deploy de tal upgrade no smartcontract.
Isso é exatamente tudo o que um smartcontract não deve ser, na minha opiniao. Mutavel. Isso é possivel na rede ethereum? Fazer um upgrade no smartcontract?
A "comunidade" pode decidir mudar as regras do jogo no meio da partida.