então @bitmover e @TryNinja
também entendo como isso poderia ser feito e a pessoa evitaria o IOF
a questão é: supondo que alguém quisesse fazer uma compra internacional com crypto e por alguma razão, seja por se compadecer com a sociedade, por achar que é seu dever para com o país, ou simplesmente por não gostar de guardar dinheiro, decidisse que quer pagar IOF nessa compra, ela teria como?
@bitmover e @paredao as vezes mencionam o GCAP e outros softwares da receita que te permitem pagar
um monte de impostos devidos.
Pro IOF imagino que isso não exista, existe?
Quanto a lei, realmente é muito mais "não pode ser pego" do que "não pode fazer"
da mesma forma que maconha é proibido mas é mais fácil comprar do que pão, como cantou o Gabriel Pensador (e olha que eu nem compro essas coisas)
e que comprar dólares ou euros de outra pessoa diretamente seria proibido, mas é impossível controlar e acontece muito.
<...>
edit: para não parecer que odeio o governo, vou dar um exemplo do setor privado.. certos prédios não possuem hidrômetros individuais (talvez por redução de custos) e o valor da conta d'água é dividido igualmente entre todos, então além de um estar pagando a conta do outro, isso também incentiva o desperdício, afinal o mesmo é dividido..
a
tragédia dos comuns.
<...>
Tb não gosto de pagar impostos. Ngm gosta. Mas acho que a forma de reduzir isso é votando. As vezes no candidato menos popular.
eu também pensava assim antes, até ler O Caminho da Servidão e Democracia: O Deus que Falhou, entre outros.
Agora acredito que o sistema não está "quebrado" e vamos arrumá-lo escolhendo políticos melhores, o sistema está funcionando como deveria, por design ele cria uma casta privilegiada (meio político) que sobrevive sugando pessoas que produzem (meio econômico)
acho que o único caminho é criar um outro sistema
utopia? talvez.
Os impostos servem para, saneamento, energia, lixo, escolas, estradas, transportes públicos, e muitas outras infra estruturas que todos nos beneficiamos diariamente.
no Brasil menos de 60% é destinado a isso (to sendo beeeem conservador aqui, talvez esse número esteja muito exagerado e seja algo como <20%, o bitmover mesmo se não me engano postou as % discriminadas de pra onde vai nosso imposto no Brasil, a maior parte vai pra previdência e juros de dívida)
seria legal saber quanto da arrecadação do governo vem de impostos sobre consumo e quanto vem de impostos sobre renda, separando pessoas física e jurídica
sabem se dá pra encontrar esses dados em algum lugar?
Nunca imaginei que você fosse religioso @TryNinja hahah agilizado esse primo do seu pastor!
Legal a notícia do IOF. não sabia.