Sim, você corre risco, @Lucasgabd mostrando esse interesse em cooperar com esses grupos de tarefas. Não quero te assustar mas pra você ter ideia, depois que a fintech passa na homologação do baas, consegue abrir conta apenas com o CPF ou CNPJ, mais nada. O que exigem em consequência é por pura proteção, pedir selfie, comprovante de residência, tudo o mais é detalhe. Se algum dia der problema com tal correntista X, será bom ter o máximo de dados possível, mas de fato não é obrigatório. Por isso você vê tantos casos de conta de laranja todo dia.
Se eu fosse você ficaria esperto em relação a esses 90 reais que recebeu, porque isso aí é dinheiro furtado de alguém, a conta sempre chega, sempre alguém busca as autoridades e faz denuncias.
acabei comentando na pressa e pulei esses outros comentários sobre a história dos 90 reais por acidente.
to achando super legal pensar essas coisas com vocês
então, vamos lá
nikolaspaolo, o que acontece é que nesse caso específico do golpe, a pessoa NÃO PEDE seu cpf, mas como mencionei antes o CPF é uma informação semi-pública hoje em dia, não é nada díficil conseguir o cpf de alguém se você realmente quiser, seja por meios legais, seja por base de dados vazadas ou sites obscuros (inclusive uma vez vi um site em que você paga um valor pequeno por uma consulta de dados da pessoa, pesquisando por cpf, endereço ou nome, por exemplo, é bizarro, mas existe, e ainda tem aquela base vazada com dados de 200 milhões de brasileiros).
Isso é uma coisa...
achei que o sistema de self e 2fa e o escambau ajudaria a proteger a pessoa de fraudarem o nome dela, não sabia que era tão fácil assim alguém abrir uma conta e tal
se é assim tão fácil pq esse golpe não acontece mais?
Seria muito mais efetivo pro golpista fazer isso do que tentar esse golpe do pix mande um e receba 2 de volta, mais velho do que minha vó.
Agora vamos ao caso dos 90 reais.
como a gente mencionou antes, os golpistas pagam 10 reais por uma tarefa simples, dar um like no instagram, comentar num vídeo do youtube, qualquer coisa assim que ninguém deveria pagar MAS que nem a lei escrita pode impedir que alguém pague.
agora, sobre esse fluxo do golpe...
Se você tem um comércio ou um consultório odontológico, não tem como verificar a origem do dinheiro que paga seus serviços, provavelmente 99% das transações e compras são legítimas
aí vamos supor que o SICRANO é grande no crime organizado e nos golpes do pix, mas assim como todo mundo ele também compra balões para festas de criança, e também precisa eventualmente fazer um canal no seu pré-molar... ele vai lá e paga esse serviço com dinheiro sujo. Quão justo seria um juiz pedir a devolução desse dinheiro pro dentista ou pro dono do comércio?
O dentista e o dono do comércio então deveriam "ficar espertos" com quem eles atendem?
Aí é curioso pq se abre uma nova questão, posso estar enganado, mas no Brasil não é assim tão simples recusar atendimento à qualquer pessoa, é?
enfim, papo interessante.
dá pra ter até um tópico inteiro sobre "é moral fazer algo bom com dinheiro sujo?" em geral eu acho que sim. Mas fica pra depois falarmos mais sobre isso.
tirei 90 reais até agora de golpistas diferentes fazendo isso e só fiz pq todos esses dados são públicos sobre mim, não são difíceis de achar
mas obviamente nunca mando documentos, nem abro link nenhum, nem mando outras informações que eles não tenham
com frequencia também falo um profissão ou idade diferente da real
nunca passo endereço também, obviamente
Vixi, já era. Pode procurar um advogado pois logo será chamado para prestar esclarecimento sobre esses 90 reais recebidos. Pergunta para o GPT sobre o delito de associação criminosa. Sei não, acho que o bicho vai pegar. Hahahahaha. Brincadeirinha @Lucasgabd, Se fossem pegar cada brasileiro que caísse numa furada dessas, não haveria cadeia suficiente para todos. Ficaria pior que El Salvador.
hahhaha imagina só Paredao
o topo de funil desse golpe que estamos mencionando deve ter milhares de pessoas
A maioria deles nem faz o follow up depois dos dez reais, alguns nem são brasileiros pois dá pra ver claramente que as mensagens são traduzidas
Se eu trabalhasse em alguma polícia de inteligência no Brasil não me preocuparia nem um pouco com as vítimas do topo de funil, e sim com as empresas criadas para cometer esses golpes, maioria delas empresas novas (cnpjs registrados faz pouco tempo) e provavelmente no nome de um monte de laranjas.
é que aqui a cultura de culpabilização da vítima é relativamente grande e a gente vê um monte de aberrações acontecendo tanto no jurídico quanto na vida real então nada mais me surpreende.
Cair na malha fina por conta de mil reais por mês?
Seria no mínimo curioso.
Já cai na malha fina por conta de 30 reais.
A questão não é o valor. Mas se os dados estiverem divergentes, é malha fina. No meu caso, foi um valor diferente de reembolso de plano de saúde.
Gente. É tão descabido. Btc não tem território. Não é nem brasileiro, nem estrangeiro, é paralelo.
A taxaçao é na ponte crypto - fiat e olhe lá
A taxacao é quando ocorre renda ou lucro, esse é o fato gerador.
sim, conheço gente que já caiu por conta de 1 centavo, acredite se quiser
mas perceba que falo de algo diferente
especificamente no forum não tem contraparte declarante ou seja não tem como ter dados divergentes
você e o Paredao sabem melhor que eu o que está escrito na lei, no papel
mas na vida real, ainda mais no Brasil, o mundo opera por regras que estão além do que está escrito no papel
o governo pode tentar regular crypto, pode criar regras, pode penalizar e intimar as pessoas que não cumprirem essas regras, mas vai ficar cada vez mais díficil para o governo fiscalizar e forçar o cumprimento, justamente pq a tecnologia chega num outro ponto.
vocês acham que eles vão usar violência (seja invadindo domícilios, seja coagindo ou ameaçando fisicamente) com todas as pessoas que sonegarem impostos usando Monero ou BTC ou qualquer shitcoin?
Improvável, não tem recursos nem pra fiscalizar tudo, quanto mais para forçar o cumprimento.
O que é mais provável é que eles peguem uma pessoa ou outra pra cristo, como fizeram com o Ross nos estados unidos num caso diferente, e usem esses bodes expiatórios para fortalecer a narrativa da importância e moralidade de pagar impostos e ser um contribuinte fiel e obediente ao estado.
isso nos leva a um lugar que, independente do que estiver escrito na lei, o pagamento de impostos vai cada vez mais se tornar opcional e feito pela consciência e código moral que a pessoa segue.
Como você força que se cumpra uma lei impossível de forçar?
Lembrei do Daniel Fraga...