Bitcoin Forum
March 10, 2026, 02:15:55 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 30.2 [Torrent]

Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Tecnologia pós-quantica se tornando realidade no Bitcoin  (Read 20 times)
alegotardo (OP)
Legendary
*

Activity: 3080
Merit: 1648

☢️ alegotardo™

View Profile WWW
Today at 01:13:08 AM
Merited by joker_josue (2)

Acho que esse é meu terceiro post sobre tecnologia pós-quântica, mas é que o assunto realmente me interessa Tongue

Li isso hoje: Blockstream testa proteção pós-quântica no Bitcoin com sucesso na rede Liquid

Ainda não é oque buscamos, mas já é prova de que a tecnologia para assinatura é viável e pode ser aplicado nas criptos, basta chegar a um consenso.
Por mais que eu esteja ligado no asusnto, até antes disso eu nunca tinha ouvido falar desse "SHRINCS" mas gostei... gostei também que a adesão à essa proteção quantica é opcional, então a favor do @Joker_josue que defende que só deve ser protegido os fundos de quem realmente tá "vivo", segue o diz na matéria:
A ferramenta permite a adesão voluntária dos investidores e um usuário em busca de proteção máxima tem a opção de travar seus ativos em um contrato que exige assinaturas pós-quânticas para a liberação de qualquer gasto financeiro.

Enfim, apenas um pontapé, muita coisa ainda precisa ser definida, pois "mas não torna a rede Liquid imune a ataques quânticos em sua estrutura central. Componentes vitais do sistema, como o protocolo de consenso de blocos, o mecanismo de lastro com o Bitcoin original e a ocultação de ativos confidenciais, ainda operam sob a segurança da criptografia clássica."

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
.
.Duelbits PREDICT..
█████████████████████████
███████████▀▀░░░░▀▀██████
██████████░░▄████▄░░████
█████████░░████████░░████
█████████░░████████░░████
█████████▄▀██████▀▄████
████████▀▀░░░▀▀▀▀░░▄█████
██████▀░░░░██▄▄▄▄████████
████▀░░░░▄███████████████
█████▄▄█████████████████
.
.WHERE EVERYTHING IS A MARKET..
█████
██
██

██
██
██████
Will Bitcoin hit $200,000
before January 1st 2027?

No @1.15         Yes @6.00    
█████
██
██

██
██
██████

CHECK MORE > 
joker_josue
Legendary
*

Activity: 2324
Merit: 6703

**In BTC since 2013**

View Profile WWW
Today at 07:49:16 AM

Por mais que eu esteja ligado no asusnto, até antes disso eu nunca tinha ouvido falar desse "SHRINCS" mas gostei... gostei também que a adesão à essa proteção quantica é opcional, então a favor do @Joker_josue que defende que só deve ser protegido os fundos de quem realmente tá "vivo", segue o diz na matéria:
A ferramenta permite a adesão voluntária dos investidores e um usuário em busca de proteção máxima tem a opção de travar seus ativos em um contrato que exige assinaturas pós-quânticas para a liberação de qualquer gasto financeiro.

Ser opcional e feito por quem quer, deve ser sempre o padrão. É isso que permite a liberdade de utilização por parte dos detentores.

Talvez, a mudança pode ser ainda mais simples, basta ser adicionado um protocolo que determinado tipo de endereços estão protegidos. Basta depois serem os detentores de bitcoin a fazerem a migração para esses endereços.

Agora, é bom testar e explorar varias abordagens, para se conseguir perceber qual a melhor solução para todos os cenários.

Mas, o que é esse "SHRINCS"?

b1exch.to 
  ETH      DAI   
  BTC      LTC   
  USDT     XMR    
.███████████▄▀▄▀
█████████▄█▄▀
███████████
███████▄█▀
█▀█
▄▄▀░░██▄▄
▄▀██▄▀█████▄
██▄▀░▄██████
███████░█████
█░████░█████████
█░█░█░████░█████
█░█░█░██░█████
▀▀▀▄█▄████▀▀▀
alegotardo (OP)
Legendary
*

Activity: 3080
Merit: 1648

☢️ alegotardo™

View Profile WWW
Today at 11:36:28 AM

Mas, o que é esse "SHRINCS"?

É um novo protocolo/script/método de criptografia de hash, sei lá como chamar, que a Blockstream criou pro LBTC e tokens porque é mais compatível do que os modelos de criptografia pós-quantica que já tinham sido homologados pelo NIST em 2024 (se pesquisar vai ver que tem alguns).
Então esse tal de SHRINCS parece ser algo totalmente novo, ainda não homologado e que nem foi testado direito, aí a própria Blockstream já disse também que ele ainda não possui auditoria e que também não está disponível em carteiras.

███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███