Vi recentemente uma noticia que fiquei meio assustado

A noticia se refere basicamente as IA mais usadas/conhecidas sendo acusadas de vazar dados ou de forma direta vazar uma conversa, que querendo ou não voce teve com ela
"Pesquisadores do IMDEA Networks Institute publicaram descobertas em 4 de maio, mostrando que todos os quatro maiores assistentes de IA — ChatGPT, Claude, Grok e Perplexity — silenciosamente compartilham dados com serviços de publicidade e análise de terceiros, incluindo Meta, Google e TikTok."
fonte:
https://portaldobitcoin.uol.com.br/ia-pode-estar-vazando-suas-conversas-para-a-meta-tiktok-e-google/No site acima mostra aparentemente também os rastreadores, ou por onde ta sendo vazado
A pergunta a se fazer é, quando vamos encontrar um local online seguro para informaçoes?
A verdade é que acho muito dificil, tanto que na minha vida entre amigos eu prefiro falar coisa importantes apenas pessoalmente, a cada dia mais receio da vida online
Até onde vamos chegar com a quantia exacerbada de empresas querendo informaçoes pessoais para vender mais?
Voces acham isso certo? tentar identificar o usuario apenas para melhorar vendas? ou no caso ter suas conversas vazadas com IA?
Também acho preocupante, principalmente porque muita gente usa IA como se fosse um ambiente privado, colocando dúvidas íntimas pessoais, ideias, documentos e até informações de trabalho.
Pra mim, o problema maior é a falta de transparência. Se os dados são usados para análise, publicidade ou melhoria do serviço, isso tinha que ser dito de forma clara, e o usuário deveria ter o poder de escolha.
Não acho certo transformar toda interação online em uma oportunidade de lucro por parte das empresas. No caso das IAs é ainda mais delicado, porque as conversas podem ter informações muito sensíveis.
Hoje em dia, infelizmente, eu trato qualquer serviço online como algo totalmente não privado.