A gente tem que considerar o contexto geral, fora da nossa bolha. Aí a gente vai ter as respostas certas.
Esse é o ponto em que eu critico mais, muitos que são mais maxis e querem promover a todo o custo o Bitcoin.
As coisas tem de ser mais simples! Nem todo o mundo sabe de informática, nem tem de saber.
Parece devs ligados a cripto, tem muita dificuldade em fazer as coisas user friendly.
Depois vem sempre com aquela historia, de que se for simples, perde-se a segurança.
Tretas. A inovação é esta em criar coisas seguras e complexas, mas simples de usar.
Eu diria, que esse é dos maiores entraves, para haver mais pessoas a fazerem auto custodia e de utilizarem realmente BTC.
Até hoje, não vi ninguém usando essa LN da Electrum, não vi um vídeo sequer, sem incentivos, quem que vai usar? Aqui mesmo em português não tem nada, nenhum conteúdo (com exceção daquele post do sabotag3x), vídeo, absolutamente nada, FLOPOU geral.
Eu tenho LN na Electrum. Mas, é apenas para utilizar nuns swaps internos, e quebrar cadeias de ligação.
Para abrir é uma pequena dor de cabeça, principalmente para quem nunca mexeu.
Você primeiro de se ligar a um canal. Pergunta: Qual canal? Onde encontro um canal?
OK, existe uns sites, meio confusos e fracos em informação clara, que listam canais. Você escolhe um, tenta abrir e descobre que o plafon mínimo de abertura é o dobro daquilo que quer colocar.
Vai ter de repetir tudo novamente. Até que você consegue encontrar um canal que consegue abrir. Mas, depois descobre que o canal obriga a manter x plafon em stack, que por sua vez é praticamente todo o plafon que você colocou lá. Tem de fechar o canal, e procurar outro para abrir.
Com o bitmover comentou, nisto tudo, você vai fazendo transações e pagando taxas. Se a taxa estiver alta, você queima muitos sats (agora que as taxas estão baixas é uma boa altura para testar).
No final, lá consegue abrir um canal como vai querer usar.
Mas, não acho que o problema esta na Electrum em si, mas na pouca informação que existe publicamente sobre os canais que esta publicamente divulgados. Na maioria deles, voce não consegue perceber qual o palfon mínimo de abertura, quanto tem de ficar em stack (se tem de ficar).
Pelo o que li, parte da culpa de isso acontecer, são os operadores dos canais, não divulgarem todos esses detalhes. O que torna tudo ainda mais sem sentido.