2 - a LN tem uma pessima UX (experiencia de usuario). Voce ja tentou usar?
As wallets nao sao boas. As que sao melhores e menos arriscadas sao as que fazem a custodia pra voce, como a Aqua wallet.
A electrum por exemplo é tao dificil e caro de usar que simplesmente nao vale a pena (precisa fazer uma transação pada abrir e outra pra fechar o canal. Além disso voce precisa travar um mkmte de btc para ter inbound capacity. É uma insanidade

Até hoje, não vi ninguém usando essa LN da Electrum, não vi um vídeo sequer, sem incentivos, quem que vai usar? Aqui mesmo em português não tem nada, nenhum conteúdo (com exceção daquele post do sabotag3x), vídeo, absolutamente nada, FLOPOU geral.
Eu usei a phoenix wallet há alguns meses atras e alguma coisa ou outra relacionada a LN, relativamente fácil, mas ainda assim, não acho serviços que aceitam LN com muita facilidade, se pra BTC onchain já é difícil...
Mas já perdi um saldo pequeno em uma wallet sem nenhuma explicação (breez). Se eu for tentar explicar LN pra um usuário leigo eu não conseguiria explicar, pois não lembro muita coisa, já não uso mais, só sei o básico do básico mesmo.
É mil vezes mais fácil fazer uma transação onchain, pagando a taxa mais barata possível...