Em todos os cálculos de viabilidade de mineração, sempre dá prejuízo
Dificuldade com crescimento exponencial
Mineradores experientes estão vendendo suas máquinas com preços bem abaixo do mercado
Até onde sei, o ajuste de dificuldade ocorre a cada 2016 blocos. O preço do bitcoin pode subir e a mineração voltar a ser lucrativa. Fazendeiros vendem tratores a preço "abaixo do mercado" quando o valor de seus produtos cai e nem por isso acabaram soja, milho, cebola etc. Máquinas gráficas, metalúrgicas, médicas são vendidas abaixo do preço "de marcado" o tempo todo e nenhuma dessas indústrias acabou. Por sinal, como anda a evolução do poder computacional da rede bitcoin?
O mercado vem acumulando perdas consideráveis
2011. Não preciso de sequer uma palavra, basta um número (o ano de 2011).
O volume de negócios está em declínio
https://blockchain.info/pt/charts/n-transactions-excluding-popularSeu "declínio": hoje acontece o dobro de transações por dia quando comparado há 6 meses.
Vários exchanges deram golpes que abalaram significativamente a confiança no mercado
Do mesmo modo que várias pirâmides e golpistas, além dos Bancos Santos, Bamerindus, Nacional, BVA, Lehman Brothers. Sempre haverá golpistas quando o assunto é dinheiro. O protocolo não foi afetado.
A moeda tradicional, desde que foi abolido o sistema de lastro em ouro, se sustenta através da confiança e da imposição do Estado.
No caso do bitcoin, a confiança está irremediavelmente abalada.
Eu diria que a moeda "tradicional" (tradição de 43 anos, desde que Nixon aboliu o padrão-ouro em sua forma residual) se sustena
apesar do Estado. Se você usa alguma moeda estatal, precisa correr atrás do prejuízo desde o primeiro minuto, pois a diluição e os confiscos desse brinquedinho de Satanás (qualquer moeda sem limite de emissão) necessariamente precisam bancar guerras, funcionalismo público ineficiente, assintecialismos, todo um complexo militar e de propaganda, faculdades de marxismo etc. Estado nenhum impõe nem garante o ouro, e o mesmo está aí há milênios (vai muito bem como reserva de valor). Mesmo sendo facilmente tributado, barrado em qualquer fronteira, caro de estocar e impossível de transmitir pela internet, sem ser aceito em quase loja nenhuma do mundo consegue valer cerca de 7 a 8 trilhões de dólares (quase nada disso reflete seu uso em jóias ou aplicações industriais).
Fique à vontade para estimar o valor "de mercado" de um bitcoin.
Se for considerada como mercadoria, perde-se sua finalidade e a coloca ainda mais perto do abismo.
A moeda em si não tem valor. A sua valorização se dá pela capacidade de facilitar a troca de mercadorias, estas que realmente possuem o valor (utilidade).
Qual a utilidade do Bitcoin se for considerada como mercadoria? Nenhuma!, pois não há qualquer tipo de valor agregado.
Ouro é moeda ou mercadoria? Cigarro em presídios é moeda ou mercadoria? O que o governo americano põe de carimbo no bitcoin em nada afeta o protocolo.
A aceitação do Bitcoin (moeda) está em declinio, e a cada dia menos locais a aceitam para trocar por mercadorias, e consequentemente menos valor agregado.
Restará apenas a especulação no mercado de cambio, que também está em queda, até o ponto de não valer mais nada.
O coinmap.org tem mais de 4.000 comerciantes registrados, pico histórico. O bitpay tem mais de 30.000 clientes que o contrataram para aceitar bitcoins, e a lista cresce em média no ritmo de 1.000 por
semana.
A não ser que entre grandes players no mercado, injetando muita grana real, e trazendo a confiança de volta, o Bitcoin está fadado a morte.
Mais um que prevê a morte do bitcoin: em 2011 já fizeram o mesmo -
http://www.forbes.com/sites/timworstall/2011/06/20/so-thats-the-end-of-bitcoin-then/Por outro lado, o mercado pode se equilibrar com a diminuição dos mineradores, e a escassez do bitcoin puxar a cotação para cima, mas mesmo assim, apenas o deixaria moribundo por mais algum tempo.
Mas é claro, quem já está no jogo vai negar isso até a morte, pois precisa recuperar seu investimento.
Agora divagando...
Todos esses golpes de exchanges ocorreram devido a imensa especulação.
O dinheiro real só entra quando ocorre a troca entre bitcoin<>dinheiro real.
Junta a expectativa exagerada de lucros, depois soma-se o imenso número de mineradores injetando bitcoins no mercado, que de valor real não trouxeram nada.
A cotação sobe a valores estratosféricos, e aí todo mundo pensa: está na hora de colher os frutos, vou converter em dinheiro real
Aí um vende, outro vende, e num efeito cascata está todo mundo vendendo (com o mercado em queda, a tendencia é que todos procurem um ativo mais seguro)
Mas espera aí, o dinheiro real é muito pouco se comparar com a imensa valorização e os bitcoins injetados pelos mineradores.
Não há dinheiro real suficiente para fazer a conversão, e a única saída dos exchanges é fechar as portas para não quebrar, ou melhor, dizer que foram hackeados
Duvidam??? Só começar um onda de saques em qualquer exchange que na mesma hora eles fecham as portas, para depois anunciar o ataque hacker.
Sugiro que faça um experimento de saques em bancos convencionais e exchanges de bitcoins e veja qual fecha primeiro. Quanto a "faltar" dinheiro governamental, segue apenas um link:http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1601
Acho mais fácil você se higienizar com uma nota (do futuro) de mil reais do que faltar dinheiro governamental para o bitcoin. A impressora dos governos é furiosa; dinheiro sem limites para emissão dura, em média, 25 anos. O dólar está indo até longe com seus 43, mas atolado numa dívida de 17 tri, não sei até quando.
No tradicional sistema fracionário acontece o mesmo problema, mas pelo menos tem o Fundo Garantidor, como o próprio nome diz, garante que os valores sejam honrados, no caso, até o teto de R$ 250.000,00
OK, então, se milhões de correntistas de um banco grande tiverem seus fundos perdidos, o fundo garantidor paga. Só que na ausência de fundos, vai-se imprimir mais moeda. Aí o dinheiro perde mais poder de compra, de modo que tanto os correntistas quanto todo o resto do país saem no prejuízo graças à incompetência de uma instituição financeira? Muito bom esse sistema...NOT.
A real, amigo, é que a casa caiu pro dinheiro de mentirinha, pra essa mentira satanista chamada "fiat currency". O bitcoin está ordeNS de grandez acima em termos de tecnologia e benefício para quem o usa.
Ainda assim, sou pessimista no curto prazo quando o assunto é bitcoin. Mais de 99,9% da população passa a vida inteira atrás de dinheiro sem gastar 30 minutos de sua nobre existência refletindo sobre a natureza do mesmo. Ainda assim, vociferam com autoridade, sarcasmo e empáfia a maior quantidade de tolices criticando eventos 2-sigma como o bitcoin.
Enquanto o gado quiser ser tratado como gado, o bitcoin será uma excentricidade de poucos curiosos. Ainda assim, como o algorista corretamente explicou, os incentivos que ele coloca no mundo fazem com que seja impossível resistir a valorizações brutais. Dói ver o primo, o vizinho, o amigo se aposentando graças ao bitcoin. Quando (não disse "se", ok?) isso acontecer, a correria vai ser linda de se observar. Até lá, seja bem-vindo e curta a viagem.
Parabéns duduqa, é interessante ver os números porque nesse mundo tudo acontece tão rápido que nos esquecemos rapidamente da valorização na primeira correção (apesar de o preço estar muito acima do histórico).
O problema é que tem gente que pega a economia de uma vida e compra bitcoins com tudo e de uma só vez... daí compra a R$ 3.000,00 e quando cai "se queima" e sai falando que é golpe, pirâmide etc. Acontece o mesmo na bolsa de valores e por isso o brasileiro médio investe apenas na poupança.