Eu não acho que stable coins sejam extremamente arriscadas. Existe um risco e é justamente nos crashes do bitcoin/cripto.
Que exchange que vai falir com o BTC batendo ATH todo dia?
Por isso que no mundo inteiro vemos pessoas investindo em Ouro, prata, titulos do governo (como td selic) e até bitcoin. Porque quando o bicho pega é dificil achar um lugar seguro para proteger seu dinheiro. E USDT/USDC/BUSD não são o lugar exatamente mais seguro, principalmente num crash de bitcoin, onde as empresas envolvidas são, pelo menos potencialmente, afetadas.
Entendo, mas digo isso por que o assunto acabou se transformando em "o que aconteceria se a Coinbase ficasse ruim das pernas", sendo que eu não acho que isso abalaria os passivos custodiados pela Circle.
Eu não acho que essa pensamento fecha, pois a Circle faz apenas a custódia como voce mesmo falou.
Não me parece razoável supor que a Coinbase não botou um centavo na história toda da USDC, e que toda a dívida é da Circle. Você acha razoavel supor isso?
A propriedade da dívida/ativo é tanto da Coinbase quanto da Circle, pelas informações que temos. De qualquer forma, a Circle tb é uma empresa muito envolvida com cripto, então ela poderia ficar mal das pernas tb numa cenário de crash.
No caso de uma decisão judicial (recuperação judicial, falência), como a Coinbase tb é proprietária desses fundos sob custódia da Circle, bastaria uma canetada para começar a pagar as dívidas a e divisão do fundo de acordo com o previsto em lei. Mesmo caso da BinanceUSD.
Stablecoins são dividas de titulos privados, como o Ulrich explicou num video postado esses dias aqui.
Supondo que funcione legalmente igual um titulo de divida privada mesmo (como uma debenture) não basta dinheiro em caixa para pagar os credores.
Imagine que a Coinbase quebrou e ela deve 5 bilhoes (número imaginários apenas para ilustrar) em multas/impostos/direitos trabalhista/credores/usdc
Ela tem 1 bilhão no fundo de USDC auditado e 2 bilhoes em ativos da empresa. Daí tem uma ordem de pagamento da divida prevista em lei.
Primeiro direitos trabalhistas, depois impostos, depois multas, daí credores de titulos privados (como debentures/commercial papers) e assim vai. Como falei, o cara que tem USDC que não foi nem identificado, que comprou numa corretora chinesa é o cocô do cavalo do bandido, vai ser o último da fila.
Acha que eu estou inventando? Pesquisa sobre debentures e calotes. Recentemente todo mundo que comprou debentures da Rodovia Tiete tomou calote, e já estão negociando apenas uns 50% do valor devido. Isso tudo num ambiente super regulado e com altissima segurança jurídica, e uma empresa bastante sólida (com contratos com o governo, de rodovias, pedágios, teoricamente de rating AAA)
Da uma olhadinha aqui
https://www.migalhas.com.br/depeso/344075/a-nova-ordem-de-pagamento-de-creditos-na-falenciaDe qualquer forma, ainda não acho que a obricação de "pagar imposto/divida" abalaria os passivos claramente correlacionados aos ativos dos clientes (USDC), sendo da Coinbase ou Circle
Achar q isso não abalaria o fundo seria o mesmo que voce bater o carro e dizer que nao vai pagar pq o dinheiro que você tem é para pagar o financiamento da sua casa.
Você acha que o governo vai deixar de arrecadar impostos porque o dinheiro da coinbase é para pagar usuários anonimos que compraram USDC na KuCoin e na Foxbit, sem nenhum seguranca juridica? Engraçado que na hora de falar de regulação/KYC todo mundo quer só fugir, mas quando da merda "quero meus direitos" rsrs
da mesma forma que até os clientes da Mt. Gox estão para receber seu dinheiro mesmo depois da falência da empresa (depois de anos, mas mesmo assim).
Se você não se importaria muito com um pagamento estilo Mt.Gox, tá tranquilo mesmo!