Gente, eu acho que vocês estão parecendo aqueles velhos contra inovação, que falam que o Bitcoin não serve pra nada hahahahaha
Não sou contra a inovação, mas o que desvirtua o objetivo das coisas.
Inovar sim, mas nunca deveria ser colocada em causa, a filosofia original do Bitcoin: transações rápidas com baixas taxas.
Eu até aceito, que a lei do mercado na oferta/procura, faça com que ocorram momentos de aumentos de taxas para quem precisa de "passar a frente na fila". Agora, acho que não faz sentido as loucuras que se estão a praticar.
Para mim a solução até seria bem simples: 25% do bloco destina-se a transações que estejam na fila de espera a mais de 24 horas por exemplo, independentemente do fee (o com uma 80% abaixo do fee mais alto), seguindo logicamente a ordem na fila de espera. Isso irá permitir que a rede continue a fluir, apesar de haver a capacidade de poder continuar a pagar mais fee para passar a frente na fila.
Fazer algo deste género, estou a dizer números ao calhas, é apenas uma ideia para tentar evitar que transações fiquem na fila de espera durante dias ou semanas.
Qualquer das formas, acho que são estes momentos que fazem a rede evoluir. Porque vão ser procuradas novas soluções/inovações, de forma a tentar evitar que a situação se repita.
agora sim uma linha interessante de debate
talvez faria sentido a partir dessa situação rever como funciona o blockspace e a mempool
será que o melhor caminho é sempre esse de "maior pagador passa na frente da fila"?
talvez não.
existe uma lei no bitcoin, o código
e o que está acontecendo não fere nenhua lei
apesar de inconveniente para algumas pessoas (que diga-se de passagem provavelmente ganhariam mais aprendendo sobre o sistema e fazendo trades nessas shitcoins do que ficando de mimimi aqui ou xingando muito no twitter)
Hahhaha no minimo contraditório ver gritos de “isso deveria ser proibido” por aqui, um lugar que em geral prega liberdade.
Concordo que usar essas camadas extras no btc para criar nfts ou tokens é pouco eficiente e prejudica demais os usuários. Me pergunto como os devs poderiam corrigir esse problema (pros mineradores que tão faturando bem mais obviamente ta td ok)
A principal lição que tiro disso é como estamos longe de escalar.
E como o eth tem bem mais esperança de conseguir chegar mais longe que o btc em termos de adoção e possibilidades de aplicação.
Vamos ver se vai continuar assim depois do mercúrio retrógrado acabar dia 15/05
Liberdade?
Fique tranquilo, não me ofendi com o seu "parafraseamento", a internet ainda é livre pra se postar o que quiser sem consequências, certo? (Não por muito tempo no BR kkk)
Preocupo-me com um possível agravamento da crise de confiança no BTC dado este ecossistema da main net ainda tão frágil, não me sentiria tão confiante achando que seja somente um problema temporário de escalabilidade, isso soa leviano demais.
Ademais, nunca escreva uma frase começando com pronome oblíquo átono, fica a dica.
O Bitcoin sempre possibilitou que transações viessem acompanhadas de um script (ainda que minusculo). Com o upgrade recente do Taproot, o limite inicialmente imposto foi alterado e agora dá para fazer essa festa que vemos na blockchain, com imagens embutidas, tokens com nome de cachorro, etc... faz parte das regras do protocolo permitir isso.
Estava evitando jogar essa lenha na fogueira, mas... tem gente que quer a liberdade plena e ao mesmo tempo quer que certas coisas (transações) sejam bloqueadas pois as considera ruins (shitcoins). Provavelmente seriam contrários aos argumentos que citei lá no tópico do PL630 onde se busca um meio termo à liberdade extrema...
O jeito vai ser ver se um dia a comunidade e o pessoal principal do Bitcoin Core vão:
a. sucumbir ao progresso da tecnologia e aumentar o limite do bloco.
b. decidir que essas shitcoins não tem espaço e tentar quebrar elas com um upgrade.
Ou esperar que o hype morra e a rede volte a ser utilizável...
a. Não seria o caso do BCH? Já temos aí um belo exemplo de bloco aumentado.
Quanto ao hype, se não passar, não vejo com bons olhos o futuro do btc.
não entendi o que você viu como parafraseamento mas confesso que depois do ad hominem disfarçado de aula de português fico até com preguiça de seguir...
não escreveria "pergunto-me" aqui no forum pq acabo optando por um discurso mais coloquial, acho muito mais importante que o que digo seja entendido, afinal não estou escrevendo um documento formal, a conversa aqui está mais próxima de uma mesa de bar do que de um forum ou tribunal, pelo menos para mim.
atacar a forma que alguém fala ao invés de falar diretamente sobre as ideias soa quase como a situação de apontar o dedo quando estamos falando da lua.
Para mim essa situação, provavelmente temporária como todas as ondas de memecoins do passado, terá seu ciclo e depois se normalizará, mas o que ela pode trazer para o debate e desenvolvimento do btc é a parte realmente interessante e o que soma no fator de antifragilidade do protocolo.
parto do princípio que não deveria ser assim tão fácil congestionar a rede do BTC.
problema.
qual a solução?
aí a brincadeira começa...
<...>
<...>
Agora outra coisa que eu tenho notado, é que normalmente quando as fees do Bitcoin sobe, tendencialmente o seu valor de mercado também costuma subir. E neste caso não está acontecer.
será que esse não é um caso de correlação e não de causalidade?
me lembrava que hashrate aumentando precedia aumento dos preços mas fees... não sei.
<...>
Não acho contraditório não.
Sua liberdade acaba onde começa a do amiguinho
Além disso, é uma questão de segurança da rede.
Da forma como está agora esse código dos ordinals pode ser usado como um DDOS e deixar a rede Inutilizável. Imagina um governo ou agente malicioso fazendo isso. A rede tem q ser protegida.
Foi uma falha não esperada do taproot.
<...>
o ponto é:
a rede não está menos segura, inutilizável ou nada do gênero
está funcionando bem,
só está mais CARA
é inconveniente, é, mas não diria que é uma falha, e sim um caso inesperado.
De toda forma concordo que é importante encontrar soluções para diminuir o custo de transação
na ethereum por exemplo com todo esse dilema acontecendo, os devs estão considerando modificar a forma como o MEV pode ser extraído para evitar esse tipo de ataque
não faço ideia de como poderia ser implementado no btc.