Realmente é uma ideia diferente do comum.
As vezes só se fala em acumular, mas e depois? Acumula-se para que? Se não for para gastar é para que? Só para dizer que se tem?
Por isso, se é para gastar, será bom saber-se gastar.
Eu já adoto essa ideia a um bom tempo. Como não tenho herdeiros diretos, comecei a gastar meu dinheiro. Não acumulo mais nada. Minhas criptomoedas mesmo, eu gasto sem dó ou piedade. Agora, estou pensando em deixar um legado para uma fundação. Acho que já falei algo a respeito disso por aqui.
já tem alguma fundação em mente Paredao?
pretende doar em vida ou deixar via testamento?
no livro (Die with zero) ele comenta sobre uma categoria de investimento que se chama "annuities", a tradução seria anuidade
você paga um prêmio e a partir daí recebe um pagamento mensal até o dia que morrer, se morrer cedo não valeu a pena, se viver muito valeu
temos algo assim no Brasil?
tipo um seguro de vida mas bem diferente.
achei curioso.
<...>
Interessante! Valeu pela descrição Lucasgabd
E isso tem muita teoria dos jogos aplicada!
Como não sabemos os eventos futuros, isso impacta a forma como tomamos decisões!
Não é livro, mas quem quiser assistir:
What The Prisoner's Dilemma Reveals About Life, The Universe, and Everything
https://www.youtube.com/watch?v=mScpHTIi-kMentão, a ideia é que a gente fica muito preso no hábito de acumular mais e mais e ele comenta como isso pode ser um desperdício
fala de um cara que ia parar com 15 milhões de dólares e continuou trabalhando mais 5 ou 10 anos (não lembro quanto), o cara era um trader boladão, chegou em 4 bilhões de dólares e aí parou.
Mas que no fim não valeu tanto a pena pq esses 5 ou 10 anos nunca vão voltar e a diferença de grana não fez tanta diferença assim no estilo de vida dele
o que é compreensível, eu entendo pq mesmo se eu tivesse um trilhardar de dinheiro me interessa pouco comprar um yate ou uma mansão...
legal a dica do vídeo, salvei aqui pra ver mais tarde, valeu!
Voce nao trabalhava nuam empresa com web3? Esta deixando isso de lado?
Exatamente!
Estou no processo de saída da empresa!
Interessante. Pode expandir mais sua resposta?
Vc vai trabalhar em que área agora?
Eu sempre tive vontade de ter algum projeto relacionado ao btc, mas acho q o mercado é mais restrito do que na web3.
realmente acho que pra trabalhar como dev com btc só se for codando coisas diretas pro desenvolvimento mesmo ou trabalhando nos ordinals agora... ou talvez integrando com empresas web2 mas mesmo assim a galera acaba indo mais pra eth pq tem bem mais coisas acontecendo.
Resolvi começar o ano relax.
Estou lendo Mitologia Nórdica do Neil Gaman.
Adorando conhecer mais sobre Loki e os outros deuses nórdicos
oooh esse tá na minha lista
tá gostando?
O Die With Zero não é sobre gastar tudo adoidado e não guardar nada pro futuro!
Ele defende a ideia de que da mesma forma que planejamos acumular capital é importante “desacumular” pq o dinheiro não servirá de nada quando você morrer. Então seria melhor chegar num pico e aí começar a distribuir, seja em experiências e coisas para sua vida, seja em doações diretas para seus filhos e para caridade.
Caramba, estava pensando exatamente isso esses dias.
O pessoal tudo falando em gastar no máximo 4%, 6%, ... pois gastar mais do que isso o seu principal vai acabando com os anos (inflação), assim você sempre vai gastar apenas os juros e vai ter "dinheiro para sempre".
Ai eu parei e pensei: e vou manter esse principal até a morte para que?? Se pensar em deixar de herança até vai, mas atualmente não tenho planos de ter filhos ou deixar nada para ninguém. Não seria melhor ter um período onde se pode gastar mais de forma que chegue no final da sua vida apenas com o suficiente para ter segurança nos seus últimos anos?
Com certeza vou ler, valeu a recomendação.
cara, o livro é EXATAMENTE sobre isso, e a leitura é bem fácil, se o assunto te interessa é bem provável que goste
ele comenta que a chave é saber seu pico
uma hora chegar num pico de patrimônio e a partir daí começar a usar seu patrimônio, inclusive doando ou dando para quem quiser, tendo em mente uma segurança caso viva mais que o estimado, mas minimizando as decisões sobre seu dinheiro após a sua morte.
curioso, segunda pessoa aqui que comenta que não pensa em ter filhos (Paredao tinha falado ali em cima que não tem herdeiros também)
assunto massa para um outro tópico...