Pergunta: Quais projetos similares antecederam o bitcoin? Por que nao deram certo?
Essa é uma pergunta que eu nem sei bem a resposta, valendo mais merits pra boas pesquisas
Pelo que sei é que o Bitcoin é a primeira moeda digital descentralizada, mas não a primeira moeda digital criada.
Antes dela existiram várias, mas trago aqui duas bem famosas: DigiCash e e-gold
DigiCash: é conhecida como a primeira moeda digital a ser vendida, lançada em 1989 pelo cientista da computação David Chaum (conhecido como o “padrinho da comunicação anônima”). Ela foi criada para ser usada apenas com assuntos bancários. Suas transações eram únicas porque eram anônimas devido a vários protocolos criptográficos desenvolvidos por seu fundador.
O motivo de não ter dado certo é que o DigiCash sofria com o problema do gasto duplo, era como se a moeda fosse um arquivo anexo de um e-mail. Quando enviamos a um destinatário esse anexo e queremos enviar novamente a outra pessoa, podemos mandar novamente o mesmo arquivo. Assim, a mesma moeda era gasta mais de uma vez, o que a tornou inviável.
O DigiCash durou até 1998, sendo descontinuada por causa desse problema e de dificuldades da empresa para expandir sua base de usuários.
Fonte:http://blog.coinbene.com.br/blog/digicash-primeira-moeda-digital/421.html
E-gold: era uma moeda de ouro digital operada pela Gold & Silver Reserve Inc, que permitia aos usuários abrir uma conta em seu site denominada em gramas de ouro (ou outros metais preciosos) e a capacidade para fazer transferências instantâneas de valor ("gastos") para outras contas de e-gold. O sistema e-gold foi lançado online em 1996 pelo oncologista Douglas Jackson e pelo advogado Barry Downey, e tinha crescido para cinco milhões de contas até 2009, quando as transferências foram suspensas devido a questões legais.
O e-gold, que permitia transações de apenas dez milésimos de grama de ouro, também era o único sistema de micropagamento bem-sucedido do mundo, foi pioneiro no desacoplamento do numerário para especificar uma instrução de pagamento (Gastos) da unidade de conta nativa da moeda de liquidação.
O sucesso inicial do E-gold pode ter contribuído para o seu desaparecimento. A reserva de valor e a grande base de usuários do E-gold fizeram dele um dos primeiros alvos de malwares financeiros e golpes de phishing por parte de criminosos cada vez mais organizados.
Falhando para verificar prospectivamente a identidade dos titulares das contas, e-gold começou a sofrer de um aumento da taxa de atividade criminosa perpetrada principalmente: Hackers, fraudes, problemas sistêmicos, Cibercrimes, acusação criminal e outras alegações contra e-gold.
O E-Gold foi fechado na década 2000 após o governo dos EUA definir todos os sistemas de transferência de valor digital como transmissores de dinheiro.
Fonte:
https://en.wikipedia.org/wiki/E-goldMas existiram outras moedas também, como:
Beenz, Flooz, B-money, Bitgold, RPOW.
Porém devemos salientar que o conceito das criptomoedas vem de muito antes como citados no livro The Principles of Science, de 1874, que cita pela primeira vez um modelo de algoritmo “one way”.
Ralph Merkle, Whitfield Diffie e Martin Hellman, são criadores dos conceitos de trocas de chaves de Diffie-Hellman e da árvore de Merkle. Neal Koblitz e Victor S. Miller, desenvolveram o método de Criptografia de Curva Elíptica que é usado amplamente em praticamente todas as criptomoedas existentes.
Fonte:
https://portaldobitcoin.com/7-criptomoedas-que-vieram-antes-do-bitcoin/